COSTUMES BÍBLICOS: O ESPÍRITO SANTO GOSTA DE FALAR


O ESPÍRITO SANTO GOSTA DE FALAR

O Espírito Santo é um ótimo Comunicador.
Ao recebermos o Espírito de Deus, nossa maneira de falar muda imediatamente. "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão..." (Joel 2.28; ver também Atos 2.16-18).
O Espírito Santo influenciou as palavras de milhares no Dia de Pentecostes. "E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava" (At 2.3,4).
O Espírito Santo estava em ação quando Jesus deu ordens aos apóstolos, antes de subir ao céu. "Até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido" (At 1.2).
O Espírito Santo influencia nossas conversas com outras pessoas. "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra" (At 1.8).
O Espírito Santo nos dá ousadia e audácia para falar com outras pessoas. "Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus" (At 4.31).
O Espírito Santo nos fala sobre a motivação das pessoas ao nosso redor. "O Espírito me disse que não hesitasse em ir com eles...(At 11.12a).
A primeira evidência do Espírito Santo em nossa vida é a mudança no teor de nossas conversas. O Espírito Santo nos leva a defender a causa de Jesus Cristo. Isso se tornou óbvio na vida de Pedro. Ele era fraco e sentia-se intimidado por outras pessoas antes do Pentecostes. Depois disso, tornou-se audacioso: "Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: [...]'Saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores [...] Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos'. Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus" (At 4.8,10,12,13).
O Espírito Santo fala mais do que qualquer outra pessoa nesta terra. Ele conhece a todos. Discerne as fraquezas de cada ser humano que criou. Sabe comunicar-se em todas as línguas. Pode falar em todos os lugares ao mesmo tempo. Pode falar com milhares de pessoas simultaneamente. "Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Ap 2.7,11,17; 3.6,13,22).
O Espírito Santo espera que prestemos atenção continuamente à Sua voz. "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração..." (Sl 95.7b,8a)
O Espírito Santo nos ensina. "[Ele] lhes ensinará todas as coisas" (Jo 14.26b).
O Espírito Santo nos lembra os princípios ensinados por Jesus. "[Ele] lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse" (Jo 14.26c).
O Espírito Santo nos convence do pecado. "Quando ele vier, convencerá o mundo do pecando, da justiça e do juízo" (Jo 16.8).
O Espírito Santo conversa conosco a respeito do futuro. "[Ele] lhes anunciará o que está por vir" (Jo 16.13c).
O Espírito Santo fala conosco a respeito das pessoas com quem devemos conversar. "E o Espírito disse a Filipe: 'Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a'" (At 8.29).
Filipe e o etíope
O Espírito Santo nos fala a respeito de nossas tarefas específicas no Reino de Deus. "Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: 'Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado'" (At 13.2).
O Espírito Santo nos mostra o local onde desempenhar nossas tarefas no Reino de Deus. "Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre" (At 13.4).
O Espírito Santo sabe onde nossos dons são mais necessários (ver Atos 8).
O Espírito Santo conhece as pessoas que podem solucionar os questionamentos que nos deixam confusos (ver Atos 8).
O Espírito Santo nos leva miraculosamente a conhecer pessoas que irão agradar-se de nossa companhia (ver Atos 8).
O Espírito Santo nos revela aqueles sobre quem o julgamento irá cair. "Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: "Filho do Diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?" (At 13.9,10)
O Espírito Santo nos revela aqueles que nos vêem como inimigo (At 13.9,10).
O Espírito Santo nos mostra quem está possesso por espíritos demoníacos (At 13.9,10).
O Espírito Santo nos revela a diferença entre as questões importantes e as secundárias. "Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias" (At 15.28).
O Espírito Santo nos mostra qual é o local de provisão e suprimento. "Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lé" (1Rs 17.3,4). Esta realidade ficou evidente na vida de Elias.
O Espírito Santo nos revela problemas na vida de outras pessoas. Samuel teve essa experiência quando era garoto. Deus falou com ele a respeito de Eli, seu líder espiritual (1Sm 3.11).
O Espírito Santo em nosso íntimo se torna uma fonte de agitação para os ímpios (ver Atos 6.10).
Por isso é importante que tenhamos um local especial para nos encontrarmos com ó Espírito Santo todos os dias. Chamo meu cômodo particular [um lugar tão simples da minha sala] de oração de Lugar Secreto.
Devemos afastar-nos das vozes das pessoas quando realmente desejamos ouvir a voz do Espírito Santo.

  • A solidão é necessária para alcançarmos intimidade.
  • A intimidade é necessária para recebermos  conhecimento espiritual.
  • O conhecimento espiritual é necessário para experimentarmos mudanças.
Só podemos experimentar mudanças quando o Espírito Santo fala conosco.

Quatro maneiras pelas quais o Espírito Santo fala conosco:

  1. O Espírito Santo fala conosco através de homens e de mulheres de Deus. Essas pessoas maravilhosas inspiram nossa fé e ajudam-nos a corrigir nosso foco espiritual. Quando obedecemos às instruções do Espírito Santo, transmitidas por um servo de Deus, [o quê hoje está, infelizmente, difícil de encontrá-los! Servos fieis e leais à voz do Espírito Santo!] prosperaremos além de nossa imaginação. "Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor, e terão a vitória" (2Cr 20.20b). [O homem, a mulher de Deus, vai saber se o seu líder espiritual está realmente sendo leal ao Espírito Santo, quando está recebendo alguma instrução ou orientação. Se esse líder, falou com fidelidade, você vai prosperá naquilo para qual a instrução foi enviada! Caso contrário..corra! Corra depressa para os braços do Espírito Santo, Ele não deixará você sem resposta. E quanto ao líder..claro, ele prestará contas à ELE![Espírito Santo]. As palavras do Espírito Santo nos estimulam e trazem vida. "O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida" (Jo 6.63). Se seu pastor tem-se mostrado que é fiel ao Espírito Santo e sua conduta revela isso, agradeça a Deus por ele, pois foi um presente do Espírito Santo em sua vida. Ele o adverte, consola e fortalece. Quando ouvimos a pregação [da Palavra] por um homem de Deus, as chances de sermos bem-sucedidos se multiplicam.
  2. O Espírito Santo nos fala através de nossa consciência. Quando Estêvão, cheio de fé e poder, realizou grandes maravilhas e milagres entre o povo, alguns* o confrontaram. A consciência deles reagiu ao que estavam vendo. "Mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele [Estêvão] falava" (At 6.10). Eles ficaram tão irritados, que se revoltaram e apedrejaram aquele homem de Deus. O Espírito Santo usou a própria consciência deles para condená-los.* Membros da chamada Sinagoga dos Libertos
  3. O Espírito Santo nos fala através das Escrituras. Ele instigou os homens da antiguidade a registrarem as palavras santas de Deus para nós. Devemos imaginar que cada palavra é como uma semente. Dentro de cada uma está a fragrância invisível e poderosa chamada gozo; um gozo incomum é a essência oculta em cada palavra de Deus. Quando lemos ou ouvimos as palavras dEle e as acolhemos, a semente santa é lançada no solo de nossa vida. Uma explosão de gozo inexplicável surge dessas sementes como uma fragrância estimulante. Não consigo explicar isso, mas sinto acontecer todos os dias em minha vida. No momento em que leio a Palavra de Deus, mudanças começam a ocorrer em meu íntimo.
  4. O Espírito Santo fala conosco através de acontecimentos. O povo de Israel aprendeu a temer a Deus por meio do julgamento do Senhor sobre Corá e sobre outras pessoas* . Na Igreja Primitiva, a morte súbita de Ananias e Safira* foi usada para estimular o temor a Deus entre os cristãos. {Não foi usada por causa da oferta, do dinheiro, como muitos pregam, pondo o medo e o terror a alguns membros de muitas, digo, da maioria das congregações, se não derem ofertas e dízimos! Mas para estimular o uso da verdade e desprezar a mentira! Sempre! Em qualquer ocasião ou circunstância!] *Ver Números 16 e Atos 5.1-11
Nove assuntos sobre os quais o Espírito Santo fala conosco:
  
  1. O Espírito Santo fala conosco a respeito de nossos pecados. '"Venham, vamos refletir juntos', diz o Senhor. 'Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão'" (Is 1.18).
  2. O Espírito Santo fala conosco a respeito de achegar-nos à Sua Presença. "Virão muitos povos e dirão: 'Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas'. Pois a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor" (Is 2.3). [Uma referência ao Templo do Milênio - Veja mais aqui: O TEMPLO DO MILÊNIO e GEOGRAFIA DO MILÊNIO]
  3. O Espírito Santo fala conosco sobre prestação de contas. "Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (Rm 14.12). [Veja sobre O TRIBUNAL DE CRISTO]
  4. O Espírito Santo fala [sobre obediência] com os filhos. "Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. 'Honra teu pai e tua mãe' - este é o primeiro mandamento com promessa - 'para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra'" (Ef 6.1-3). [Entrando em extinção entre os "cristãos"!]
  5. O Espírito Santo fala [sobre amor] com os maridos. "Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela [...] Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo..." (Ef 5.25,28). [Entrando em extinção entre os "cristãos"!]
  6. O Espírito Santo fala [sobre submissão] com as esposas. "Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor" (Ef 5.22). [Entrando em extinção entre os "cristãos"!] [Mas os quê permanecerem fiéis, serão salvos! (Jo 15.10; 1Jo 2.24)
  7. O Espírito Santo fala com o Pai a nosso respeito. "Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus" (Rm 8.26,27). [Por isto, há oração que não são respondidas! Entenderam? Quando não se ora no Espírito e faz-se pedidos egoístas. Sem o acordo do Pai!]
  8. O Espírito Santo fala conosco e confirma que pertencemos a Deus. "O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8.16).
  9. O Espírito Santo fala conosco a respeito de lançarmos uma semente importante na vida de outros durante um período de crise em nossa vida. "E todos os que estavam dispostos, cujo coração os impeliu a isso, trouxeram uma oferta ao Senhor para a obra da Tenda do Encontro, para todos os seus serviços e para as vestes sagradas" (Êx 35.21). Quando o Espírito Santo fala a respeito de uma semente financeira, Ele tem uma grande colheita em mente para nós. Isso aconteceu com a viúva de Sarepta. O homem de Deus foi até ela, e disse-lhe que lançasse uma semente. Isso não tinha sido ideia dele. O Espírito Santo o havia instruído a agir assim enquanto estava assentado diante do ribeiro de Querite. Elias obedeceu a Deus. A viúva obedeceu ao profeta. O suprimento continuou ao longo dos dias de fome na terra. [Aqui temos que tomar bastante cuidado e sermos sensíveis à voz do Espírito Santo. Infelizmente, hoje em dia, há nas congregações, muitos lobos devoradores, idólatras e falsos, esganados por dinheiro, usando a Palavra do Senhor! Por isso, que devemos criar o hábito de conversar sempre com o Espírito Santo de Deus, para nos tornarmos conhecedores da Sua vontade, reconhecendo que é Ele que está falando conosco. E no momento oportuno, ofertarmos ao Senhor com alegria! Amém?]
  • Quando o Espírito Santo fala, mudanças começam a ocorrer.
  • Quando o Espírito Santo fala, nosso coração se enche de gozo.
  • Quando o Espírito Santo falar, obedeça-Lhe.
Lembremos sempre: O Espírito Santo gosta de falar.

VOCÊ VAI GOSTAR DE:

O ESPÍRITO SANTO E
A PALAVRA DE DEUS
O ESPÍRITO SANTO EM ATOS











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...