COSTUMES BÍBLICOS: O SEGREDO

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

O SEGREDO

O SEGREDO - O FIM DOS TEMPOS NA VISÃO JUDAICA
E Jacó chamou seus filhos e disse: Reuni-vos, para que eu vos diga o que sucederá em vós no fim dos dias. (Gênesis 49: 1)

O Talmude explica que "Jacó desejava revelar a seus filhos o fim dos dias ( ketz hayamim - o tempo da redenção final e completa de Mashiach ), após o que a presença divina se afastou dele".
Isso levanta a pergunta óbvia: por que Jacó desejava fazer uma coisa dessas? O que esse conhecimento teria alcançado? Pelo contrário, os filhos de Israel sabiam a data da vinda de Mashiach , isso não teria tido um efeito mais adverso em sua moral? O conhecimento de que a redenção seria mais de 3.500 anos no futuro seria uma fonte de desânimo e desespero para os judeus no Egito?

A oportunidade

No Cântico no Mar (o salmo de louvor que o povo de Israel cantou na costa do Mar Vermelho após a libertação dos exércitos do Faraó), há um versículo que diz: "Traga-os e plante-os no monte da sua herança" , a base para a Sua habitação que você, D'us , fez; o Santuário, ó Senhor, que Suas Mãos estabeleceram. " O Zohar explica que, se fôssemos dignos, o próprio D'us teria nos trazido para a Terra Santa e ele mesmo teria construído o Beit HaMikdash ( Templo Sagrado ) em Jerusalém , fazendo essas ações eternas e inalteráveis. Em outras palavras, o êxodo do Egito teria constituído a redenção final. Foi apenas por causa de uma série de falhas de nossa parte (incluindo o pecado do Bezerro de Ouro e dos Espiões) que nossa entrada na terra de Israel e a construção do Beit HaMikdash foram realizadas por meios humanos e foram as seguintes: mortal e vulnerável à corrupção como seus autores humanos. Assim, ainda aguardamos o dia em que o próprio D'us nos reunirá desde os confins da terra e reconstruirá o Beit HaMikdash , tornando Sua presença manifesta em nossas vidas invencível e eterna.
Era esse "fim" que Jacó desejava revelar. Na época da morte de Jacó, o êxodo estava a 193 anos - além das vidas plausíveis dos filhos e netos de Jacó, mas próximo no contexto de seu potencial como o evento culminante da história. Além disso, o "fim dos dias" não é um tempo fixo, mas um prazo - um momento que marca a data mais recente possível para o resgate, que pode ser alcançada mais cedo através de ações positivas do homem. Na verdade, o Êxodo que acontecem bem antes do seu prazo final, depois de 210 anos no Egito em vez dos 400 anos profetizados para Abraão .
Se soubéssemos que o êxodo do Egito deveria ser a redenção final e definitiva, teríamos sido levados a aproveitar o momento e garantir que todo o seu potencial fosse realmente realizado.

Edifício no escuro

No entanto, D'us impediu que Jacob divulgasse isso a seus filhos. O fim dos dias deveria permanecer um mistério, independentemente de como sua revelação pudesse incentivar nossos esforços para aperfeiçoar o mundo e prepará-lo para a redenção. Para que o homem participe verdadeiramente da perfeição da criação, é crucial que o prazo para o advento da era messiânica seja desconhecido para ele.
Como dissemos, a redenção final é um ato divino, inequívoco e eterno; portanto, se o homem deve desempenhar um papel significativo na sua realização, é através de ações que são inequívocas e eternas. Daí o estado de galut em que nos encontramos - um estado de deslocamento físico e espiritual, um estado no qual a mão guia de D'us na história é ofuscada e nossas vidas parecem abandonadas ao acaso e ao capricho. Quando uma pessoa mantém sua integridade e lealdade a D'us, mesmo sob tais condições, ela manifesta um compromisso eterno - um compromisso inabalável por equívocos de tempo e lugar.
Assim, galut não é apenas algo do qual precisamos ser resgatados, mas também a condição que permite nossa participação significativa no processo de redenção. *Galut significa estar no escuro: habitar um mundo em que uma casca corporal obscurece seu rico conteúdo espiritual; um mundo surdo aos sinos do relógio cósmico da história e cego ao seu próprio avanço constante em direção à perfeição harmoniosa. Somente nessas condições nossas ações positivas são atribuídas à eternidade que categoriza o messiânico; se estivéssemos a par do fim dos dias, nossos atos seriam de natureza provisória, apoiados por nossa clara visão da progressão da história em direção à perfeição.

Conhecimento supra-consciente

E, no entanto, Jacó revelou o fim dos dias para nós. Não que ele nos tenha dito quando Mashiach está chegando [estaria chegando, no caso, jé veio, subiu às alturas do Eterno, e, em breve voltará. Menção da editora - Costumes Bíblicos] - D'us o impediu de fazê-lo, para garantir que nossa experiência de galut seja completa e produza o compromisso eterno que nos torna parceiros genuínos no mundo divinamente perfeito de Mashiach. Mas o próprio fato de ele querer nos contar teve seu efeito. A Torá declara que D'us faz o desejo daqueles que O temem; se Jacó desejou que soubéssemos, então, em um nível ou outro, esse conhecimento foi comunicado a nós.
Além disso, Jacó é um dos três Avot (antepassados) de Israel, a quem nossos sábios descreveram como servindo apenas como um veículo para a vontade divina, a cada momento de suas vidas. Se Jacó desejou que soubéssemos o segredo do fim dos dias, é um desejo que é totalmente consistente com a vontade divina. D'us quer que desejemos saber, e que deveríamos saber, para que sejamos movidos por esse desejo e conhecimento. Ao mesmo tempo, Ele não permite que saibamos expressamente, para que nossas ações sejam verdadeiras e incondicionais - não dependentes de tais informações privilegiadas.
Então, vivemos nossas vidas no escuro, [os olhos deles, os judeus, foram vendados para que não reconhecessem o Messias nem o Seu dia, quando chegasse. Ref.: Jo 12.38-41 - Menção da editora - Costumes Bíblicos)] desprovidas de qualquer sentido consciente de nosso lugar na história. Segundos antes do amanhecer, percebemos apenas a mais negra das noites. Mas essa é apenas a superfície de nossas vidas - o nível em que agimos para trazer redenção ao mundo. Subjacente a essa superfície está uma alma que conhece - uma alma sintonizada com o cronograma supremo, uma alma sensível aos momentos mais oportunos para a redenção e com poderes para revelar esse conhecimento e potencial.

*DADOS

(*Do Texto: Baseado nos ensinamentos do Rebe de Lubavitcher, o rabino Menachem Mendel Schneerson ; adaptado por Yanki Tauber .
Publicado originalmente em Week in Review .
Republicado e editado aqui no Costumes Bíblicos trazido do Chabad.org)

LEIA MAIS SOBRE O
TEMPO DO FIM, CLIQUE NA
IMAGEM
*Galut (גלות) ou Golus como dizem os judeus askenazim, significa literalmente exílio. A Galut (גלות) classicamente se refere ao exílio do povo judeu da Terra de Israel, a terra da Promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

NATAL E, finalmente, o Natal é um feriado pagão?

O NATAL É PAGÃO? Vou começar este artigo com o anúncio do Anjo Gabriel a Zacarias! A história do nascimento de Jesus tem como palco Jerusalé...