COSTUMES BÍBLICOS: O LIVRO DOS JUBILEUS E O SÁBADO


O LIVRO DOS JUBILEUS E O SÁBADO

Ao lermos sobre o sábado em nosso tempo, quando a prática de guardar o sábado cristão foi praticamente revogada, é fácil descartar o desejo apaixonado de obedecer ao sábado em plena medida como resultado de tendências judaicas legalistas. No entanto, é importante ver que nosso autor viu a quebra do sábado como apenas uma questão superficial, revelando o problema real, que se escondia no coração incrédulo do quebrador de alianças. A guarda do sábado deveria ser realizada não em obediência legalista seca, mas como o santo dever do coração redimido: "Eles devem guardar o sábado e não o abandonarão no erro de seus corações". 
O livro de Jubileus é um pseudepígrafo conhecido [1] antes de Qumran a partir de uma completa tradução etíope e parcial de grego, latim e siríaco / aramaico. Jubileus foi composto inteiramente em hebraico, depois traduzido para o grego e do grego para o etiópico, no qual somente o idioma existe em sua totalidade. [2] Ele apareceu pela primeira vez em um grande número de fragmentos principalmente pequenos em seu original hebraico em cinco cavernas de Qumran. Segundo Lane, o trabalho é uma recontagem midrashic da história de Gênesis (e o começo de Êxodo) na forma de uma revelação transmitida pelos anjos a Moisés. [3] Nickelsburg salienta que o Livro dos Jubileus é um extensa elaboração de Gênesis 1 - Êxodo 12. [4] VanderKam resume sucintamente o conteúdo geral do livro:
A revelação revela-se um ensaio fortemente editado do material, de Gênesis 1 a Êxodo 20, que é gravado na cronologia, que divide o tempo em unidades de 49 anos (Jubileus), cada um dos quais composto por 'sete semanas de anos'. [5]
O objetivo do autor era defender o judaísmo contra os efeitos desintegrantes do helenismo , e os vários meios pelos quais ele fez isso serão discutidos abaixo. Segundo Ferguson, os pecados [6] mais freqüentemente e fortemente opostos no livro dos Jubileus são idolatria, fornicação e consumo de sangue. [7]

Os pontos de resumo

  • Primeiro, a origem celestial do sábado é afirmada não apenas no sentido em que Deus emitiu a ordem, mas também porque a guarda do sábado está no coração da própria vida celestial (2: 17-19; 6: 30b-31).
  • Segundo, o sábado vem como um sinal da aliança. Deus escolheu Israel dentre todas as nações e ordenou que ela guardasse o sábado. Israel e o sábado estão eternamente unidos, porque YHWH santificou os dois (2: 19-22).
  • Terceiro, a pena de morte deveria ser aplicada a qualquer pessoa que violasse o sábado ou de alguma forma o profanasse (2:26; 50: 13b).
  • Quarto, a observância do sábado não era primariamente de caráter externo e superficial, mas um dever interno do coração (2: 28-29).
  • Quinto, o sábado deveria ser obedecido sem nenhuma invenção do homem, totalmente e sem qualquer compromisso ou evitação (2: 29-30).
  • Sexto, o sábado semanal era maior do que qualquer das festas de Israel. Nenhum sábado, como a maior de todas as festas de Israel, deveria ser ofuscado por outras atividades festivas que o deus de Israel também decretou. As festas não podiam substituir o sábado. O único meio de conseguir isso é ordenar a vida de acordo com o calendário celestial de 364 dias (6: 32-33).
  • Sétimo, o relacionamento sexual, contemplar / falar sobre qualquer atividade comercial ou mesmo tirar água era proibido no sábado (50: 8-10). A lista de proibições também inclui viajar, cultivar, criar fogo, montar em qualquer tipo de animal, atacar ou matar qualquer coisa, pegar um ser vivo, jejuar ou fazer guerra (50: 12b-13a).
  • Oitavo, a observância do sábado deveria ser caracterizada por alegria e satisfação (50: 10a).
  • Nono, apenas a adoração no templo tem precedência sobre a observância do mandamento do sábado (50: 10b-12a).

Aqui estão algumas unidades de texto a serem consideradas: 

Jub. 2: 17-36
Esta passagem pode ser dividida em várias seções para fins de estudo. Primeiro, as origens celestiais da observância do sábado são afirmadas em 2: 17-19a, onde é discutida a observância do sábado celestial. YHWH e os anjos de sua presença estão envolvidos na prática contínua da observância do sábado. Os anjos afirmam a Israel,
Ele nos ordenou que guardássemos o sábado com Ele no céu e na terra.
A doutrina da Supremacia da Lei, manifestada na guarda celestial do sábado, encontra sua aplicação nesta passagem como em muitas outras.
Segundo, Israel é estabelecido como eleito entre as nações em 2: 19b-21a. A eleição e separação de Israel de todas as outras nações da Terra parece ser um tema recorrente na literatura do Segundo Segundo Templo e especialmente aqui no Livro dos Jubileus . O Criador é citado aqui:
Eis que separarei para mim um povo de todos os povos, e estes guardarão o dia de sábado.
A eleição da aliança é a própria base de qualquer coisa que seja escrita ou inferida de alguma forma neste livro. Nosso autor estava propositadamente traçando paralelos entre Israel e o sábado. YHWH abençoou e santificou tanto Israel como o sábado; portanto, guardar o sábado é um meio pelo qual a santidade de Israel é marcada.
Terceiro, em 2: 21b-22a, o sábado é apresentado como um sinal da aliança , remontando a 2:17. É no contexto dessa eleição da aliança que percebemos que o sábado é um mandamento muito especial. É um mandamento e um sinal do relacionamento especial e de aliança entre Israel e seu Deus:
Assim, Ele criou nele um sinal de acordo com o qual eles deveriam guardar o sábado.
A adesão estrita a esse mandamento equivale a um compromisso apaixonado com o deus que o emitiu. Isso veremos mais tarde em mais detalhes. Os autores não poupam esforços no estabelecimento da relação de aliança de Israel com seu deus como ênfase neste trabalho. Em outros escritos judaicos, a idéia de que o sábado era algo "pessoal" apenas entre YHWH e Israel é ainda mais clara. Talvez a idéia mais radical que exemplifique esse tipo de exclusivismo seja a idéia de que os gentios que guardariam o sábado cometeriam adultério fazendo isso, porque somente Israel é a noiva de YHWH . [8] De acordo com Doering,nesse livro exclusivo, o livro de Jubileus difere bastante dos escritos da diáspora judaica de língua grega, onde o inclusivismo e a comunalidade são frequentemente enfatizados como argumentado por Aristóbulo (fragmento 5), Philo (Opif. 89-128; Mos. 2:21) e Josefo (Ag. Ap. 2: 282) . [9]
Quarto, uma dica para a futura doutrina da origem celestial da língua hebraica é dada em 2: 22b-23. Isso aparece em outras partes do livro dos Jubileus , estabelecendo a conexão de Israel com as origens divinas (criação e convênio) conectando gerações de fiéis, bem como os tipos de criação feitos por YHWH com as 22 letras da língua hebraica:
Havia (vinte e duas) cabeças da humanidade, de Adão a Jacó, e vinte e dois tipos de trabalho foram feitos até o sétimo dia. 
Quinto, o castigo severo é enfatizado por violar o sábado. Do ponto de vista de nosso autor, nada menos que a assinatura completa dos padrões da Torá do deus de Israel garantiria a lealdade de YHWH a Israel. Esse rigor, é claro, precisa ser visto no contexto do grande privilégio, grande eleição e grande sinal dado a Israel. Portanto, o desrespeito a essas grandes coisas deve receber uma ação disciplinar apropriada:
Quem fizer alguma obra sobre ela morrerá, e quem a profanar, certamente morrerá.
Sexto, em 2: 28-29a, é claro que quebrar esse mandamento é um problema relacionado ao coração. Ao lermos sobre o sábado em nosso tempo, quando a prática de guardar o sábado cristão foi praticamente revogada, é fácil descartar o desejo apaixonado de obedecer ao sábado em plena medida como resultado de tendências judaicas legalistas. No entanto, é importante ver que nosso autor viu a quebra do sábado como apenas uma questão superficial, revelando o problema real, que se escondia no coração incrédulo do quebrador de alianças. A guarda do sábado deveria ser realizada não em obediência legalista, mas como o santo dever do coração redimido :
Devem guardar o sábado e não abandoná-lo no erro de seus corações.
Sétimo, o cumprimento intransigente do mandamento é exigido em 2: 29b-30a. O livro dos Jubileus não sabe nada sobre a construção de Erub para a guarda mais conveniente do sábado, uma prática que havia se desenvolvido na época da composição dos Targums. [10] É assim que vemos neste livro um chamado inflexível à total obediência às ordenanças do deus de Israel, especialmente às ordenanças do sábado:
Não trazer para dentro ou tirar através de seus portões nenhum fardo, que eles não haviam preparado para si no sexto dia em suas habitações.
Oitavo, em 2: 30-36, é dado um resumo sucinto do capítulo, citando as origens antigas e celestes do mandamento e enfatizando o privilégio da aliança de Israel que deve ser transmitido às gerações futuras do povo eleito de YHWH:
Mantivemos o sábado no céu antes que se tornasse conhecido por toda a carne que o sábado fosse guardado na terra. E o Criador de todas as coisas a abençoou, mas ele não santificou todos os povos e nações para guardar o sábado, mas somente Israel ... Esta lei e testemunho foram dados aos filhos de Israel como uma lei para sempre em suas gerações.
Qual é a razão por trás do chamado à estrita obediência à lei do deus de Israel? Isso ocorre porque a comunidade celestial está comprometida em fazer o mesmo e o fez muito antes de Israel ser ordenado a ingressar na empresa.
Jub. 6: 30-38
Neste segundo pericópio, mais uma vez dividirei o texto de acordo com as quebras lógicas para fins de organização do material. Primeiro, a origem celestial é estabelecida em 6: 30b-31:
Assim, é gravado e ordenado nas tábuas celestiais. E não há negligência (este mandamento) por um único ano ou de ano para ano.
Assim como a validade do tabernáculo de Moisés é estabelecida pelo original que está no céu (Hb 8: 5), também este calendário terrestre de 364 dias deve ser observado devido às suas origens celestiais. Mais uma vez, a idéia da supremacia da lei é apresentada e validada nesta seção.
Segundo, o número de dias no ano inteiro é estabelecido em 6: 32-33a. Wintermute é mais uma vez útil aqui: o autor acreditava que havia um valor teológico inerente a certos tempos especiais. Ao contrário do homem moderno, ele não se limitou à medição quantitativa ou contagem de dias a partir de um ponto de partida arbitrário. Para ele, os dias também devem ser divididos em uma escala qualitativa em relação à sua santidade. Alguns dias foram sagrados e outros profanos. [11] Nenhuma das festas jamais ocorreu aos sábados:
Que eles observem os anos de acordo com esse acerto de contas - trezentos e sessenta e quatro dias, e (estes) constituirão um ano completo, e eles não perturbarão seu tempo desde seus dias e de suas festas. 
Nenhum sábado, como a maior de todas as festas de Israel , deveria ser ofuscado por outras atividades de férias que o deus de Israel decretou. A estrita obediência à Lei significava simplesmente que todos os mandamentos deviam ser obedecidos. Celebrar o sábado e as festas no mesmo dia era tentar “matar dois coelhos com uma cajadada”. Isso era completamente inaceitável em vista da natureza da lei e da história do povo da aliança.
Terceiro, as onerosas conseqüências de seguir a contagem incorreta de dias são apresentadas em 6: 33-38:
Eles perturbarão todas as suas estações e os anos serão desalojados desta (ordem) ... todos os filhos de Israel ... esquecerão as novas luas, estações e sábados.
Esquecer os dias sagrados de YHWH é igual a andar "de acordo com as festas dos gentios após seu erro e após sua ignorância".
Jub. 50: 8-13
O terceiro e último grande pericópio enfatiza novamente a eleição da aliança de Deus em Israel. Mas ele não apenas reafirma esse fato, mas continua a expor o que exatamente constitui a quebra do sábado .
Primeiro, neste último pericópio em consideração, em 50: 8-10a, nosso autor descreve algumas das obras proibidas no sábado, incluindo a proibição de relações sexuais no sábado, falando sobre negócios e tirar água. [12]
Quem profanar naquele dia, quem se deitar com (sua) esposa ou quem disser que fará algo a respeito, partirá para uma jornada a respeito de qualquer compra ou venda: e quem tirar água sobre a qual não preparou para si mesmo no sexto dia.
A lei não pode ser suprema na vida de um ser humano se, no sábado, coisas comuns forem feitas. Todos os dias são de YHWH, mas o sábado tem um selo de aprovação especial . Este é o dia da autodisciplina, do desenvolvimento da confiança na provisão de Deus, da confissão, uma vez por semana, de que o deus de Israel é o Senhor desse guardião da aliança em particular.
Segundo, ele afirma a razão da imensa importância atribuída à guarda do sábado em 50: 10a:
Grande é a honra que YHWH concedeu a Israel que eles devessem comer, beber e se satisfazer neste dia de festa.
Mais uma vez, o privilégio eleitoral dado a Israel por seu Deus é evocado. É uma honra que não foi oferecida a nenhuma outra pessoa na face da terra. O sábado é tão santo que somente o trabalho celestial é permitido . Não pode ser contaminado com as coisas boas deste mundo, mas pode ser preenchido apenas com as coisas boas do mundo vindouro.
Terceiro, a obra celestial (adoração) permitida é brevemente discutida em 50: 10b-12a,
Descanse sobre todo o trabalho que pertence ao trabalho dos filhos dos homens, exceto o incenso incendiado e trazendo oblações e sacrifícios diante de YHWH ... Esse trabalho sozinho será feito nos dias de sábado no santuário de YHWH, seu Deus.
Não é trabalho que é realmente proibido no sábado, mas trabalho. Afinal, a palavra "adoração" pode ser traduzida como trabalho. Nesse sentido, é uma obra de outro tipo.
Quarto, mais tipos de trabalho que são proibidos estão listados em 50: 12b-13a. O autor afirma que,
... todo homem que faz algum trabalho ou faz uma jornada ou cultiva (sua) fazenda, seja em casa ou em qualquer outro lugar, e quem acende uma fogueira, monta em qualquer animal ou viaja de navio no mar e quem atacar ou matar qualquer coisa, ou matar um animal ou um pássaro, ou quem pegar um animal, um pássaro ou um peixe, ou quem jejuar ou fizer guerra aos sábados ...
não pode fazer parte da comunidade de cumprimento de convênios que o autor dos Jubileus imaginou. Como veremos mais adiante, as guerras dos Macabeus formarão um desafio especial para as várias comunidades judaicas da época. Todos eles lidariam com os problemas de maneiras diferentes. Alguns alterariam radicalmente a prática do sábado, outros o moderariam, e alguns como esse grupo permaneceriam com a interpretação tradicional e seriam testemunhas entre as pessoas em uma era de compromisso.
Quinto, a conclusão-resumo segue em 50: 13b com um lembrete severo da penalidade da quebra do sábado , a responsabilidade eleitoral dos filhos de Israel para a terra de YHWH, uma lembrança da origem celestial do sábado e a numeração / divisão correta de tempo:
O homem que fizer alguma dessas coisas no sábado morrerá, para que os filhos de Israel observem os sábados de acordo com os mandamentos relativos aos sábados da terra, como está escrito nas tábuas, que Ele deu em minhas mãos que Devo escrever para ti as leis das estações, e as estações segundo a divisão dos seus dias. Aqui é completada a conta da divisão dos dias.
Manter o festival certo no dia certo era uma questão central, e não periférica, na mente de pelo menos alguns representantes da comunidade judaica do período do final do segundo templo. A penalidade pela quebra do sábado foi a morte , significando mais uma vez a supremacia da Lei em geral e a natureza do sinal da aliança pertencente a ela em particular. Quando “roubar” (Lev. 6: 2-7) e até mesmo “sexo estupro / antes do casamento” (Dt. 22: 28-29) são puníveis com ações corretivas, mas a quebra do sábado com a penalidade máxima (morte), alguém é forçado a reconhecer o significado desproporcional desse mandamento em comparação com muitos outros e, portanto, a considerar o que ele representa para o povo de Israel.

[1] Existem várias escolas de pensamento com relação ao que realmente constitui Apócrifos e Pseudepígrafos. Nomeadamente, protestantes e católicos definiram esses nomes de maneira diferente. Apócrifos, os livros de idade semelhante aos do cânon, são chamados deuterocanônicos pelos teólogos católicos. Pseudepigrapha são as coleções de livros do final do segundo templo que são geralmente atribuídos a figuras bíblicas. Esses termos, em muitos aspectos, sobreviveram a si mesmos e às vezes são mais confusos do que úteis.

[2] Veja Nickelsburg, Literatura Judaica , 79.

[3] Ver Allen Lane, The Complete Dead Sea Scrolls em inglês (Nova York: Penguin Books, 1997), 507.

[4] Veja Nickelsburg, Jewish Literature , 73.

[5] James VanderKam, "Livro dos Jubileus ", no The Anchor Bible Dictionary, vol. 3 (Nova York: Doubleday, 1992), 1030.

[6] Curiosamente, esses foram os três pecados contra os quais os cristãos judeus se reuniram em Jerusalém alertaram ao escrever aos gentios conversos sobre o que eles podem ou não fazer (Atos 15:20, 29).

[7] Ver Everett Ferguson, Antecedentes do cristianismo primitivo (Grand Rapids: Eerdmans, 2003), 451.

[8] Ver Doering, “O conceito do sábado”, 190.

[9] Ibidem.

[10] Erub é uma estrutura especial que é de propriedade conjunta e é compartilhada por várias famílias que moram perto, o que permite obter comida dentro e fora da casa de uma maneira que tecnicamente não quebra a letra do mandamento do sábado.

[11] Wintermute, " Jubilees ", 38.

[12] Este é outro vínculo com o documento de Damasco .

Este artigo é parte dos cursos de Hebraico Bíblico da 
Texto por: Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg - Categoria - Bíblia Hebraica
Edição e formatação: Costumes Bíblicos

Um comentário:

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...