COSTUMES BÍBLICOS: MULHERES DE FÉ - Apresentação


MULHERES DE FÉ - Apresentação

"Do lado de fora,
as mulheres da Bíblia
 parecem desempenhar
apenas um papel de apoio
 em um drama
dominado pelos homens."
Mulheres de Fé
Gênesis começa com o fato de que homens e mulheres foram criados iguais à vista de Deus e na presença um do outro. A criação de ambos é considerada muito boa!
Durante séculos, a interpretação de Gênesis esteve relacionada com a vida dos grandes homens de fé, os pais ou patriarcas do povo de Israel. De uns tempos para cá, no entanto, houve uma redescoberta das histórias das mulheres de fé e de sua centralidade no desenvolvimento da história da salvação. Há mais histórias sobre homens, mas, no passado, as mulheres eram, muitas vezes, marginalizadas ou ignoradas, mesmo quando suas histórias apareciam no texto bíblico. Desse modo, o antigo preconceito cultural em relação às mulheres foi perpetuado.
As experiências e oportunidades na vida das mulheres de hoje parecem bem diferentes daquelas que aparecem no Gênesis. É claro que a Bíblia nos vem em e por meio de uma cultura e uma história. Diante disso, é preciso verificar constantemente se as histórias dos patriarcas estão descrevendo a cultura daquele tempo, ou prescrevendo o que deveria ser um padrão cultural de nossos dias; se o AT está apresentando atitudes que pessoas daquele tempo tinham em relação ao papel das mulheres, ou se está defendendo abertamente sua adoção em todos os tempos e em todos os lugares.

A Bíblia
LEIA SOBRE: A BÍBLIA
NO PONTO DE VISTA
FEMININO
Sempre de novo aparecem, nas histórias dos patriarcas, indícios de que Deus tem um conceito mais elevado das mulheres do que transparece na maneira como elas eram tratadas pelos outros. Em Gn 16.5, por exemplo, Agar é maltratada por Abraão e Sara. Eles a tinham na conta de uma simples escrava, ao passo que o anjo do Senhor a chama pelo nome. A pesquisa bíblica mais recente tende a chamar a atenção para esses detalhes e procura descobrir, dentro dos próprios textos, um status mais elevado para as mulheres. As experiências tanto de mulheres quanto de homens são vistas como modelos de fé para todo o povo de Deus.

A aliança que Deus fez 

O relato da aliança que Deus estabeleceu (Gn 15-17) ocupa um lugar central na promessa de salvação, tanto para os descendentes de Abraão quanto, em termos de missão mundial, para todas as nações.
Mas essa aliança não foi feita unicamente com Abraão. Ela foi feita também com Sara, que, a exemplo de Abraão, recebeu um novo nome e sem a qual Abraão não poderia ter tido Isaque, o filho da promessa. O sinal dessa aliança era a circuncisão (dos homens).
"As experiências tanto de mulheres quanto de homens são vistas como modelo de fé..." 
Entretanto, embora não houvesse circuncisão para as mulheres , não há nenhum indício de que, devido a isso, elas deveriam ser consideradas, dentro da aliança, como membros de segunda categoria. E o NT enfatiza que a fé, e não a circuncisão, sempre foi a base bíblica para alguém ser aceito por Deus. O rito do batismo, no NT, insere os homens e as mulheres na igreja cristã.

Mulheres que não podiam ter filhos 

No AT, uma grande família era considerada uma grande bênção de Deus. Mas, um padrão que se repete nas histórias das matriarcas Sara, Rebeca e Raquel é a decepção da falta de filhos (Gn 16.1-2;25.21;30.1,2).
Em muitas culturas, as mulheres são, injustamente, acusadas de serem as únicas culpadas por isso. As três matriarcas devem ter sofrido com esse estigma. Nos casos de Sara e Raquel, eram elas que não podiam conceber, ao passo que a situação de Rebeca e Isaque é um tanto ambígua. Entretanto, o texto deixa claro que é Deus quem dá ou retém o dom de filhos, mesmo que o marido ou mulher não possa, tecnicamente, tê-los.

Marginalização 

Segundo Gn 46.7,27, Jacó levou consigo para o Egito os filhos e netos, as filhas e netas, mas no cômputo final de setenta pessoas (é provável que esta cifra não seja literal, mas uma forma de expressar a totalidade) são incluídos especificamente os homens, com a possível exceção de duas mulheres: Diná e Será [Serach no Hebraico - ela era neta de Jacó de seu filho Aser-Asher no Hebraico]. Se todas as mulheres tivessem sido contadas, a família de Jacó teria sido muito mais numerosa do que aquelas setenta pessoas, mas, nas culturas do antigo Oriente Próximo, as mulheres não contavam, literalmente. Isso nos diz algo sobre o silêncio a que que foram reduzidas as mulheres e sua condição de marginalizadas na cultura dos tempos bíblicos, mas não significa que é assim que elas deveriam ser tratadas.

MULHERES DA BÍBLIA INTERIOR(*)

Existe uma Bíblia externa - uma história de homens e mulheres, de guerras e maravilhas. E há uma Bíblia interior, de acordo com tradições antigas, na qual cada palavra descobre uma sabedoria, beleza e luz insondáveis.
Do lado de fora, as mulheres da Bíblia parecem desempenhar apenas um papel de apoio em um drama dominado pelos homens.
Do lado de dentro emerge uma história de homens manipulados por mulheres poderosas e alimentados com valores femininos. Uma história que revela a qualidade interior da feminilidade que transcende a mente dos homens.
A luz interior da feminilidade é de uma qualidade essencial, de um lugar que a mente não pode tocar
Este é o segredo das palavras da sabedoria de Salomão : "Uma mulher de valor é a coroa de seu marido". Como uma coroa está acima da cabeça e além dela, a luz interior da feminilidade é de uma qualidade essencial, de um lugar que a mente não pode tocar.

1) Chavah (Eva)

Então Adão chamou sua esposa de Chavah, pois ela era a mãe de toda a vida. ( Gênesis 3:20)
Ela era o outro lado da imagem de D'us . Pois D'us não é apenas uma luz sem limites, além de todas as coisas. D'us é algo que está aqui agora, dentro de todas as coisas, dando-lhes vida, sendo o que elas estão sendo. Em sua fonte acima, ela é "a Shechiná " - a presença divina que habita em seu interior.
Foi isso que levou a Chava terrena a comer a fruta: esse desejo de estar dentro, de experimentar o gosto da vida, de estar imerso nela. Com isso, ela transgrediu - ela se transportou do reino do divino para um mundo onde tudo o que é real é o aqui-e-agora, onde não há ponto de vista para discernir o bem do mal, nem luz para discernir os frutos. de sua casca. E ela levou consigo a Shechiná e a aprisionou também, de modo que o caos se seguiu por todo o cosmos.
Mas o desejo por trás de sua transgressão era o iene sagrado da Shechiná de permear tudo. E no final, ela terá sucesso, e a vida interior também será Divina.
Enquanto o drama desse universo permanecer incompleto, a Shechiná fica em silêncio, ela não canta. Vemos o mundo que ela vitaliza, mas não ouvimos sua voz dentro dele. Na mente de todas as pessoas, ela desempenha um papel secundário - pois o marido conquista e subjuga, enquanto ela, dizem eles, apenas fornece vida e nutrição. Essa é a mentalidade de um mundo imaturo.
Ainda há um tempo em que o segredo da Luz Interior será revelado. Então a Mãe da Vida cantará alto sem limite.

2) Sarah

“Tudo o que Sarah disser”, D'us disse a Abraão , “ouça-a.” ( Gênesis 21:12)
A primeira a curar a ferida que Eva fez foi Sarah. Ela desceu ao covil da cobra, ao palácio do Faraó. Ela resistiu à atração dele e se levantou. Enquanto vivia dentro, ela permaneceu ligada Acima.
Foi Abraão quem autorizou Sara a fazê-lo. No entanto, o próprio Abraão não era capaz de tal coisa. Esse é o papel de um homem - ativar o poder que está adormecido em uma mulher. Sem uma mulher, um homem não tem vínculo com a Shechiná . Sem um homem, a mulher não pode ser a Shechiná . Uma vez que há um homem, a mulher se torna tudo.
Sarah é a personificação do poder cósmico da purificação e cura das almas. O que Chavah confundiu e mexeu juntos, Sarah peneira e refina; onde Chavah entrou na escuridão, Sarah acende a luz. Seu trabalho continua através de cada geração: quando a alma de Abraão atrai almas e retém.
Onde Chavah entrou na escuridão, Sarah acende a luz perto da Luz Infinita , a alma de Sara discerne as manchas que devem ser limpas e a escória que deve ser rejeitado. Quando qualquer alma ou centelha de luz é curada e retorna à sua fonte, você saberá que o toque de Sarah estava lá.

3) Rebeca

"Beber . . . e também tirarei água para os teus camelos beberem. ” ( Gênesis 24: 17–18)
Com essas palavras, Rebeca se comprometeu com Isaac e levantou-se para ser mãe de duas grandes nações. Não por seu ato de doar sozinho, mas por sua ânsia, porque ela perseguia qualquer oportunidade de fazer o bem, buscando-o com alegria e prazer, com toda a sua alma e ser.
E ela implantou isso dentro de nós como nossa herança. Só precisamos despertá-lo e encontraremos a Rebeca lá dentro.
Existem poucas histórias tão detalhadas na Bíblia quanto a narração da união de Rebeca e Isaac - é contada e recontada duas vezes. Pois nesta história reside o nascimento de nosso povo e nosso propósito. Nele reside o segredo interior para o qual todo o cosmos foi criado: a fusão de opostos, o paradoxo e a beleza da vida. Para isso, estamos aqui - para unir o céu e a terra. E na união de homem e mulher é encontrado tudo isso.
E quem é o casamenteiro neste drama cósmico? É o simples servo de Abraão, que fala com o Mestre do Universo a partir da sinceridade de seu coração, que é obcecado por sua missão e se deleita em cada passo. É cada um de nós.

4) Rachel e Leah

Ouve-se uma voz alta,
lamentando, chorando amargamente.
Rachel chora por seus filhos
Ela se recusa a ser consolada
Pois eles se foram.
"Impeça sua voz de chorar", D'us diz a ela. “Afaste os olhos das lágrimas deles.
"Pois seu trabalho tem sua recompensa, e seus filhos retornarão."
( Jeremias 31:14)
Raquel é a personificação da Shechiná enquanto desce para cuidar de Seus filhos, até para viajar com eles pelo caminho do exílio. E assim ela garante que eles retornem.
Sua irmã, Leah, também é nossa mãe, a Shechiná . No entanto, ela é o mundo oculto e transcendente; aquelas coisas ocultas da mente divina, profundas demais para os homens entenderem. Ela é a esfera da realeza, como ela se eleva para receber em meditação silenciosa.
Rachel é o mundo das palavras e ações reveladas. Ela possuía uma beleza que Jacob podia perceber e desejar. Mas Leah era muito alta, muito além de todas as coisas, e assim Jacob não podia se apegar a ela da mesma maneira.
No entanto, é de Léia que quase toda a nação judaica desce.

5) Serach

Se a Shechiná é um diamante e cada mulher é uma faceta diferente, Serach é a centelha da esperança
Quando os filhos de Jacó voltaram para casa com suas notícias sobre José , eles temeram que seu pai não acreditasse neles. Então Serach, filha de Asher , pegou a harpa e ficou do lado de fora da tenda de Jacob. Ela compôs uma balada sobre Joseph e suas viagens, concluindo cada uma com o coro “ e Joseph ainda vive." "Sim!" seu avô finalmente exclamou: "Joseph ainda vive!"
E então seus filhos puderam falar com ele.
Por isso, Jacó abençoou Serach com vida. Ela ainda estava viva para mostrar a Moisés onde estava o túmulo de José. Ela ainda estava viva como uma mulher sábia que salvou a cidade de Abel nos tempos do rei Davi . E ela ainda vive, pois foi uma das poucas a entrar no paraíso com vida.
Se a Shechiná é um diamante e cada mulher é uma faceta diferente, Serach é a centelha de esperança que brilha em cada uma e emana do fundo. A centelha que nunca se destacou, que permanece acima e além, mesmo enquanto a Shechiná que a contém afunda abaixo. Uma faísca resiliente que todos os rios do exílio não podem lavar e os oceanos de lágrimas não podem extinguir. Serach vive, ela vive no paraíso, e o paraíso vive dentro de nós.

6) Miriam

Sua irmã ficou de longe, para saber o que seria dele.
( Êxodo 2: 4)
Uma jovem garota fica no meio dos juncos que abraçam a margem do rio, imóveis e quietos, observando de longe. Ela é a guardiã da promessa, de todo o seu povo ansiava, e ela não permitirá que essa promessa abandone a vista.
O nome dela é Miriam, e Miriam significa "amargo", pois é uma amargura que a leva, toda a amargura nascida do duro sofrimento de seu povo. Somente sua visão pode amenizar essa dor ardente, e ela sozinha sustenta seu pulso. É uma visão poderosa, que transformará o amargo em doce, a escuridão do exílio na grande luz da liberdade.
Em seu mérito, fomos redimidos da escravidão. E no mérito das mulheres de fé hoje, o mundo inteiro será redimido de suas trevas.

7) Deborah

“Eles deixaram de viver em cidades não muradas em Israel , até que eu, Débora, se levantou; Eu nasci como mãe em Israel. ” ( Juízes 5: 7)
Débora não via grandeza emular as qualidades da masculinidade
À sombra pacífica de uma tamareira antiga nas colinas de Efraim , lá você encontraria uma mulher sábia, uma profetisa a quem todo o Israel procurava conselhos, orientação e esperança.
Ela convocou Barak , um poderoso guerreiro, e instruiu-o a travar uma batalha contra os opressores de seu povo. Mas Barak insistiu que ele não iria a menos que Deborah fosse com ele, e por isso ela o desprezou.
Pois Deborah não via grandeza emular as qualidades da masculinidade - em lutar, vencer e conquistar -, mas como mãe em Israel, como doadora de vida, alimentando seu povo com bondade e fé.

8) Rute

“Onde você for, eu irei. Onde você mora, eu vou morar. Seu povo é meu povo, e seu D'us é meu D'us. ( Rute 1:16)
Ela é o paradigma daquelas almas antigas que descobrem que estão perdidas e desejam voltar para casa. Eles devem lutar uma jornada árdua, repleta de sacrifícios e desafios, por caminhos tortuosos e até bizarros, mas apenas porque o pacote é muito precioso e sua entrega, vital.
Nesse caso, foi uma centelha de pura santidade perdida desde Abraão, destinada a aparecer como o bisneto de Rute, Davi , redentor de Israel. E, muitos milênios depois, como o redentor final.

9) Batsheva

Existem almas que viajam por uma estrada aveludada pela vida, encontrando sua companheira e se aproximando de seu destino de acordo com um roteiro cósmico.
Outros viajam por um labirinto de passagens obscuras, batendo a cabeça contra as paredes em repetidas resoluções falsas, ocasionalmente abrindo outra passagem secreta para o desconhecido.
De acordo com a sabedoria antiga, esta é a única maneira pela qual a mais elevada das almas pode ser espremida em nosso mundo firmemente amarrado, onde as forças das trevas têm tanta influência. E foi assim que, a partir da união de Batsheva e Davi, uma união provocada por escândalo e desgraça, nasceu um filho, Salomão, para construir o Templo , um portal em Jerusalém para a Luz Infinita.

10) Ester

Ester contém a redenção final, pois ela se casou com um milagre com coisas mundanas.
“Então irei ao rei, ao contrário do protocolo. E se eu perecer, eu perecerei. ( Ester 4:16)
Uma mulher de segredos, de mistério, ocultando sua verdadeira identidade dentro de muitas vestimentas - até sua hora chegar. Uma mulher como a estrela da manhã - naquele lugar impossível em que a noite fica tão escura que não resta mais que revelar o amanhecer.
Aquele que ousou pôr os pés na câmara mais interna do mal, elevando Hamã , seu príncipe, ao auge da glória - apenas para que ele fabricasse sua própria morte.
Quando ela arrancou a máscara e a luz interior irrompeu, a fachada do acaso, da coincidência e da intriga do palácio se abriu como uma cortina para revelar maravilhas e milagres em seus bastidores. Dessa maneira, Esther contém a redenção final, pois ela casou-se com um milagre com o mundano e descobriu a luz ilimitada dentro de uma nuvem de escuridão.
(*Este texto é parte de um artigo publicado por Tzvi Freeman em Chabad.org - Editado aqui por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...