COSTUMES BÍBLICOS: O ESPÍRITO SANTO E A PALAVRA DE DEUS


O ESPÍRITO SANTO E A PALAVRA DE DEUS

O Espírito Santo nos deu a Palavra
 de Deus como uma arma especial,
 a espada do Espírito

A Bíblia é o presente de Deus para nós.

O Espírito Santo inspirou os homens que escreveram as Santas Escrituras. "Pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo" (2Pe 1.21).
Quando citamos a Bíblia, citamos as palavras do Espírito Santo. "Pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo" (2Pe 1.21).
O Espírito Santo inspirou homens santos de Deus a escreverem a Bíblia para corrigir os que viviam no erro. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra" (2Tm 3.16,17).
Pensemos sobre a gloriosa e incrível Bíblia que carregamos todos os dias! O Espírito Santo, ao longo de 1.600 anos, inspirou cada texto bíblico a 40 pessoas que foram sensíveis à voz dEle.
  • O Espírito Santo queria soprar vida em nós.
  • Ele queria que Seu poder fosse transmitido através de nós.
  • Ele queria que Sua Sabedoria fosse depositada em nosso coração.
  • Ele queria que Seu caráter e Sua natureza fossem evidentes e óbvios em nós.
  • O Espírito Santo queria que soubéssemos o que Ele sabe.
  • Ele queria que sentíssemos o que Ele sente.
  • Ele queria que víssemos o que Ele enxerga.
O Espírito Santo nos deu a Palavra de Deus como uma arma especial, a espada do Espírito. "Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra e Deus" (Ef 6.17). Essa é a arma que o Espírito Santo usa contra Satanás. As palavras do Espírito são armas destrutivas que derrubam as fortalezas do diabo (2Co 10.4).
Jesus usou a Palavra, a espada do Espírito. Quando Satanás o tentou, Jesus simplesmente respondeu com a Palavra [a espada] do Espírito Santo! "E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus" (Lc 4.4 ARC).
O Espírito Santo levou Jesus ao lugar onde este seria tentado, e deu-lhe as armas (a Palavra de Deus) para Ele usar contra Satanás. O diabo foi vencido.
Satanás reage instantaneamente a qualquer palavra do Espírito Santo em que cremos, acolhemos e defendemos com plena fé (Ver Lc 4).
O Espírito Santo sempre percebe nossas lutas com antecedência. Ele se importa com isso e pensa em nossa vitória o tempo todo. Ele não nos deixou sem defesa. Colocou Sua arma em nossas mãos, em nossos lábios, em nossa vida.
Tenha apreço pela Palavra. A Palavra de Deus é a arma que Satanás não pode suportar.
A Bíblia contém 66 livros, e estes têm 1.189 capítulos. Alguém já estimou que é possível ler a Bíblia inteira, ininterruptamente, em 56 horas.
Eu o estimulo a desenvolver um relacionamento com o Espírito Santo lendo diariamente a Palavra de Deus. [Mas...esse, é apenas um passo de muitos. Ou seja, não basta apenas a leitura. Precisa-se desejar ardentemente obedecer corretamente a Deus e a pôr em prática. Nisto, também, o Espírito Santo nos conduz. Se desejarmos!]
Cinco dicas úteis sobre a leitura da Bíblia.
  1. Crie o hábito de ler a Bíblia diariamente.
  2. Leia a Bíblia todos os dias no mesmo local. Este deve ser o seu Lugar Secreto, onde conversará com o Espírito Santo. Portanto, deve ser um local particular e confidencial, longe do trânsito e de qualquer outra pessoa. O lugar importa muito. O local onde você está determina o que irá surgir em seu íntimo.
  3. Leia a Bíblia todos os dias no mesmo horário. Um hábito é algo muito poderoso; mais forte do que os desejos. Os hábitos são presentes de Deus. Isso significa que tudo aquilo que fazemos repetidamente se torna cada vez mais fácil. Pare de pensar no hábito como algo ruim. Hábito, que palavra maravilhosa! É a maneira mais fácil que Deus nos possibilitou para sermos bem-sucedidos.
  4. Torne-se perito em algum assunto bíblico. Procure  enfocar e conhecer mais a respeito de algum tema bíblico. Por exemplo, se quer estudar sobre a fé, marque todos os versículos relacionados a esse assunto em sua Bíblia de estudo. Você pode criar um calendário pessoal com 365 versículos [um para cada dia do ano] sobre a fé. (Se decidir enfocar versículos que falem do Espírito Santo, encontre 365 que o ajudem a entender mais sobre Ele. Transforme isso num legado para seus familiares, ensinando-lhes um versículo por dia durante o período de memorização.)
  5. Fale sobre as Escrituras em todas as suas conversas. Mesmo que você esteja ao telefone ou em uma transação comercial, use as palavras do Espírito Santo para responder a alguém. A Bíblia se tornará a fonte de seu conhecimento e de suas opiniões.
A Palavra de Deus é a ferramenta nas mãos do Espírito Santo para nos alimentar e capacitar com tudo o que necessitamos para obtermos sucesso neste mundo. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra" (2Tm 3.16,17).
À medida que aprendemos sobre a opinião do Espírito Santo (na Bíblia), nossa vida inteira começa a mudar.
Lembremos sempre: o Espírito Santo é o Autor da Palavra de Deus. Amém!

VOCÊ VAI GOSTAR DE:


Um comentário:

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...