COSTUMES BÍBLICOS: Os Sodomitas


Os Sodomitas

MONTE DE SODOMA
A MALDADE DOS SODOMITAS 
E SUA DESTRUIÇÃO
(*)HISTÓRIA JUDAICA
Os anjos deixaram a tenda de Abraão e dois deles se viraram na direção de Sodoma para executar a decisão de D'us de destruir aquela cidade.
Os sodomitas eram notórios por sua maldade. Eles não tinham consideração pelos pobres, nem pelo estranho que passava a quem não ofereciam hospitalidade; nem lhe venderiam comida ou água. Depois que descobriram que Plitith, filha de Lot, secretamente dava comida a um estranho que estava quase morrendo de fome, e a queimaram em público. Outra vez, quando descobriram que uma jovem havia alimentado um mendigo faminto, espalharam mel por toda parte e a colocaram na muralha da cidade, para que ela morresse pelas picadas das abelhas atraídas pelo mel.
Esses e muitos outros atos hediondos de crueldade semelhantes pelos sodomitas e seus vizinhos de Gomorra haviam despertado a ira de D'us, e ele decidiu destruí-los completamente.



Abraão pede por Sodoma

Quando D'us informou Abraão de sua intenção de destruir Sodoma e Gomorra, Abraão implorou a D'us que salvasse as cidades por causa dos justos que poderiam morar lá. Somente quando D'us prometeu a ele que, se houvesse até dez habitantes justos em Sodoma, Ele salvaria a cidade inteira por causa deles, Abraão não pediu mais.

Hospitalidade de Lot

Ló, sobrinho de Abraão, nunca poderia esquecer completamente os ensinamentos e modos de vida de seu tio. Embora ele se associasse aos sodomitas por muitos anos, ele não havia aceitado a atitude deles em relação a estranhos e não participava do tratamento cruel deles com o infeliz transeunte.
Ló estava sentado nos portões de Sodoma quando viu dois estranhos. Ele os cumprimentou e os convidou para sua tenda, embora soubesse muito bem que havia arriscado sua vida ao fazê-lo. Os estranhos a princípio recusaram, mas depois que Lot os convenceu, eles finalmente concordaram em segui-lo até sua casa.
O povo de Sodoma, sabendo da presença de estranhos, cercou a casa de Ló. Eles exigiram que Ló desistisse dos dois visitantes para serem tratados da maneira usual. Em vão, Ló tentou acalmá-los e convencê-los a deixar os estrangeiros em paz. Quanto mais ele falava com eles, mais empolgados ficavam. Finalmente, eles ameaçaram matar Lot e começaram a invadir a casa. Mas os anjos puxaram Lot de volta para casa e atingiram a multidão atacante com cegueira, para que não pudessem entrar na casa de Lot.



Ló e sua família são salvos

Então, os anjos disseram a Ló para levar toda a sua família e deixar a cidade imediatamente, porque D'us os havia enviado para destruir Sodoma. Mas os genros de Ló eram sodomitas e recusaram-se a deixar suas casas. A manhã amanheceu, e os anjos pegaram Lot, sua esposa e duas filhas solteiras, e os levaram para fora da cidade, proibindo-os de voltar e olhar a cidade. Assim que Ló chegou a Zoar, D'us choveu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. O lugar que antes parecia um jardim divino foi transformado em um mar de sal. A esposa de Ló estava curiosa demais para obedecer ao comando dos anjos. Ela se virou para olhar a cidade onde eles moravam há tanto tempo. A punição seguiu instantaneamente; ela foi transformada em um pilar de sal. Ló finalmente deixou Zoar, e ele e seus descendentes habitavam as províncias de Moabe e Amom.

O mar Morto

Abraão, lembrando-se da promessa graciosa de D'us, correu de manhã cedo para o local onde havia orado a D'us no dia anterior. O vale florescente estava escondido pela fumaça; fornos gigantes subiram da terra ao céu, onde ficavam as orgulhosas cidades do Jordão; e as chamas selvagens consumiam rapidamente a terra. Quando a devastação terminou, um vasto lago de sal e asfalto, ou betume, "O Mar Morto", ficava a leste do deserto de Judá .
O Mar Morto permaneceu e agora é uma das maravilhas da terra. A destruição de Sodoma trouxe medo a muitos corações. Viajantes e caravanas começaram a evitar essa parte da terra, e logo as estradas que levavam às regiões outrora férteis de Sodoma tornaram-se praticamente desertas. (*Texto publicado em Chabad.org com direitos autorais da Kehot Publication Society - Editado aqui por Costumes Bíblicos - Foto do acervo de Naomi Mayer - Institute Israel Bible Center)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...