COSTUMES BÍBLICOS: LIA - A Matriarca Desprezada


LIA - A Matriarca Desprezada

A segunda metade do livro de Gênesis segue com a fascinante história do patriarca Jacó, o antepassado das doze tribos de Israel. Segundo as Escrituras, Jacó amava sua esposa Raquel mais do que a irmã dela, Lia. Como Lia era “desprezada”, o Senhor teve misericórdia dela e concedeu-lhe seis filhos.

Como foi a oração de Lia(*)

A oração é potente. A oração é poderosa. [!!] E uma oração do fundo do coração é especialmente poderosa. Houve uma mulher em particular que mudou seu destino não uma, mas duas vezes, levando a um milagre notável. Essa mulher era a matriarca dos israelitas, Leah.




Orando por um cônjuge

Como filha mais velha de Labão , Lia estava destinada a se casar com Esaú , o filho mais velho de Isaque . Sua irmã mais nova, Rachel , estava destinada a se casar com o irmão mais novo, Jacob . Mas Leah não aguentou isso. Ela não conseguia imaginar a vida de casada com um homem perverso, idólatra e imoral. Então ela orou como se sua vida dependesse disso. Na verdade, o versículo afirma: “Os olhos de Lia eram ternos”. O judaísmo explica que seus olhos estavam vermelhos de tanto chorar. Ela chorou e orou a Deus para mudar sua realidade, e sua oração foi aceita. Ela não apenas não se casou com Esaú, mas também se casou com Jacó antes mesmo de sua irmã.

Orando por uma filha

O que mais ela afetou com suas orações? Quando Leah descobriu que estava esperando um menino, ela fez um cálculo mental. Ela sabia que seu marido, Jacó, teria 12 filhos, progenitores das 12 tribos de Israel . Leah já tinha seis filhos. Se ela desse à luz um menino, seriam sete de Lia. Cada uma das servas tinha dois meninos, o que significaria que Raquel ficaria com apenas um. E então Leah orou a Deus e, milagrosamente, o feto se transformou de menino em menina! Ela chamou sua filha de Dinah , da palavra hebraica din , ou “julgamento”. Ela julgou a si mesma, declarando que queria que o feto masculino fosse uma mulher e, de fato, ela conseguiu exatamente isso.

O pensamento leva à introspecção

Você já se perguntou por que Leah merecia ter mais filhos do que Raquel? O versículo diz: “E o Eterno viu que Lia era odiada, então Ele abriu seu ventre; mas Raquel era estéril.” De uma perspectiva espiritual, Leah não era apenas Leah a pessoa, mas “Leah o conceito espiritual”. E entender por que a fonte espiritual de Leah tem mais filhos nos dá uma visão não apenas sobre o que orar, mas como orar.
De acordo com os ensinamentos do Chassidismo , a fonte espiritual de Leah era de um nível oculto de Divindade ( alma de'itkasya ), correspondendo ao pensamento, que está oculto. A fonte espiritual de Rachel, por outro lado, era de um nível mais revelado de Divindade ( alma de'itgalya ), correspondendo à fala, que é revelada.

"É preciso esforço para se concentrar na oração e dedicar
 tempo para pensar em Deus, mas é isso que leva a um 
verdadeiro relacionamento emocional com Deus."


Adivinha qual as pessoas preferem? A maioria de nós prefere sentar e conversar do que se esforçar para pensar conscientemente. É preciso mais esforço para contemplar, meditar e realmente se engajar no pensamento como uma disciplina.
E, no entanto, o pensamento consciente é necessário para poder orar com sentimento. Já que nossos sentimentos nascem apenas através do pensamento, se quisermos ser capazes de orar com amor e reverência a Deus, então temos que pensar Nele. Em vez de permitir que nossos pensamentos sejam trens na pista, a oração é um momento para contemplar a grandeza de Deus e toda a bondade que Ele nos concedeu. E é Leah em sua fonte espiritual, pensando em Deus, que leva a “filhos” espirituais: emoções de amor e paixão por Deus.
Em uma era de distrações e falta de foco, a oração é um momento para sintonizar e focar na verdade de nossa realidade. E não apenas podemos gerar emoções de amor e reverência a Deus, mas também podemos orar por milagres.
Como Léia.
Nota da Alma: É preciso esforço para se concentrar na oração e dedicar tempo para pensar em D'us, mas é isso que leva a um verdadeiro relacionamento emocional com Deus.
Os nomes dos quatro primeiros meninos, no original em hebraico, revelam muito sobre o plano de Deus para o povo de Israel…(*)

A recompensa de Lia

Um alegre primogênito

Nos versículos finais de Gênesis 29, lemos em rápida sucessão a história do nascimento dos quatro filhos de Lia. A cada um é dado um nome hebraico que carrega um significado emocional profundo que só é compreendido no original em hebraico. O nome do seu primeiro filho, Rúben (רְאוּבֵן), vem da palavra hebraica ra’ah (רָאָה), que significa “ver”. O nome Rúben é pura expressão de alegria – de ver um filho nascer! 

Deus ouve Lia

O nome do segundo filho de Lia é Simeão (שִׁמְעוֹן), que vem da palavra hebraica shema (שָׁמַע) que significa “ouvir”. Lia expressa sua gratidão a Deus por ouvi-la chorar e abençoá-la com um segundo filho. O nome do terceiro filho Levi (לֵוִי) está relacionado com a palavra hebraica para “anexar”, yelave (יִלָּוֶה). Lia esperava que esse filho finalmente fizesse com que Jacó ficasse mais apegado a ela.
O nome do quarto filho é o mais expressivo: Judá (יְהוּדָה), que vem da palavra hebraica para “louvor”, odeh (אוֹדֶה). Lia finalmente consegue deixar de lado sua rivalidade com sua irmã e sua frustração com o marido. Ela simplesmente louva a Deus por conceder a ela um grande papel na criação das tribos do povo judeu. Até hoje, o povo de Israel chama a si mesmo de Yehudim ou “filhos de Judá”

(* Fonte de informação e texto por Yoel Adler, IsraelBiblicalStudies.com - * Isso faz parte de uma série contínua com foco nas orações das mulheres ao longo dos tempos e o que podemos aprender com as mulheres da Bíblia, sobre o impacto da oração. Esse artigo faz parte de uma película publicada originalmente em Chabad.org - Editado aqui por Costumes Bíblicos)

SUMÁRIO CRONOLÓGICO

Lia e seu esposo.
A esposa inesperada.
Ela era a filha mais velha de Labão e tinha olhos tenros[leia no início, acima☝, o que era o tenro dos olhos de Lia] (Gn 29.16,17).
Labão a substituiu secretamente por Raquel na noite do casamento de Jacó (Gn 29.23).
A esposa que não era amada.
Ela não era amada por Jacó (Gn 29.31).
Apesar disso, Deus a amava e a abençoou (Gn 29.31-35).
Lia e seus filhos [A Matriarca Desprezada].
Ela teve seis dos 12 filhos de Jacó e sua única filha.
Lia e a sua serva.
Labão ofereceu Zilpa à Lia para ajudá-la (Gn 29.24).
Lia deu Zilpa a Jacó com o propósito de gerar filhos (Gn 30.9).
Lia e sua irmã
A malícia.
Lia acusou Raquel de roubar-lhe o amor de Jacó (Gn 30.15).
As mandrágoras.
Seu filho Rúben presenteou sua mãe com algumas  mandrágoras que encontrou (Gn 30.14).
Mandrágoras era uma planta folhosa comida por camponesas, que achavam que isso as ajudaria a engravidar.
Depois de comê-las, Lia dormiu com Jacó, e Issacar nasceu (Gn 30.16-18).
Lia e seu sepulcro.
Lia, depois, foi enterrada por Jacó juntamente com Abraão e Sara na cova de Macpela (Gn 49.30,31).

DADOS

Pai: Labão (Gn 29.16).
Esposo: Jacó (Gn 29.23).
Filhos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom (Gn 35.23).
Filha: Diná (Gn 30.21).Irmã: Raquel (Gn 29.16).
Citada pela primeira vez na Bíblia: Gênesis 29.16.
Citada pela última vez: Rute 4.11.
Significado do nome: "Cansada".
Mencionada: 34 vezes.
Livros da Bíblia que citam Lia: dois livros (Gênesis, Rute).
Lugar onde nasceu: Harã (Gn 28.4,16).
Lugar onde faleceu: Hebrom (Gn 49.30,31).
Detalhe importante sobre a vida de Lia: ela deu à luz seis filhos e a filha de Jacó (Gn 30.21; 35.23). Tornou-se uma das matriarcas de Israel!








2 comentários:

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...