COSTUMES BÍBLICOS: AS DEZ PRAGAS DO EGITO E SEU OBJETIVO


AS DEZ PRAGAS DO EGITO E SEU OBJETIVO


AS DEZ PRAGAS DO EGITO E SEU OBJETIVO
Dado o contexto da história, as dez pragas tiveram a intenção de mostrar a superioridade de Deus( ADONAI - YHVH em hebraico) sobre os deuses do Egito. Possíveis paralelos incluem:
O auge do relato das pragas é a Páscoa (Êx 12.1-4). Durante a décima praga, o "anjo da morte" passou pelo Egito, provocando a morte dos primogênitos, inclusive o filho do Faraó. A fim de não serem atingidos pela praga, os israelitas foram instruídos a abater um cordeiro sem defeito, espalhar o sangue nas ombreiras das portas, e assar o animal e comê-lo com pães ázimos e ervas amargas. Essa refeição (pesach) foi o prelúdio do êxodo. A fé deles tornou-se a base da redenção da nação cativa no Egito. Assim, Deus ordenou que Israel celebrasse a festa da Páscoa por todas as gerações como comemoração desse importante acontecimento (Êx 12.1-14). Já que Israel deveria deixar o Egito imediatamente, e o pão demorava para levedar, os hebreus tiveram de eliminar o fermento de suas casas. Assim sendo, Deus também determinou que Israel celebrasse a festa dos pães asmos (matstsoth) por todas as gerações a fim de comemorar a rapidez com que o povo redimido deixou o Egito (Êx 12.15-20). E Jesus derramou Seu sangue para nossa redenção na ocasião da Páscoa (Jo 19.14), cumprindo a declaração de João Batista: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).



Praga
Divindade egípcia
ref.:
1. Água em sangue
Osíris, Hapi, Khnum
Êxodo 7.14-25
2. Rãs
Heqt, divindade rã
Êxodo 8.1-15
3. Piolhos
Seb
Êxodo 8.16-19
4. Moscas
Khepri e Uatchit
Êxodo 8.20-32
5. Gado
Tifão e Imhotep
Êxodo 9.1-7
6. Úlceras
Hator e Ápis
Êxodo 9.8-12
7. Saraiva
Serápis e Ísis
Êxodo 9.13-35
8. Gafanhotos
Set, protetor das colheitas
Êxodo 10.1-20
9. Trevas
Rá, deus sol
Êxodo 10.21-29
10. Morte dos primogênitos
Ptá,deus da vida
Êxodo 11.1—12.36
Deus deu instruções a Moisés para que ele falasse a Arão para tocar nas águas com o seu bordão
e todo o rio tornou-se em sangue
Êxodo 7.14

CURIOSIDADE DO HEBRAICO BÍBLICO SOBRE AS DEZ PRAGAS (*DESFAZENDO A CRIAÇÃO COM AS PRAGAS FINAIS DO EGITO)

As dez pragas contra o Egito lembram as dez expressões de Deus na criação: as dez aparições de ויאמר ( vayomer ; “e ele disse”) em Gênesis 1 sublinham a criatividade do Senhor , e Êxodo apresenta dez pragas pelas quais Deus desfaz a própria criação para libertar os hebreus da escravidão. Cada praga corresponde e reverte um ato criativo específico, e as pragas finais - escuridão e morte do primogênito - não são exceção [para obter detalhes sobre como as pragas 1-8 se encaixam nesse esquema de criação, clique aqui ... e aqui ... e aqui ... e aqui! ] De fato, a praga das trevas desfaz o primeiro ato de Deus de dar luz a um mundo sombrio.Então, a praga final desfaz o ato final de criação de Deus; as mortes do primogênito desfazem o surgimento dos primeiros humanos no sexto dia. Ao enviar as pragas, Deus está disposto a cancelar a criação para garantir a emancipação de Israel.
A nona praga cobre o Egito com uma escuridão que lembra a escuridão primordial antes da intervenção divina. De acordo com Gênesis, "No começo ... a terra estava sem forma e vazia, e as trevas ( hos ; hoshek ) estavam sobre a face das profundezas" (Gn 1: 2). Deus encontra as trevas chamando a primeira luz para o mundo e depois separa “a luz das trevas ( hos ; hoshek )” (1: 4). No Egito, Deus permite que as trevas invadam a luz, revertendo assim o primeiro ato criativo: “O Senhor disse a Moisés: 'Estenda a mão para os céus, para que haja trevas ( חשׁך ;Hoshek ) na terra do Egito, uma escuridão que pode ser sentida. E Moisés estendeu a mão para o céu e houve trevas densas( hos ; hoshek ) sobre toda a terra do Egito por três dias ... mas todos os filhos de Israel tiveram luz em suas habitações ”(Êx 10: 21-22). Ao permitir que a luz permanecesse no meio de Israel, Deus mais uma vez separou a luz das trevas, assim como Deus fez na criação. Desta vez, porém, Deus inverte o processo criativo, trazendo trevas para uma terra iluminada.
Depois que Deus envia a décima e última praga, todos os egípcios primitivos perecem, de modo que “houve um grande clamor no Egito, pois não havia uma casa na qual não houvesse morte ( ; ת ; conheceu )” (Êx 12:30) . Junto com os seres humanos primogênitos, até os animais primogênitos entre os animais do Egito expiram (12:29). Essa descrição da morte inverte a obra criativa de Deus no sexto dia - o dia em que Deus cria o gado e a humanidade, e o dia que inclui a frase “o sopro da vida ” ( נפשׁ חיה ; nefesh hayah; Gen 1:30). Além disso, Deus respira “o sopro da vida” para a humanidade em Gênesis 2: 7. Na medida em que animais e humanos recebem "vida" no sexto dia, a morte na praga final desfaz a criação inicial. Finalmente, quando Faraó finalmente ordena que os israelitas saiam, ele acrescenta a Moisés e Arão: "Pegue seus rebanhos e manadas ... e se vá, e me abençoe ( ברך ; barakh ) também!" (Êx 12:32). Essa referência faraônica à “bênção” ecoa a decisão de Deus de “ abençoar ” ( ברך ; barakh ) tanto humanos quanto animais no sexto dia (Gênesis 1:22, 28). No Êxodo, no entanto, o rei do Egito pede bênçãos no meio da morte, enquanto Deus concede bênçãos pela vida. Desse modo, as pragas finais invertem os primeiros dias de Gênesis e ressaltam a disposição de Deus de desfazer a criação quando ela leva à salvação de Israel. (*Texto de Dr. Nicholas J. Schaser/Israel Bible Center/Editado aqui por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...