COSTUMES BÍBLICOS: março 2021

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

O ESPÍRITO SANTO no Talmud sendo referido nas leis judaicas

O Espírito Divino (santo) ( שְׁכִינָה וְרוּחַ הַקּוֹדֶשׁ)
Este trecho é uma discussão rabínica sobre a oração de Ana no tratado Berachot, no Talmude Babilônico. Embora este texto tenha sido compilado por volta de 600 EC, ele registra as palavras de rabinos do segundo século EC. O texto explica a existência de algumas normas judaicas tradicionais sobre a oração (especificamente, a oração do coração, a necessidade de vocalizar a oração e a necessidade de quietude e privacidade na oração). A parte mais notável da passagem é a afirmação rabínica de que Eli não reconheceu o que Hanna estava fazendo, é porque o "Espírito Santo" ( רוּחַ הַקּוֹדֶשׁ ; ruach hakodesh ) e a Presença divina ( שְׁכִינָה ; Shechiná) não morava com ele. Este texto talmúdico começa referindo-se a “halakhot”, ou leis judaicas, e se desenvolve em uma discussão que inclui o papel do Espírito Santo no discernimento. Leia mais sobre a obra do Espírito no discernimento, AQUI

Rav Hamnuna disse: Quantas halakhot [também literalmente traduzida como  "caminho"] significativas podem ser derivadas desses versos da oração de Hannah? Como está escrito: “E Ana falava em seu coração, apenas seus lábios se moviam e sua voz não se ouvia, então Eli pensou que ela estava bêbada” (I Samuel 1:13). A Gemara[A Guemará (também pronunciada Guemora, e raramente Guemorra) (do aramaico גמרא gamar; literalmente, "estudar" ou "aprender por tradição"] elabora: Do que é declarado aqui: “E Hannah falou em seu coração”, a halakha que aquele que ora deve focalizar seu coração em sua oração é derivada. E daquilo que é declarado aqui: “Apenas seus lábios se moveram”, deriva a halakha que aquele que ora deve enunciar as palavras com seus lábios, não apenas contemplá-las em seu coração. Do que está escrito aqui: “E a voz dela não podia ser ouvida”, o halakha que é proibido de levantar a voz em sua oração de Amida, pois deve ser recitada silenciosamente (calmamente). Da continuação do versículo aqui: “Então Eli pensou que ela estava bêbada, ”A halakha que uma pessoa bêbada é proibida de orar. É por isso que ele a repreendeu. Sobre o assunto da repreensão de Eli a Ana, como se afirma: “E Eli disse-lhe: Até quando ficarás bêbada? Tira de ti o teu vinho ”(I Samuel 1:14); Rabino Elazar disse: Daqui deriva a halakha que aquele que vê em outro uma questão imprópria, deve repreendê-lo.
“E Ana respondeu e disse não, meu senhor, sou uma mulher angustiada, e não bebi vinho nem licor, mas derramo a minha alma perante o Senhor” (I Samuel 1:15). Quanto às palavras: "Não, meu mestre", Ulla, e alguns dizem que Rabbi Yosei, filho do Rabbi Ḥanina, disse que ela disse a ele, em uma alusão: Com relação a este assunto, você não é um mestre, e o Divino O Espírito (santo) (רוּחַ הַקּוֹדֶשׁ) não repousa sobre você, pois você falsamente suspeita de mim. Alguns dizem outra versão de sua resposta. Ela disse a ele, questionando: você não é um mestre? Não são a Presença Divina e o Espírito Divino (santo) ( שְׁכִינָה וְרוּחַ הַקּוֹדֶשׁ) contigo que me julgaste culpado e não me julgaste inocente? Você não sabia que eu sou uma mulher de espírito angustiado? (Berachot 31a, tradução de Davidson)
[Este texto foi publicado originalmente por Dr. Pinchas Shir na categoria "Textos Extra-Bíblicos" em Israel Bible Center- Editado aqui por Costumes Bíblicos por afiliação em Israel Biblibal Studies, veja nossos cursos, AQUI]
Uma pergunta curiosa: Deus ouve orações de pessoas que usam bebidas alcoólicas e drogas?
Bem, não temos como saber isso objetivamente. Acho que cabe a Deus escolher ouvir ou responder aos nossos apelos, dependendo da situação. Não há regras rígidas sobre isso. E também, saber que Deus ouve nosso coração chorar e que Hanna pegou que Eli não conseguia discernir, mas Deus sim, nos encoraja a fazer nossas orações focando nossos pensamentos em Deus!

LEIA MAIS SOBRE
O ESPIRITO SANTO

Postagem em destaque

NATAL E, finalmente, o Natal é um feriado pagão?

O NATAL É PAGÃO? Vou começar este artigo com o anúncio do Anjo Gabriel a Zacarias! A história do nascimento de Jesus tem como palco Jerusalé...