COSTUMES BÍBLICOS: O que é o dom de exortação


O que é o dom de exortação

O QUE É O DOM DE EXORTAÇÃO (Rm 12.8)
A. Definido.
É a habilidade sobrenatural de encorajar alguém, incentivando-o de forma positiva a dar frutos. Rick Yohn explica o papel do Espírito Santo nesse dom:
A palavra exortação deriva de duas palavras gregas, para (juntamente) e raleo (chamar). Você, provavelmente, conhece o termo paraclete. Jesus chama o Espírito Santo de paraclete (consolador: chamado para ajudar ou apoiar o próximo). (Discover Your Spiritual Gift and Use It. p. 83)
Com isso em mente, pode-se dizer (de certa maneira) que aquele que possui o dom de exortação atua como o Espírito Santo.
B. Visão geral.
Esse dom espiritual foi usado no Novo Testamento de maneira tripla, isto é, para repreender, desafiar e encorajar. A mesma palavra grega está em mente aqui nos três termos. Desta forma:
1- O exortador repreende.
  1. Paulo repreende gentilmente duas mulheres amuadas da igreja de Filipos (Fp 4.2).
  2. Paulo repreende duramente Pedro em Antioquia por causa do seu legalismo (Gl 2.11).
2- O exortador desafia.
  1. Ele desafia a carne do crente (Rm 12.1).
  2. Ele desafia as finanças do crente (2 Co 9.5).
  3. Ele desafia a fé do crente (Jd 1.3).
3- O exortador encoraja (2 Co 2.6).
A pessoa referida aqui era um membro da igreja que era imoral e que se recusava a arrepender-se (por um tempo).
Ele havia sido expulso da assembleia de  Corinto a pedido de Paulo (veja 1 Co 5).
Algum tempo depois disso, entretanto, o homem aparentemente se arrependeu, mas não estava sendo recebido de volta na comunhão da inconstante igreja.
Paulo admoesta-os por isso (2Co 2.7,8). A palavra confirmeis em 2Co 2.8 vem do grego parakaleo. Uma citação final de Rick Yohn:
Para resumir as utilidades desse dom, considere o caso do homem que vivia imoralmente com uma mulher. O exortador repreende o homem por sua conduta. Não só as Escrituras condenam sua ação, mas a própria consciência condena-o. O homem sentiu-se culpado, embora provavelmente tenha dito a si mesmo que o amor deixa tudo certo. O exortador, então, desafia o homem a mudar seu estilo de vida. Fugi da prostituição (1Co 6.18). "Rompa o relacionamento com essa mulher. Você está pecando contra seu próprio corpo" (1Co 6.18). "Deus quer que sejamos santos" (1Ts 4.3-8). "O ladrão peca sozinho, mas o adúltero faz o próximo pecar". Se o indivíduo se arrepende do pecado e busca o perdão de Deus, a necessidade de repreensão terminou. Não há necessidade de desafiá-lo a buscar a Cristo. O exortador agora o aceita e encoraja-o.

8 comentários:

  1. Depois de procurar em alguns sites e estudar sobre esse DOM no comentário de BEACON e outro CHAMPLIM, achei a sua postagem aqui no seu blog mais simples, esclarecedora e interressante.

    Glórias a Deus, fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Obrigado por comentar! O Eterno abençoe ricamente o amado irmão!Graciosa paz!

    ResponderExcluir
  3. Mto esclarecedora sua explicação. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. O que eu buscava, quando li esse artigo, minhas dúvidas foram sanadas! Deus lhe abençoe continuamente neste serviço aos santos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Eterno seja louvado! Obrigado por sua leitura amada(o) irmã(ão) :)

      Excluir
  5. NA IGREJA QUE ESTOU FREGUENTANDO ,UMA IRMA DO LOUVOR,SUBIU NO ALTAR NA HORA DO LOUVOR COM UM VESTIDO CURTO E TRANSPARENTE.FALEI COM A lIDER DE iNTERCESSAO SOBRE ESTE ASSUNTO.COMENTEI QUE A ESPOSA DO PR.QUE SE TRAJA CONFORME OS PADROES BIBLICO,FORA FALAR COM ELA,ME RESPONDEU QUE NAO PODERIAMOS FALAR COM ELA,QUE O ESPIRITO SANTO IA CONVENVER-LA DA SUA CONDUCTA.QUE EU DEVRIA PRESTAR ATENCAO NO CULTO E NAO ESTAR FOCADO NA IRMA.QUANDO VI ESTA SITUACAO FIQUEI IRRITADO COM O PROCEDER DA IRMA DO LOUVOR,EM NENHUM MOMENTO ME SENTI EXITADO PELA CONDUCTA DA IRMA.NO CULTO DE ORACAO O PR. CHAMOU A ATENCAO QUE DEVERIAMOS DEIXAR DE PRESTAR ATENCAO NA FORMA E CONDUCTA DOS IRMAOS. QUAL A FUNCAO DOS DONS NA IGREJA.PD. O MUNDO INFLUE A IGREJA OU A IGREJA INFLUE O MUNDO???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo leitor! Não se sinta culpado por ter se enojado da aparência da "irmã" do "louvor". E pela ausência e covardia da liderança da igreja que você comunga. Eles deveriam sim, corrigir, instruir, exortar e disciplinar seus frequentadores e membros, sobre a conduta moral e sobre a obediência às doutrinas das Escrituras Sagradas. Não tem como se prestar atenção num "culto" se os apresentadores desse "culto" estão em escândalo! Seu pensamento estar correto. Infelizmente o mundo achou lugar especial nas igrejas! E as lideranças covardes e para não perderem quantidades de "membros", preferem se omitir pra não "magoarem" os que estão desordenados e como desculpa, usam a frase "deixe que o Espírito Santo os convença!" Ora, o Espírito Santo é Instrutor e Exortador por excelência! Pra ELE convencer alguém do erro e do pecado, tem que haver instrução e exortação! Dons que ELE distribui na igreja para edificação do corpo! Mas se a liderança não faz uso dos dons espirituais..Que fazer?! Não há culto a Deus! Há apenas ajuntamento de pessoas completamente desordenadas, soltas, sem guia, sem instrução! Cada um fazendo conforme pensa! Imagine agora, que corpo é esse que estamos vendo?! Um alienígena sem funções definidas! Continue com sua visão de que todos deveriam ser sim, exortados a mudarem de conduta! Que o Senhor te abençoe! Graciosa paz! :)

      Excluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...