Costumes Bíblicos: O que é o dom de exortação

Israel Institute of Biblical Studies

O que é o dom de exortação

O QUE É O DOM DE EXORTAÇÃO (Rm 12.8)
A. Definido.
É a habilidade sobrenatural de encorajar alguém, incentivando-o de forma positiva a dar frutos. Rick Yohn explica o papel do Espírito Santo nesse dom:
A palavra exortação deriva de duas palavras gregas, para (juntamente) e raleo (chamar). Você, provavelmente, conhece o termo paraclete. Jesus chama o Espírito Santo de paraclete (consolador: chamado para ajudar ou apoiar o próximo). (Discover Your Spiritual Gift and Use It. p. 83)
Com isso em mente, pode-se dizer (de certa maneira) que aquele que possui o dom de exortação atua como o Espírito Santo.
B. Visão geral.
Esse dom espiritual foi usado no Novo Testamento de maneira tripla, isto é, para repreender, desafiar e encorajar. A mesma palavra grega está em mente aqui nos três termos. Desta forma:
1- O exortador repreende.
  1. Paulo repreende gentilmente duas mulheres amuadas da igreja de Filipos (Fp 4.2).
  2. Paulo repreende durante Pedro em Antioquia por causa do seu legalismo (Gl 2.11).
2- O exortador desafia.
  1. Ele desafia a carne do crente (Rm 12.1).
  2. Ele desafia as finanças do crente (2 Co 9.5).
  3. Ele desafia a fé do crente (Jd 1.3).
3- O exortador encoraja (2 Co 2.6).
A pessoa referida aqui era um membro da igreja que era imoral e que se recusava a arrepender-se (por um tempo).
Ele havia sido expulso da assembleia de  Corinto a pedido de Paulo (veja 1 Co 5).
Algum tempo depois disso, entretanto, o homem aparentemente se arrependeu, mas não estava sendo recebido de volta na comunhão da inconstante igreja.
Paulo admoesta-os por isso (2Co 2.7,8). A palavra confirmeis em 2Co 2.8 vem do grego parakaleo. Uma citação final de Rick Yohn:
Para resumir as utilidades desse dom, considere o caso do homem que vivia imoralmente com uma mulher. O exortador repreende o homem por sua conduta. Não só as Escrituras condenam sua ação, mas a própria consciência condena-o. O homem sentiu-se culpado, embora provavelmente tenha dito a si mesmo que o amor deixa tudo certo. O exortador, então, desafia o homem a mudar seu estilo de vida. Fugi da prostituição (1Co 6.18). "Rompa o relacionamento com essa mulher. Você está pecando contra seu próprio corpo" (1Co 6.18). "Deus quer que sejamos santos" (1Ts 4.3-8). "O ladrão peca sozinho, mas o adúltero faz o próximo pecar". Se o indivíduo se arrepende do pecado e busca o perdão de Deus, a necessidade de repreensão terminou. Não há necessidade de desafiá-lo a buscar a Cristo. O exortador agora o aceita e encoraja-o.

DESTAQUE NO SITE

MARIA MADALENA

MARIA MADALENA FOI  UMA PROSTITUTA? Maria Madalena é definitivamente um dos mais conhecidos personagens femininos do Novo ...

MAIS ACESSADOS