Costumes Bíblicos: Palavras e Exemplos

Israel Institute of Biblical Studies

Palavras e Exemplos


Palavras e exemplos
Palavras e Exemplos
As nossas palavras, como pais, têm muita eficácia. Elas são tão importantes quanto nosso exemplo. Não devemos dizer aos nossos filhos o que não possamos cumprir. Por isso, jamais façamos promessas vazias. Se nosso filho pedir para comprar alguma coisa, consideremos cuidadosamente antes de prometer. Cada palavra que dissermos deve ser confiável. Não pensemos ser algo sem importância a exatidão de nossas palavras. Jamais permitamos que nossos filhos duvidem do que falamos. Eles devem crer que nossa palavra é digna de confiança. Se constatarem o contrário, eles se tornarão pessoas levianas em suas palavras e atitudes.
Às vezes erramos, não somente nas promessas que fazemos como também nas ordens que damos. Sempre que lhes pedimos algo, precisamos ter certeza de que eles podem fazer, e que o farão. Não podemos esquecer uma ordem dada nem ser indiferentes quanto ao seu cumprimento. Precisamos mostrar a eles que, seja uma ordem ou uma promessa, as palavras são "sagradas". Tudo o que dissermos aos filhos deve ser cumprido.
Tudo em nossa família deve visar estabelecer um bom caráter cristão, e precisamos levar os filhos a entender isso. Devemos dar um bom exemplo na família para que eles conheçam a santidade das palavras. Por isso, as nossas palavras devem ser exatas, e sempre que, de qualquer modo, exageramos, precisamos achar uma oportunidade para corrigir-nos diante deles.
A falta de exatidão nas palavras dos filhos provém da falta de admoestá-los no Senhor. Nós, pais, devemos admoestar os filhos no Senhor como também ser exemplo de tal ensinamento. Devemos mostrar a eles quão sagradas são nossas palavras. As promessas devem ser mantidas, as ordens devem ser sérias e as palavras devem se exatas. Assim nossos filhos receberão uma educação espiritual adequada.

DESTAQUE NO SITE

JESUS numa sociedade pluralista

Na Palestina do tempo de Jesus, a sociedade era diversificada, mais ou menos como a nossa. Em Cesaréia de Filipe, onde Pedro confe...

MAIS ACESSADOS