COSTUMES BÍBLICOS: AS COLUNAS DA VERDADE


AS COLUNAS DA VERDADE

O QUE É A VERDADE?
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João 16:13)
Podemos perceber neste versículo, que o apóstolo menciona a vinda do Espírito Santo e o chama de Espírito da Verdade e diz que Ele nos guiará a TODA VERDADE. Perceba a palavra "TODA". Toda aqui está no coletivo, mostrando que a Verdade não é apenas um aspecto, não é apenas um item. Mas a Verdade é um conjunto de coisas. Assim como você tem uma cadeira e ela tem 4 pernas, a Verdade de Deus é uma só, porém as Escrituras a apresenta em 5 colunas.
Nós vamos analisar agora estas colunas da Verdade, dentro das Escrituras Sagradas e vamos entender o que isto tem a ver com o contexto da grande guerra entre o bem e o mal. De acordo com a Palavra de Deus, o que é a Verdade?
Estamos vivendo numa época em que as pessoas com a mente da era pós-moderna, chega a afirmar que não existe uma verdade absoluta. Algumas pessoas afirmam que a verdade é relativa. Mas a Bíblia Sagrada, ela ensina que há uma verdade absoluta. Veja aqui:
Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. (Jr 10:10/ARC). Ou seja o profeta Jeremias está dizendo que a Verdade é Deus. Então Deus, o Criador dos Céus e da Terra, é a Verdade.
Agora, o que mais é Verdade de acordo com as Escrituras? Veja:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14:6/ARC) Que texto maravilhosos! Aqui Jesus afirma ser a Verdade! Então lá em Jeremias 10.10 Deus é a Verdade, em João 14.6, Jesus é a Verdade. O que mais é Verdade de acordo com as Escrituras? Veja:
Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. (1Jo 5:6/ARC) Amém? O Espírito Santo é a Verdade. Está claro aqui! Então nós percebemos que não somente em 1João fala isso, mas no evangelho de João 16.13 fala: "quando vier o Espírito da Verdade". Portanto, o Espírito Santo é a Verdade.  O que mais as Escrituras apresenta como sendo a Verdade? Veja:
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (Jo 17:17/ARC) A Palavra (a Bíblia) também é a Verdade! O salmista chega a dizer: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sl 119:105/ARC) A Palavra, a Bíblia toda é a Verdade, o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Vimos até agora 4 colunas da Verdade. E a quinta, o que é? Onde está? Em Salmos 119.151 - Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade. (Sl 119:151/ARC). Agora sabemos qual é a quinta coluna da Verdade! Glória a Deus por isto! Todos os Mandamentos são a Verdade. Se você verificar o verso 142 do mesmo Salmo (119) está escrito assim: A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. (Sl 119:142/ARC) Bom, agora está claro. Vimos as cinco colunas da Verdade.
  • DEUS
  • JESUS
  • ESPÍRITO SANTO
  • BÍBLIA
  • DEZ MANDAMENTOS
Estas são as colunas da Verdade. Agora você pode entender perfeitamente o que João 16.13, apresenta: Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (Jo 16:13/ARC) Percebeu? "TODA" a Verdade. Tá no coletivo, mostrando um conjunto de coisas! E agora você sabe o que é "TODA" a Verdade.
Mas o que isso tem a ver comigo e com você? TODA VERDADE? (Guarde esta palavra no coração: Toda Verdade).
Na Palavra de Deus, nós encontramos uma citação incrível. Está em João 8.32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:32/ARC) Então vimos que há 5 colunas da Verdade. Agora Jesus diz: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

Vamos analisar item por item.

FALANDO SOBRE DEUS - Deus sendo a Verdade. Quem é Deus?
  • DEUS É AMOR
  • SÓ ELE MERECE ADORAÇÃO
  • SÓ ELE PODE PERDOAR
FALANDO SOBRE JESUS
  • JESUS É O ÚNICO MEDIADOR
  • É O NOSSO ADVOGADO
  • É NOSSO SUFICIENTE SALVADOR
FALANDO SOBRE O ESPÍRITO SANTO - O Espírito Santo é:
  • ONIPOTENTE
  • ONIPRESENTE
  • ONISCIENTE
  • ELE CONVENCE DO PECADO
FALANDO SOBRE A BÍBLIA
  • A BÍBLIA NOS SANTIFICA
  • NOS ILUMINA
  • CONDUZ A VERDADE
FALANDO SOBRE A QUINTA COLUNA - OS DEZ MANDAMENTOS É UMA LEI DE AMOR:
  • AMOR A DEUS
  • AMOR AO PRÓXIMO - Jesus resumiu os Dez Mandamentos em Mt 22.34-40. Pois bem, analisamos as cinco colunas da verdade.
Jesus chega a dizer que quem conhece a Verdade, a Verdade liberta essa pessoa. Agora a pergunta: Será que quem conhece a Verdade é de fato liberto? Será que a verdade tem poder para libertar uma pessoa? E ainda, libertar do quê? será que é possível uma pessoa conhecer a Verdade e não ser liberto? Ou será que todos que conhece a Verdade ou que conhecerem a Verdade, serão libertos? O que você pensa sobre isto?
É possível conhecer Toda a Verdade e não ser liberto? Ou todos que conhecem a Verdade serão libertos? Porque em João 8.32 Jesus afirma: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
Vamos analisar a história de uma pessoa que conheceu Toda a Verdade mas que não foi liberto.

SATANÁS
A Escritura Sagrada, afirma que Satanás conhece Toda Verdade. O Diabo morou lá em cima, no Céu! Portanto, ele conhece: Deus, Jesus, o Espírito Santo, a Bíblia e os Dez Mandamentos! Então concluímos que Satanás conhece Toda a Verdade. Se Satanás conhece Toda a Verdade, por que ele não foi liberto? Qual o seu problema?
O Diabo morou no Céu. Conhece tudo de perto. Visivelmente e literalmente. Mas, porque ele é o Diabo se ele conhece Toda a Verdade?
Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Por que que Satanás conheceu tudo e não foi liberto? A resposta está em João 8.44 - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (Jo 8:44/ARC)
Então o problema de Satanás é exatamente este que aparece no em João 8.44. Ele jamais se firmou na Verdade.
Olhem, uma coisa é conhecer a Verdade. Outra coisa, é se firmar nela.
A propósito, você conhece a Verdade?
Você está firme na Verdade?
Fazendo um paralelo: Uma coisa é casar. Outra coisa é permanecer casado e feliz. Casar é fácil. Já permanecer casado e feliz já não é tão fácil.
Uma coisa é conhecer a Verdade teoricamente. Outra coisa é se firmar nela. Ora:
"O Diabo é Diabo porque não se firmou na Verdade". Muitos estão na mesma situação do Diabo! Conhecem a Verdade, mas, não se firma na Verdade.
Quantas pessoas tem acesso a Palavra de Deus,mas não se firmam na Verdade.
Há duas formas de se conhecer a Verdade:
Teórica
Prática.
Deus quer que conheçamos a Verdade na teoria e também na prática. Se você conhecer a Verdade na prática, você será liberto! Totalmente liberto. (Jo 8.32)
O problema é que nos nossos dias, existem muitas campanhas de libertação!!
Falsa Libertação
Eles distribuem envelopes, a pessoa coloca uma grande oferta ali dentro, proporcional a sua fé. E depois, essas pessoas levam esses envelopes ali. Participam de 7 sextas-feiras..da "seção do descarrego"...campanha A..campanha B..., é ou não é? Você sabe disso! E aí, o "pastor" coloca a mão na cabeça da pessoa e diz assim: "você está com dor na cabeça? pois isso é um demônio!". Então ele fala: demônio, satanás, sai em nome de Jesus! e dá um grito! "Sai"!! Você já viu isso? Já?
Nós respeitamos todas as pessoas. Mas, o fato de uma pessoa entrar numa "igreja" com dor de cabeça e sair sem ela, não significa que ela foi liberta! Ela ficou sem a dor; Tudo bem. Mas, libertação não é isso!
A verdadeira libertação

Ela vem não quando alguém põe a mão na tua cabeça e dá uns gritos, não! A verdadeira libertação, vem, quando você conhece a Verdade e se firma nela! Por isso Jesus dá aquela afirmação que lemos em Jo 8.32.
É somente com o conhecimento da Verdade que Deus liberta você! E nós cremos na libertação.
A verdadeira libertação; que é uma libertação do pecado, das garras de Satanás, da ignorância, a libertação de tudo aquilo que nos afasta de Deus, só vem quando a pessoa conhece a Verdade. Aí sim, acontece a verdadeira libertação. Entendeu?
Quer ser liberto de toda a armadilha de Satanás? Do pecado? sem pagar 1 centavo?! Então é estudando a Palavra, é buscando o conhecimento da Verdade, em casa ou numa "igreja" que ensine a Verdade. Aí onde você está estudando a Bíblia. É exatamente aí que Deus vai libertar você totalmente! Lembre-se: Jo 8.32.
A Palavra de Deus nos ensina a Verdade. Agora vejamos:
Onde está a Verdade?
Já conhecemos a Verdade. Mas, onde ela está?
Está entre as religiões? Está entre a liderança religiosa?
Você conhece a Verdade? Onde está a Verdade?
Como saber onde ela se encontra? Como viver a Verdade? Esta é uma pergunta muito interessante!
Você sabe agora que o inimigo conhece Toda a Verdade, mas, não se firmou nela. E por isso ele não foi liberto. E aquele que conhece a Verdade e não se firma nela, está na mesma condição do anjo rebelde!! Veja:
Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.
Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.
(Oséias 4:1-3/ARC) e O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6/ARC)
As pessoas estão sendo destruídas, não porque não tem um cheque especial, casa na praia, etc... não. Não é por isso não! As pessoas estão sendo destruídas porque falta o conhecimento. E Jesus diz  em Jo 8.32, que a Verdade liberta!
A Verdade liberta do quê?
Ela liberta:
  • Dos vícios
  • Da depressão
  • Da dúvida
  • Do medo
  • Da ignorância
  • Da solidão
  • Do vazio da alma
  • Das garras de Satanás
Vamos lhe dizer algo muito importante; o nosso Deus, o nosso Senhor Jesus, é a pro´roa Verdade. Ele ama você. Você achou este artigo aqui no Blog e leu sobre ele, não foi por acaso! Deus tem um propósito na sua vida. Deus tem um plano pra você. Deus quer fazer de você, uma pessoa totalmente feliz! Transformada! Por isso, você precisa conhecer a Verdade cada dia mais. O tema não pára por aqui! Você deve continuar pesquisando, se aprofundando cada vez mais. Porque assim, a Verdade vos libertará!
Você quer ser liberto?
  • Quer ser transformado?
  • Quer ser uma nova criatura?
  • Quer andar na Verdade?
  • Ser salvo?
  • Ter Jesus no coração?
  • Receber as virtudes do Sangue de Jesus?
Quer que se cumpra na sua vida, a Palavra: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"? Se você deseja, amém. Então aonde você estiver, ajoelhe-se e ore demonstrando sua decisão, sua entrega a Jesus para seguir a Verdade e se firmar nela!
Que o Senhor te abençoe e te firme na Verdade, todos os dias da tua vida e te faça sequioso pelo conhecimento da Verdade de Deus, em Nome de Jesus, amém!

RUMINANDO A VERDADE

  • A Palavra de Deus é a verdade: Dn 10.21; Jo 17.17.
  • A Trindade é a verdade: O Pai (Dt 32.4), o Filho (Jo 14.6) e o Espírito Santo (1Jo 5.6).
  • Devemos adorar a Deus em verdade: Sl 145.18; Jo 4.24.
  • O fruto do Espírito em nós é uma verdade: Ef 5.8,9.
  • O ministro evangélico foi chamado para anunciar a verdade: 2Co 12.6; Gl 4.16.
  • Só seremos realmente libertos se conhecermos a verdade: Jo 8.32.
  • A grandeza da verdade: Sl 5.7-10.
  • A Igreja da verdade: 1Tm 3.15.
  • A Palavra da verdade: Jo 17.17.
  • As promessas da verdade: 2Co 1.20.
  • O caminho da verdade: Ap 15.3.
  • O castigo da verdade: Ap 16.7.
  • O Cristo da verdade: Jo 14.6; 7.18.
  • O Deus da verdade: Sl 31.5; Is 65.16.
  • O Espírito da verdade: Jo 14.17.
  • O fruto da verdade: Ef 5.9.
  • O pacto da verdade: Mq 7.20.
  • Os estatutos da verdade: Sl 19.9.
VERDADE MANIFESTA  NO AT:
  • A adoração da verdade: Sl 145.18.
  • A preservação da verdade: Pv 20.28.
  • O Deus da verdade: Sl 31.5; Is 65.16.
  • O juízo da verdade: Sl 96.13. 
VERDADE MANIFESTA NO NT:
  • A adoração da verdade: Jo 4.24
  • A alegria da verdade: 1Co 13.6.
  • A mensagem da verdade: Gl 4.16.
  • As promessas da verdade: 2Co 1.20.
  • Coluna da verdade: 1Tm 3.15.
  • Inimigos da verdade: Jo 8.44.
  • O caminho da verdade: Ap 15.3.
  • O Cristo que é a verdade: Jo 14.6.
  • O ensino da verdade: 1Tm 2.7.
  • O fruto da verdade: Ef 5.9.
VERDADEIRO JESUS:
  • Luz verdadeira: Jo 1.9.
  • Pão verdadeiro: Jo 6.32.
  • Verdadeiro Deus: 1Jo 5.20.
  • Videira verdadeira: Jo 15.1.
"CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ"!

6 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus a Verdade Deus abençoe tive iluminação nós pensamentos.amém

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Obrigada pelo estudo da 5 colunas da verdade.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Bem, no artigo acima, gostaria que o amigo(a) me apontasse, onde relato "trindade". Grata pela leitura. Paz :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...