COSTUMES BÍBLICOS: A fé ajuda-nos a responder ao sofrimento


A fé ajuda-nos a responder ao sofrimento

 
Ruminando o livro de Jó

Como a fé ajuda-nos a responder ao sofrimento.

O livro de Jó convida-nos a examinar a base da nossa fé em Deus. A perda de bens e dos familiares, bem como a alienação de seus amigos, abalou a base da fé de Jó. No entanto, ele manteve sua fé em Deus e mostrou que as acusações de Satanás eram infundadas. Mesmo em suas queixas, Jó reconhecia que somente Deus poderia dar-lhe as respostas de que precisava. E quando ele desejou a morte, era, na verdade, para obter alívio, até que Deus pudesse lidar com ele em condições mais favoráveis (Jó 14.13). Quando Jó desejou um mediador, era para ajudá-lo a encontrar graça diante de Deus (Jó 9.33-35). E quando Jó queixou-se de que Deus não o ouvia, era porque ele sabia que suas respostas tinham de vir do Pai (Jó 19.25-27). Essa é a essência da fé. O pecado traz sofrimento, mas a acusação de Satanás de que quem sofre deve ter pecado não é necessariamente verdadeira (Is 54.17; Rm 8.1). Hoje, algumas pessoas cegamente agem como os amigos de Jó, que relacionam piedade à bênção. Contudo, em sua raiz, esta relação ignora que "as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rm 8.18). E como o apóstolo Paulo lembra-nos, "é certo que com ele padecemos" (Rm 8.17). [Desde que esses sofrimentos, não sejam consequências de pecados. Principalmente por desobediência à Deus. O quê não foi o caso de Cristo e Jó. Que nossos sofrimentos sejam por amor à Verdade de Deus e por uma vida reta. (Fp 2.15; 1Co 1.8; Mt 5.10; 2Tm 2.3; 1Pe 2.19; etc...)] Não devemos saber ou entender tudo (ver Gn 2.17; Dt 29.29; At 1.7; 1Ts 5.1,2). Algumas coisas, só Deus sabe e opera segundo Sua vontade soberana. Nossa resposta deve ser aceitar pela fé o que Ele proporciona-nos. Portanto, mesmo quando sofremos, podemos confiar nele (veja Rm 8.26-39).

Estudando Jó 9.20,21

Jó sabia que Deus não lhe devia nada. Ele estava vivo pela graça divina, mesmo que estivesse sofrendo. E também acreditava que não havia pecado de maneira que merecesse tamanho sofrimento.Jó achava que sua vida não merecia tanta dor; então, quis que seu caso fosse apresentado diante de Deus (Jó 9.32-35). Entretanto, ele também reconheceu que discutir com o Senhor seria inútil e improdutivo (Jó 9.4). Jó sabia que se trouxesse seu caso contra Deus, pecaria por fazer falso testemunho contra Ele. "Se eu me justificar, a minha boca me condenará".
Quando enfrentamos dificuldades, grandes ou pequenas, podemos ficar indignados, acreditando que não fizemos nada pra merecê-las. Por isso, a atitude de Jó pode guiar-nos aqui. Devemos ser cuidadosos para não acusarmos Deus ou acreditar que estamos certos e Ele errado. Deus está sempre certo, mesmo se não compreendermos nossas circunstâncias. Deus está sempre certo. Ponto final.
Como Jó, devemos viver em temor ao Senhor. Essa sabedoria nos protegerá do pecado e cultivará humildade para os tempos em que os caminhos de Deus não fizerem sentido!
Basta ir até onde está Jesus. Jamais desanimar. Apresentar todos os problemas a Ele. Esperar a Palavra dele (Mt 9.1,2; 15.21-28).

Leia mais sobre Jó:

Você sabia?

O Deus de Israel tem que lidar com várias entidades de oposição, incluindo deuses (chamados de "demônios" no NT), Satanás e pecado. Deus permite que seres espirituais "maus" interajam no conselho divino (por exemplo, o adversário em Jó 1-2) e até envia seres espirituais deletérios do conselho celestial para a Terra (por exemplo, Juízes 9:23) [Leia sobre Anjos de Destruição, AQUI]

CURIOSIDADE DO HEBRAICO-SALMO 23(*)

O que é o Salmo 23?
O Salmo 23, que começa com as palavras "Mizmor le David" ("Um cântico de Davi "), é sem dúvida o mais famoso de todos os Salmos . Nele, o rei Davi canta a proteção de D'us , referindo-se a Ele como pastor. Davi descreve como sua confiança em D'us nunca falha, e como, mesmo quando ele atravessa o vale da sombra da morte, D'us o protege do mal, derrota seus inimigos e o entroniza na casa de D'us .
Em todos os seis versículos, o salmo é uma prova atemporal da fé sólida do povo judeu em saber que D'us está sempre conosco, protegendo e guiando nosso caminho.

O Salmo 23 em hebraico

  1. מִזְמור לְדָוִד ה׳ רֹעִי לֹא אֶחְסָר.
  2. בִּנְאוֹת דֶשֶׁא יֵרְבִּיצֵנִי, עַל-מֵי מְנֻחוֹת יְנַהֲלֵנִי.
  3. נַפְשִׁי יְשׁוֹבֵב, יַנְחֵנִי בְמַעְגְלֵי-צֶדֶק לְמֵעֵן שְׁמו
  4. גַם כִּי-אֵלֵךְ בְּגֵיא צַלְמָוֶת לֹא-אִירָא רָע כִּי-אַתָּה עִמָדִי, שִׁבְטְךָ וּמִשְׁעַנְתֶּךָ הֵמָה יְנַחֲמֻנִי
  5. תַּעֲרֹךְ לְפָנַי שֻׁלְחָן נֶגֶד צֹרְרָי, דִשַנְתָּ בַשֶמֶן רֹאשִי כּוֹסִי רְוָיָה
  6. אַךְ, טוֹב וָחֶסֶד יִרְדְפוּנִי כָּל-יְמֵי חַיָי, וְשַׁבְתִּי בְּבֵית-ה׳ לְאֹרֶךְ יָמִים

Transliteração do Salmo 23

  1. Miz-mohr leh-dah-vid, ah-doh-noi roh-ee loh ekh-sar.
  2. Bin-oht deh-sheh yahr-bee-tzay-nee, ahl pode meh-noo-khoht yeh-nah-hah-lay-nee.
  3. Nahf-shee yeh-shoh-vayv, yahn-chay-nee veh-mah-geh-lay tzeh-dek leh-mah-ahn sheh-moh.
  4. Gahm keep ay-laykh beh-gay tzahl-mah-veht, loh ee-rah rah, mantenha ah-tah ee-mah-dee, shiv-teh-khah oo-mish-ahn-teh-khah ha-mah yeh-nah -khah-moo-nee.
  5. Tah-ah-rohkh leh-fah-nai shool-khahn neh-gehd tzoh-reh-rai, dee-shahn-tah vah-sheh-mehn roh-shee, koh-veja reh-vah-yah.
  6. Ahkh tohv vah-kheh-sehd yir-deh-foo-nee kohl yeh-may khah-yai, veh-shahv-tee beh-vayt ah-doh-noi leh-oh-rehch yah-mim.
(*Este texto é parte de um artigo publicado por Shlomo Chaim Kesselman no Chabado.org)

Texto do Salmo 23 pintado
com um vale simbólico ao fundo,
 por Alyse Radenovic


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...