COSTUMES BÍBLICOS: AS PEREGRINAÇÕES DE JESUS


AS PEREGRINAÇÕES DE JESUS

AS PEREGRINAÇÕES DE JESUS
O evangelho nos diz expressamente que Jesus empreendeu viagens maiores na Galileia, quando, ao parar nas cidades e aldeias que encontrava pelo caminho, pregava e ensinava em todas elas. Os doze apóstolos sempre iam com ele. Também faziam parte de sua comitiva algumas mulheres, que se prendiam a Jesus e aos apóstolos pelos laços da gratidão.Eram justamente essas santas mulheres que cuidavam do alimento necessário a esse grupo de peregrinos (Lc 8.1-3).
Ao tratar desse assunto, os evangelistas se referem aos costumes das caravanas que, ainda hoje, os nativos dessa região costumam observar nas viagens que fazem. |Normalmente, os viajantes juntam-se em grupos por causa das incertezas do caminho e formam uma espécie de comunidade. Caso a viagem seja demorada, os grupos estabelecem ordens: determinados homens ficam encarregados de alguns trabalhos e também das compras e informações necessárias. Às mulheres, compete a preparação das refeições e os reparos das roupas.
Voltando às viagens de Jesus, Ele, nas diversas estações do ano, caminhava pelas montanhas e planaltos da Galileia. Na primavera, as ribanceiras em redor dos campos cultivados ficam cobertas das mais lindas flores: narcisos, anêmonas, lírios, tulipas e outras. O céu azulado brilha em todo o seu esplendor.
No verão, devido ao mormaço, o terreno fica seco, e a seara amadurece, primeiro junto ao lago, depois nas ribanceiras e planaltos. O viajante passa por campos em que se podem ouvir os cânticos dos ceifeiros e dos trabalhadores encarregados de amarrarem os feixes. As mulheres respigadoras se inclinam, com o rosto afogueado, sobre os grãos a cintilar no solo ressequido e duro.
Vêem-se jumentos carregados de feixes de trigo amarrados em seus lombos e camelos andando vagarosamente. Ao se encontrarem, as pessoas saúdam umas às outras: "A paz esteja convosco". E a resposta vem logo em seguida: "Convosco esteja a paz".
Passemos, agora, à vida nos campos, onde se encontram os montes de trigo já colhido. Jumentos e camelos são atrelados, e um rapaz, montado sobre um deles, os guia sobre as camadas de trigo. O rolo que passam por sobre as espigas faz que os grãos se desprendam e sejam jogados na massa já triturada.
Devido ao forte calor, as pessoas são obrigadas a repousar sob a sombra das oliveiras. O solo parece arder em chamas. Como sentem pouca fome, um pouco de grão é suficiente para as pessoas se alimentarem. O que não pode deixar de existir nas proximidades do lugar de repouso é uma nascente de água ou poço.
Essas viagens são cansativas. O caminho ora coberto de uma poeira esbranquiçada ou cinzenta, ora assemelha-se ao leito de arroio cheio de pedregulhos e pontas de rochas vivas, que se tem de atravessar. É um alívio quando, à tarde, começa a soprar a viração do mar. Os ciprestes, então, agitam-se suavemente.
As folhagens das videiras parecem chamas esverdeadas em forma de línguas sobre o solo ressequido. O sussurro do vento lembra o murmúrio de um córrego.
As pessoas então, nesse período do dia mais fresco, começam a conversar com maior vivacidade. No Ocidente, o céu assume um colorido dourado, e no Oriente fica de cor púrpura. O Sol, agora, vai desaparecendo. Caso avistem nas proximidades as construções de uma cidade ou de um castelo, à guisa de um sonho dourado, as pessoas apressam o passo para alcançá-las quanto antes. Em caso contrário, reclinam-se no lugar em que se encontram e dormem ali mesmo. Uma pedra, tal como aconteceu com o patriarca Jacó (Gn 28.11), serve de travesseiro. A abóboda celeste conserva ainda por várias horas seu colorido profundamente azul.
Ouve-se, ao longe, o urrar dos jumentos e, em seguida, os cachorros começam a agitar-se e depois a latir, para em seguida começarem, em grupo, a vaguear pelas vizinhanças, enquanto as cigarras cantam nos troncos das árvores. Era assim que prosseguia a vida daqueles que faziam esse tipo de viagem em caravanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...