Costumes Bíblicos: O Mundo Vindouro nos Extra-Bíblicos





O Mundo Vindouro nos Extra-Bíblicos

O Mundo Vindouro
O Quarto Livro de Esdras é uma obra apocalíptica judaica composta no final do primeiro século EC, alguns anos após a destruição do Templo de Jerusalém. 4 Esdras foi escrito em hebraico ou possivelmente grego e sobreviveu até nossos dias apenas em traduções latinas, siríacas, etíopes, armênias e árabes. Apesar do fato de que os escribas cristãos adicionaram 2 capítulos a este texto extra-bíblico (não pelo profeta bíblico Esdras), o resto do livro está cheio de teologia judaica do primeiro século e muitos hebraísmos. Neste trecho, Ezra lamenta por que tão poucas pessoas podem herdar o mundo vindouro. Você pode comparar suas palavras com o ensino em Mateus 7:13-14, 22:14, Marcos 10:26 e Lucas 13:22-23. Muitos são chamados por Deus, mas apenas alguns justos perseverarão até o fim. A estrada estreita não é bem percorrida.

” 1 Ele (anjo) me respondeu e disse: “O Altíssimo fez este mundo por causa de muitos, mas o vindouro por causa de poucos. 2 Mas vou te contar uma parábola, Esdras. Assim como, quando você perguntar à terra, ela lhe dirá que ela fornece muito barro do qual é feita a cerâmica, mas apenas um pouco de pó do qual vem o ouro; assim é o curso do mundo atual. 3 Muitos foram criados, mas poucos serão salvos.”…
41 “Pois assim como o lavrador lança muitas sementes na terra e planta uma multidão de mudas, nem tudo o que foi semeado brotará no devido tempo, e nem tudo o que foi plantado criará raízes; assim todos os que foram semeados no mundo não serão salvos”. 42 Respondi e disse: “Se achei graça diante de vocês, deixe-me falar. 43 Porque, se a semente do lavrador não brotar, porque não recebeu a chuva a seu tempo, ou se foi estragada por muita chuva, perece. 44 Mas o homem, que foi formado por suas mãos e é chamado sua própria imagem, porque foi feito como você, e por quem você formou todas as coisas, você também o fez como a semente do lavrador? 45 Não, ó Senhor que estás sobre nós! Mas poupe seu povo e tenha misericórdia de sua herança, pois você tem misericórdia de sua própria criação”.
46 Ele me respondeu e disse: “As coisas presentes são para os que vivem agora, e as futuras são para os que viverão depois. 47 Pois você está longe de ser capaz de amar minha criação mais do que eu a amo. Mas muitas vezes você se comparou com os injustos. Nunca faça isso! 48 Mas também neste aspecto serás digno de louvor perante o Altíssimo, 49 porque te humilhas, como convém a ti, e não te consideraste justo para receber a maior glória. 50 Pois muitas misérias afetarão os que habitam o mundo nos últimos tempos, porque andaram com grande orgulho. 51 Mas pense em seu próprio caso e pergunte sobre a glória daqueles que são como você, 52 porque é para você que o paraíso é aberto, a árvore da vida é plantada, a era vindoura é preparada,
53 A raiz do mal está selada para você, a doença está banida de você, e a morte está escondida; o inferno fugiu e a corrupção foi esquecida; 54 dores passaram, e no final o tesouro da imortalidade se manifesta. 55 Portanto, não pergunte mais sobre a multidão dos que perecem. 56 Pois eles também receberam a liberdade, mas desprezaram o Altíssimo, desprezaram a sua lei e abandonaram os seus caminhos. 57 Além disso, eles até mesmo pisotearam seus justos, 58 e disseram em seus corações que Deus não existe, embora sabendo muito bem que eles devem morrer. 59 Pois assim como as coisas que eu predisse esperam por você, assim a sede e o tormento que estão preparados os aguardam. Pois o Altíssimo não pretendia que os homens fossem destruídos; 60 mas eles mesmos que foram criados contaminaram o nome daquele que os fez, e foram ingratos para com aquele que lhes preparou a vida. 61 Portanto, meu julgamento está agora próximo; 62 Não mostrei isso a todos os homens, mas apenas a você e a alguns como você”. 
(4 Esdras 8. 1-3, 40-62 citado da edição de Charlesworth-Publicado originalmente pelo Dr.Pinchas Shir em Israel Bible Center- Editado aqui por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

Fineias: o zelote da Bíblia

Phinehas (também soletrado Pinchas ou Phineas no hebraico ) A história de Fineias, o zelote Linhagem de Phinehas Finéias era filho de Elaz...