COSTUMES BÍBLICOS: TRÊS MANEIRAS PELAS QUAIS O ESPÍRITO SANTO INFLUENCIA NOSSA VIDA


TRÊS MANEIRAS PELAS QUAIS O ESPÍRITO SANTO INFLUENCIA NOSSA VIDA

1. O Espírito Santo nos dá discernimento com relação às nossas amizades. Algumas pessoas são contenciosas. Suas críticas geram uma atmosfera de conflito, ira e cinismo. "Afaste-se desses também" (2Tm 3.5b). Fique atento a pessoas de espírito beligerante [que faz guerra]. Quando o Espírito Santo está na liderança, conseguimos perceber essas pessoas rapidamente. "Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas" (2Tm 2.23).
2. O Espírito Santo aumenta nossa paciência, o que sempre traz paz para nossas circunstâncias também. "Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente" (2Tm 2.24). Infelizmente a maioria de nós culpa as pessoas ao redor pela atmosfera beligerante. Entretanto, qualquer disputa exige dois ou mais indivíduos. Se nos recusarmos a entrar numa briga, a batalha não poderá continuar. "Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda. O que o carvão é para as brasas e a lenha para a fogueira, o amigo de brigas é para atiçar discórdias" (Pv 26.20,21).
3. O Espírito Santo nos dá coragem e força para nos afastarmos da companhia de pessoas tolas. Isso aumenta nossa paz. "Mantenha-se longe do tolo, pois você não achará conhecimento no que ele falar" (Pv 14.7).

Preste atenção nesse comentário:

"Em uma noite, depois de um culto, eu estava muito feliz. Muitas pessoas  haviam aceitado a Cristo. Um grande número delas havia sido curado. Tudo estava em paz. Quando chegamos a um restaurante para jantar, uma pessoas da equipe da igreja onde havíamos ministrado começou a reclamar com a garçonete. Havia uma mancha no copo dela ou algo assim. Em alguns minutos, todos estávamos falando sobre experiências com baratas na comida e outras circunstâncias infelizes e desastradas em restaurantes. Em menos de trinta minutos, passamos de um mover glorioso do Espírito Santo para uma atmosfera de pessimismo e decepção. Isso tudo aconteceu por influência de uma única pessoa."(Dr. Mike Murdock)

E por aí vai. São inúmeras experiências péssimas que às vezes enfrentamos por um comentário mau interpretado, por uma reação sem pensar. E que através de uma única pessoa, gera-se uma discórdia tão ferrenha, ao ponto de se desfazer laços de amizades, irmandade e até familiar! Um câncer que ronda invisivelmente!
Podemos agir como uma porta ou como um muro.
Podemos ser como um muro contra a falta de estímulo, o cinismo e o pessimismo. Ou podemos ser uma porta para que outras pessoas entrem e continuem na presença de Deus. às vezes é maravilhoso ser como uma porta para que a presença do Senhor possa manifestar-se. Entretanto, há ocasião em que é necessário agirmos como um muro contra coisas indignas, mundanas e que nos trazem infelicidade.
A Palavra de Deus é um instrumento de paz nas mãos do Espírito Santo. "Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeças" (Sl 119.165).
Quando a Palavra de Deus é semeada continuamente em nosso coração, ela traz uma colheita de paz.
Quando alguém se aproxima de mim trazendo perturbação emocional, sei que a Palavra de Deus não tem dominado a vida desta pessoa. Ela fala sobre problemas, em vez de mencionar Aquele que está lutando por Ela. Fica falando de sua batalha, em vez da promessa de vitória. Menciona suas dúvidas, em vez de sua fé em Deus. Enfoca o inimigo, em vez de estar com os olhos voltados para o Consolador.
Se a Palavra de Deus estivesse o tempo todo nos lábios daquela pessoa, também estaria em sua mente.
Se a Palavra de Deus estiver presente o tempo todo em nossa mente, influenciará nossa conduta e nosso comportamento.
Devemos acolher a Palavra de Deus como instrumento mais eficiente de mudança em nossa vida. Foi por isso que Paulo escreveu a Timóteo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra" (2Tm 3.16,17).
  • O Espírito Santo inspirou as Escrituras.
  • O Espírito Santo influencia nossas palavras.
  • O Espírito Santo utiliza a Palavra de Deus para trazer paz ao nosso coração. Não a ignore. Não a trate com desprezo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A PÁSCOA DOS JUDEUS - Pêssach

A Páscoa, também conhecida como Pessach, é o feriado judaico de 8 dias celebrado no início da primavera que comemora a emancipação dos israe...