COSTUMES BÍBLICOS: SER ENCHIDO DO ESPÍRITO


SER ENCHIDO DO ESPÍRITO

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (...) E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito (Jo 4.24; Ef 5.18)
Por meio de seu evangelho, João ajudou os efésios a perceber que eles se haviam tornado filhos de Deus, ganhando a Sua vida não por terem nascido do sangue, ou da vontade da carne, ou da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1.12-13). Uma vez que nascemos de Deus, precisamos aprender a andar e permanecer Nele.
João usou e explicou a epístola de Paulo aos efésios para que os irmãos pudessem viver e aplicar aquelas palavras no seu dia a dia. Ele os ajudou a perceber que a igreja em Éfeso era resultado do trabalhar do Deus Trino. Deus operou antes da fundação do mundo, o Filho operou no tempo, e o Espírito Santo trabalha no interior de cada crente.
João também mostrou que Deus nos amou de tal maneira que deu Seu Filho para morrer em nosso lugar e liberar Sua vida, assim como o grão de trigo faz após cair na terra e morrer (3.16; 12.24). Depois de Sua ressurreição, o Senhor apareceu aos discípulos e lhes soprou o Espírito Santo para que eles pudessem, a partir de então, ser conduzidos pelo Espírito (20.22). Por isso, hoje, nossa adoração, nosso serviço a Deus e qualquer coisa que fizermos precisa ser no espírito (4.24).
O livro de Efésios mostra que estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1), mas, como um tição tirado das chamas, fomos redimidos e livrados do lago de fogo para nos tornar a igreja, a obra prima de Deus (Zc 3.2; Ef 2.10).
Os capítulos 4, 5 e 6 de Efésios falam sobre cinco aspectos do andar de um cristão.

  • O primeiro é andar na graça (4.1, 7). Nós recebemos a graça de ser salvos pelo sangue precioso de nosso Senhor e devemos andar de modo digno do chamamento que Ele nos fez.
  • O segundo é andar na verdade (Ef 4.17; Sl 86.11; 2Co 13.8...). O Senhor Jesus é a Verdade, por isso nós não devemos andar na vaidade dos nossos pensamentos, mentindo ou praticando coisas inapropriadas. João nos mostrou que esses dois tipos de andar estão relacionados a Deus Filho.
  • O terceiro é andar em amor. No início do capítulo 5 de Efésios, vemos que somos filhos de Deus, que  é amor (1Jo 4.8) e, por isso, devemos andar em amor (Ef 5.1-2). Não devemos amar somente os irmãos, mas também os pecadores, pois há muitas pessoas esperando para serem amadas.
  • O quarto é andar na luz. O versículo 8 de Efésios 5, fala sobre andar na luz, pois Deus é luz e somos filhos da luz. por isso, quando vamos às pessoas, precisamos levar luz. Andar no amor e luz, portanto está relacionado a Deus Pai.
  • O quinto aspecto é andar no Espírito. Nosso andar deve ser com prudência, remindo o tempo e buscando compreender qual é a vontade do Senhor (Ef 5.15-17). Todos devemos andar no Espírito, que é o último e mais importante aspecto do andar cristão. João, portanto, ajudou-nos a ver que esses cinco tipos de andar são, na verdade, andar no Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
No capítulo 5, Paulo orientou os efésios: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5.18). Precisamos encher-nos do Espírito a ponto de ser completamente controlados por Ele.
Quem se embriaga com vinho (ou qualquer bebida alcoólica), acaba caindo em dissolução. Por isso nós explicamos àqueles que já se converteram que não é que o vinho seja um problema em si, mas ele leva as pessoas a perder sobriedade e fazer coisas absurdas. (Is 5.22; Lc 1.15; Rm 14.21...) Além disso, é impossível se embriagar com vinho e estar no Espírito ao mesmo tempo.
Amados irmãos, não proibimos ninguém de tomar vinho, mas o problema é que, quando alguém começa com esse hábito, no início bebe pouco, mas depois vai aumentando a quantidade até se viciar. Por isso não aconselhamos e não vamos embriagar-nos com vinho, mas devemos encher-nos do Espírito. Louvado seja o Senhor!

Fica na paz!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...