COSTUMES BÍBLICOS: A LÍNGUA ORIGINAL DO NOVO TESTAMENTO


A LÍNGUA ORIGINAL DO NOVO TESTAMENTO

A LÍNGUA ORIGINAL DO NOVO TESTAMENTO
O texto original dos documentos que conhecemos como o Novo Testamento foi escrito por judeus seguidores de Cristo (no antigo sentido da palavra) em um idioma que pode ser melhor descrito, não simplesmente como grego koiné (ou comum), mas como "koine judaico-grego".
Primeiro de tudo, o que é grego koiné? O grego koiné (que é diferente do grego clássico) era a forma multi-regional comum do grego falado e escrito durante a antiguidade helenística e romana. No entanto, não creio que a língua que vemos no Novo Testamento possa ser descrita SOMENTE como grego koiné. Existem elementos do grego koiné usados ​​no Novo Testamento que enfatizam sua conexão significativa com o hebraico e a cultura judaica do primeiro século. Eu prefiro chamá-lo de "judeu-grego" (ou koine-judeu-grego) .

O que é judeu-grego? O judeu grego é simplesmente uma forma especializada de grego usada pelos judeus para se comunicar . Essa forma de grego retinha muitas palavras, frases, estruturas gramaticais e padrões de pensamento característicos da língua hebraica. Temos exemplos semelhantes em outras línguas: as conhecidas línguas judaico-alemã (ídiche), judaico-espanhola (ladino) e as menos conhecidas judaico-farsi, judaico-árabe, judaico-italiana e judaico-georgiana.
Então, o judeu-grego é realmente grego? Sim, mas é o grego que herdou os padrões do pensamento e expressão semitas . Dessa maneira, difere das formas gregas usadas por outros grupos de pessoas.
Discordo que o Novo Testamento foi primeiro escrito em hebraico e depois traduzido para o grego.
Em vez disso, acho que foi escrito em grego por pessoas que pensavam "judaicamente". Mais importante, os autores do Novo Testamento pensavam em vários idiomas . As pessoas que falam uma variedade de idiomas também conseguem pensar em uma variedade de idiomas. Quando falam, no entanto, importam regularmente para esse idioma algo que vem de outro. Nunca é uma questão de "se", mas apenas de "quanto".
Leia também:
"Como o Novo Testamento
chegou até nós"


Devemos lembrar que a versão grega da Bíblia Hebraica (comumente chamada de Septuaginta) foi traduzida para o grego pelos principais estudiosos judeus da época. Diz a lenda que cada um dos 70 sábios judeus individuais fez traduções separadas da Bíblia Hebraica e, quando foram concluídas, todas se encaixavam perfeitamente. Como eu disse, "é uma lenda". O número 70 provavelmente simboliza as 70 nações do mundo no judaísmo antigo.. Esta tradução não era apenas para judeus de língua grega, mas também para não-judeus, para que eles também pudessem ter acesso à Bíblia Hebraica. Você pode imaginar quantas palavras, frases e padrões de pensamento hebraicos estão presentes em todas as páginas da Septuaginta, mesmo que estejam escritas em grego. Portanto, além dos autores do Novo Testamento que pensam judaica e hebraicamente , também temos a maioria de suas citações do Antigo Testamento provenientes de outro documento em língua grega, de autoria judaica - a Septuaginta . É surpreendente que o Novo Testamento esteja cheio de formas hebraicas expressas em grego ?!
Como uma observação lateral, o uso da Septuaginta pelos escritores do Novo Testamento é realmente um conceito muito empolgante. O texto judaico da Bíblia Hebraica usado hoje é o Texto Massorético (MT, abreviado). Quando os Manuscritos do Mar Morto foram finalmente examinados, descobriu-se que não havia um, mas três famílias diferentes de tradições bíblicas na época de Jesus . Um deles se aproximava muito do texto massorético, um se aproximava da Septuaginta e um parece ter conexões com a Torá samaritana. Entre outras coisas, isso indica que a Septuaginta citada pelo Novo Testamento tem grande valor , uma vez que foi baseada em um texto hebraico que é pelo menos tão antigo quanto o texto base original do (mais tarde) Texto Massorético (MT).

Entenda porque O NOVO TESTAMENTO, NÃO É UM LIVRO!

A maioria dos leitores da Bíblia sabe que o Novo Testamento é uma coleção de evangelhos, cartas e ensinamentos que datam da época dos primeiros judeus seguidores de Jesus. O termo inglês vem do latim, Novum Testamentum , que geralmente é atribuído ao escritor cristão primitivo Tertuliano (século II dC). No entanto, os leitores modernos podem achar irônico descobrir que quando a própria Bíblia menciona “Novo Testamento/Aliança” (καινὴ διαθήκη; kaine diatheke ) isso não significa esta coleção de escritos apostólicos. ( leia o artigo anterior, “Nova Aliança ou Novo Testamento?” )
Nos Evangelhos, Jesus usou o termo “Nova Aliança” quando falou de seu auto-sacrifício (Lc 22,20). Shaul (Paulo) repetiu as palavras do Messias sobre uma Nova Aliança para seu próprio grupo de crentes em Corinto (1 Coríntios 11:25). O escritor de Hebreus usou o termo (em Hebreus 8:8; 9:11-15) com referência à promessa feita por Jeremias de uma “nova aliança” para Israel e Judá (Jeremias 31:31-34). O objetivo de Hebreus era mostrar que Yeshua é o Messias que introduziu um novo e melhor sacerdócio. Paulo também usou o termo “nova aliança” (2 Coríntios 3:6, 14) – referindo-se a si mesmo e a seus colaboradores como “ministros da nova aliança”. Sem dúvida, Paulo também se apoiou na promessa da nova aliança de Jeremias em busca de inspiração. Deus declara através de Jeremias,

31 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e a casa de Judá, 32 não como a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei por a mão para tirá-los da terra do Egito, minha aliança que eles quebraram, embora eu fosse seu marido, diz o Senhor. 33 Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no meio deles, e a escreverei no seu coração. E eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 34 E não mais ensinará cada um ao seu próximo e cada um ao seu irmão, dizendo: 'Conhece o SENHOR', porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior, declara o SENHOR. Pois perdoarei a sua iniquidade e não me lembrarei mais do seu pecado”. (Jr 31:31-34 NVI)

Esta Nova Aliança/Testamento (בְּרִית חֲדָשָׁה; berit hadashah ) não é um livro, mas sim uma aliança — ou contrato teológico — que fala de andar com Deus em um relacionamento mais novo e mais profundo do que nunca.
De fato, a “Nova Aliança/Testamento” nem sequer é um paradigma teológico exclusivamente cristão. Escritos judaicos encontrados no Mar Morto e no Cairo Geniza desenvolvem uma ideia teológica idêntica baseada nas palavras de Jeremias — muito antes de Jesus e dos apóstolos. Os judeus de Qumran chamavam a si mesmos de “a comunidade da nova aliança” e falavam em “entrar na nova aliança” (Zadokite Fragments ou CD vi 19; viii 21; xix 34; 1QpHab ii 3-4). De fato, o “Novo Testamento” é um título. Na tradição cristã posterior, o Novo Testamento tornou-se uma descrição da coleção de escritos apostólicos, mas, biblicamente falando, a Nova Aliança não é um livro.
(Fonte do texto: Categoria: Evangelhos Judeus - Israel Bible Center - IBC - Edição de imagem: Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...