COSTUMES BÍBLICOS: Ambiente familiar


Ambiente familiar

familia
Ambiente familiar
Fala-se muito em proteção do meio ambiente. Nunca, na história da humanidade, a natureza foi alvo de tanta atenção dos homens como hoje. A ajuda financeira dada pelos países ricos aos países necessitados sempre é acompanhado por exigências de proteção ambiental. Sem dúvida, isso é muito positivo; afinal precisamos de um bom meio ambiente para viver melhor.
E quando ao nosso ambiente familiar? Que esforços estamos desenvolvendo para obter uma esfera saudável, cheia de paz e de alegria?
A origem da humanidade se deu por meio da criação de um casal, Adão e Eva, os quais se tornaram a primeira família da terra. Essa família foi colocada em um jardim chamado Éden (Gênesis 2:15), cujo significado é prazer. E, ainda mais, pelo fato de o homem ter sido o sábado, que significa descanso. Podemos ver, então, que o princípio divino para a família é que esta deve ser um lugar de prazer e descanso. O ambiente deve proporcionar aos membros da família refrigério, gozo, paz e alegria.
O alvo de Deus ao criar a família foi estabelecer Seu reino na terra, a qual foi usurpada por Seu inimigo, Satanás. Para derrotar esse inimigo, Ele não contou com um exército de anjos e sim com uma família colocada sob condições especiais: uma família  onde havia gozo e descanso. Portanto, a família formada segundo os padrões divinos dá a Deus a oportunidade de estabelecer Seu reino nesta terra.
Vivemos numa sociedade agitada, corrida e cansada. A luta pela sobrevivência nos tem desgastado. Onde vamos recuperar nossas forças? Que ambiente pode restabelecer nossos joelhos trôpegos nossas mãos descaídas? Esse lugar tem de ser a família! A família deve ser o ambiente onde há o reino de Deus, onde há paz descanso.
A maneira de termos tal ambiente é vista também no jardim no Éden. Havia ali a árvore da vida (2.9). Essa árvore simbolizava o próprio Deus como a fonte de vida. É essa a vida de Deus que nos traz gozo e paz. Essa vida, hoje, está disponível em Seu Filho, Jesus. Em Jo 10.10, Ele falou que veio para que tivéssemos vida e a tivéssemos em abundância. O Senhor Jesus deve ser cultivado em nossa família para que tenhamos um ambiente de prazer e descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

Os Crentes Gentios Permanecem para sempre Distintos do Povo de Israel!

Os antigos comentaristas crentes posteriores ao Novo Testamento tendiam a ver os membros da igreja multinacional como um “novo” ou “verdadei...