COSTUMES BÍBLICOS: O Inferno existe? Como ele é considerado na Bíblia e nos textos Originais do Hebraico


O Inferno existe? Como ele é considerado na Bíblia e nos textos Originais do Hebraico

São eles: Sheol, Hades, Tártaro e Geena.
A. Sheol.
Sheol é uma palavra hebraica encontrada 65 vezes no Antigo Testamento em hebraico. É traduzida como inferno 31 vezes, 31 vezes como sepultura e três vezes como cova.
Duas localizações e significados podem ser o caso nessas 65 referências, com o contexto das Escrituras determinando a localização específica.
Há (pelo menos) quatro ocorrências no Antigo Testamento nas quais o Sheol é, simplesmente, uma referência à sepultura ou cova.
a) O sofrimento de Jacó pela (suposta) morte de seu amado filho José (Gn 37.35).
b) O desejo de Jó ao querer dar um fim ao seu sofrimento por meio da morte (Jó 14.13).
c) A profecia de Davi sobre a ressurreição de Cristo dentre os mortos (Sl 16.10).
d) O medo que o salmista tinha da morte (Sl 88.3,4).

2) A morada do espírito humano que partiu (formado por dois compartimentos separados).
a) Espíritos humanos salvos.
  • O lugar de onde Saul entendeu que Samuel havia subido (1Sm 28.14).
  • O lugar onde Davi esperava encontrar seu filho morto (2Sm 12.21-23).
b) Espíritos humanos perdidos.
  • Os israelitas que se rebelam contra Deus (Dt 32.22).
  • Os gentios que se rebelam contra Deus (Sl 9.17).
B. Hades.
Em essência, Hades pode ser considerada a palavra grega do Novo Testamento equivalente a Sheol, palavra hebraica do Antigo Testamento. A palavra Hades é traduzida dez vezes como inferno no Novo Testamento e refere-se uma vez à sepultura (1Co 15.55).
Três das referências ao inferno tinham cova ou sepultura em mente (Mt 16.18; At 2.27,31).
Sete das referências ao inferno tinham punição em mente (Mt 11.23; Lc 10.15; 16.23; Ap 1.18; 6.8; 20.13,14).
C. Tártaro.
Essa palavra é usada apenas uma vez no Novo Testamento e é traduzida como inferno (2Pe 2.4).
Diante dessa passagem, não é errado sugerir que o tártaro possa ser a prisão subterrânea para um grupo especial de anjos caídos que já  estão acorrentados e aguardando o julgamento final. Lucas e Judas parecem indicar isso (Lc 8.31; Jd 1.6).
O pecado que causou a prisão precoce especificamente desses anjos caídos pode ter ligação com os eventos de Gênesis 6. (Veja também 1Pe 3.18-20).
D. Geena.
Já vimos que, após o milênio, todos os não salvos que morreram serão ressuscitados do Hades para aparecer no julgamento do Grande Trono Branco (isso é afirmado claramente em Ap 20.11-15). Eles serão jogados no inferno Geena e queimarão até morrerem novamente e deixarem de existir para sempre. Geena é uma palavra do Novo Testamento com um pano de fundo do Antigo Testamento. Ela é encontrada 12 vezes no Novo Testamento, em grego; sendo que, dessas vezes, 11 foram ditas pelo Próprio Salvador (Mt 5.22,29,30; 10.28; 18.9; Mc 9.43,45,47; Lc 12.5; Tg 3;6). Em cada ocasião, ela foi traduzida como inferno. Uma breve etimologia da palavra Geena será útil aqui.
No Antigo Testamento, um perverso rei israelita chamado Acaz abandonou a adoração a Deus e seguiu o deus maligno Moloque. O rei chegou ao ponto de sacrificar os próprios filhos, no fogo, como ofertas de holocausto a esse abominável ídolo (veja 2Rs 23.10; 2Cr 28.1-4).
Isso tudo aconteceu em um estreito e profundo vale chamado vale de Hinom, ao sul de Jerusalém. Ele tinha esse nome por causa dos seus donos, os filhos de Hinom.
Essa terrível prática foi interrompida no reino do reverente rei Josias, mas o vale de Hinom continuou sendo usado como depósito de lixo e de impurezas da cidade de Jerusalém.
O profeta Jeremias também escreve sobre o vale de Hinom e de Tofete (Jr 7.31-33).
Walter Price analisa parte da localização histórica de Tofete:
Tofete, provavelmente, era a região sul de Jerusalém onde os três vales se encontravam. [...] Esses três vales convergiam no ponto em que a antiga Israel oferecia sacrifícios ao deus amonita Moloque (2Cr 28.3; 33.6). Era a localização do campo de Aceldam também (Mt 27.7,8; At 1.18,19). O talmude coloca a boca do inferno nesse local. Os árabes também chamam essa parte mais baixa do vale de Hinom de vale do inferno, onde encontra-se com Quidrom, no Tofete. Nos dias de Jesus, o depósito de lixo da cidade era nele. A luta entre judeus e romanos terminou nele, em 70 d.C. Aproximadamente, 600 mil corpos de judeus, mortos na defesa de Jerusalém contra os romanos, foram levados pela Porta do Monturo para serem enterrados no Tofete. (The  Coming Antichrist. Moody Press, 1974.p.202,203)
Como um só, portanto, combinando o significado do Antigo Testamento e do Novo Testamento, ele lhe descreveu um lugar de imundice e sofrimento, fumaça e dor, fogo e morte. Essa é, então, a palavra que o Espírito Santo escolheu para empregar e descrever o destino final dos não salvos. Com tudo isso em mente, somos impelidos à assustadora conclusão de que o inferno Geena é o lugar derradeiro de Deus para descarregar e queimar todos os não salvos e os anjos apóstatas. E lá jogados, queimarão até morrer, novamente, derreterão e deixarão de existir para sempre!
Jesus não foge do tema do inferno. Por exemplo, ele diz aos seus discípulos: “É melhor para você entrar no reino de Deus com um olho do que com os dois olhos ser lançado no inferno (γέεννα; géhenna ), 'onde o verme não morre e o fogo não é apagado'” (Marcos 9:47-48). Na verdade, advertências explícitas sobre o “inferno” aparecem ao longo dos Evangelhos (Mt 5:22-30; 10:28; 18:9; 23:15, 33; Mc 9:43-47; Lc 12:5). À luz desta verdade bíblica, a seguinte afirmação parecerá contra-intuitiva – ou mesmo herética – mas é igualmente verdadeira: o inferno não existe.
A noção judaica de punição após a morte origina-se de uma localização geográfica real. O Vale do Filho de Hinom está listado entre os locais de Canaã em Josué (cf. 15.8; 18.16), e tornou-se um local de sacrifício de crianças e de adoração estrangeira. Os antigos israelitas “ construíram os altos de Baal no Vale do Filho de Hinom ( גאי בן הנם ; gei ben hinom ), para oferecerem seus filhos e filhas a Moloque” (Jr 32:35; cf. 7:31- 32; 19:6; 2Rs 23:10; 2Cr 28:3; 33:6). Este vale serviu de modelo terrestre para um poço post-mortem que os antigos judeus chamavam de “Gehinnom” ( גיהנום ) – “Gehenna” em grego e “Gehinnam” em aramaico – o “Vale de Hinom”. Embora o Vale de Hinom, em Israel, certamente exista, a sua contraparte sobrenatural ainda aguarda a existência.
Segundo as Escrituras, o inferno será criado após a ressurreição dos mortos; atualmente, o inferno não existe. Quando Jesus descreve o inferno como um lugar “onde o verme não morre e o fogo não se apaga” (Mc 9,48), ele cita a visão escatológica de Isaías dos justos vivendo no reino de Deus e dos rebeldes morrendo no fogo. Através do profeta, Deus descreve uma criação futura: “ Os novos céus e a nova terra que eu faço permanecerão diante de mim ... Toda a carne virá adorar diante de mim... e sairão e verão os cadáveres. das pessoas que se rebelaram contra mim. Porque o seu verme não morrerá, nem o seu fogo se apagará , e eles permanecerão uma abominação ( דראון ; deraon ) para toda a carne” (Is 66:22-24). Esta “aversão” aos ímpios faz parte dos “novos” céus e terra que Deus criará no futuro; portanto, o “inferno” faz parte de uma realidade pós-ressurreição. Como observa Daniel 12:2: “Multidões daqueles que dormem no pó da terra despertarão [em ressurreição], alguns para a vida eterna, e outros para vergonha e abominação eterna ( דראון ; deraon ).” A Bíblia descreve todos sendo ressuscitados de seus túmulos e então recebendo a vida eterna ou a aversão contínua. O inferno não é o destino dos ímpios após a morte, mas sim após a ressurreição.
A antiga tradução aramaica de Isaías – ou “Targum” ( תרגום ) – substitui “aversão” ( דראון ; deraon ) no hebraico original por uma referência explícita ao inferno. Em aramaico, Isaías 66:24 diz: “sua respiração não morrerá, e seu fogo não se apagará, e os ímpios serão julgados no inferno ( גיהנם ; gehinnam )”. O Targum compara a citação de Jesus deste mesmo versículo em Mc 9:47-48 ao lado de sua própria referência ao “inferno” (γέεννα; géhenna ). Tanto para Yeshua como para os judeus que escreveram o Targum, o “inferno” será um lugar que existirá nos “novos céus e nova terra” que Isaías profetizou. Os ímpios não chegam ao inferno imediatamente após a morte; em vez disso, eles vão para lá após a ressurreição corporal. Este cenário pós-ressurreição é o que o Targum e o Apocalipse chamam de “segunda morte” (cf. IsTg 65:6; Ap 20:14; 21:8) – isto é, uma morte que vem após a ressurreição. As Escrituras esclarecem que um lugar de julgamento de fogo está reservado para o mundo vindouro, e não para o mundo presente. “Aguardamos novos céus e uma nova terra em que habitarão os justos” (2 Pedro 3:13), e o “inferno” é uma parte pendente dessa criação futura. Em outras palavras, o inferno (ainda) não existe.

O que mais podemos aprender dos textos originais do Hebraico Bíblico?

Jesus adverte: “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo na Geena” (Mateus 10:28). A palavra grega para “destruir” (ἀπόλλυμι; apóllumi ) denota perda de vida (isto é, morte; Mateus 2:13; 10:39; 26:52; 27:20), o que indica que a Geena ( comumente traduzida como “inferno” ) consome quem entra nele. A imagem em Mateus 25 de um fogo que traz o “castigo” da morte ressalta a destruição em 10:28 (cf. 25:41; Is 66:24; clique aqui para saber mais sobre esta imagem ). No entanto, embora Yeshua descreva um lugar de julgamento obliterante onde as pessoas deixam de existir, ele também alude aos iníquos sendo “lançados na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes” (13:42, 50). Esta descrição parece sugerir que aqueles que estão no fogo permanecem conscientes e emotivos. Uma análise textual cuidadosa pode resolver esta aparente contradição: o fogo destrói tanto o corpo como a alma, mas há choro e ranger de dentes antes da destruição.
Segundo Mateus, Jesus diz que “haverá choro e ranger de dentes” numa “fornalha de fogo” (κάμινον τοῦ πυρός; káminon tou puros ; 13:42, 50). Mais frequentemente, o fórum para esta emocionalidade escatológica são as “trevas exteriores” (σκότος τὸ ἐξώτερον; skótos tò exóteron ; 8:12; 22:13; 25:30). Ambas as imagens descrevem a mesma realidade, e as “trevas exteriores” podem esclarecer a “fornalha ardente”. Em Mateus, " trevas " (σκότος; skótos ) é uma metáfora para morte ou destruição iminente. Primeiro, o Evangelho cita Isaías: “O povo que habitava nas trevas (σκότος) viu uma grande luz, e para aqueles que habitavam na região e na sombra da morte (σκιᾷ θανάτου), sobre eles raiou uma luz” (Mt 4:16). ; cf. Is 9:1 LXX). O ministério de Jesus salva aqueles que estão sob a morte iminente. Em segundo lugar, o Sermão da Montanha usa “ trevas ” para ilustrar a avareza com tesouros terrenos que “a traça e a ferrugem destroem ” (6:19-23). Finalmente, antes da morte de Jesus “havia trevas sobre toda a terra” (27:45) e, pouco depois, Yeshua “entregou o seu espírito” (27:50). Onde há escuridão, a morte não fica atrás. Assim, quando Mateus menciona “choro e ranger” nas “trevas” exteriores, os leitores devem imaginar o desespero que ocorre pouco antes da destruição na Geena. Por extensão, o mesmo cenário deveria ser verdadeiro para o “choro e ranger” na fornalha ardente: pouco antes da morte, há choro e ranger de dentes.
Em Lucas, Jesus confirma que “choro e ranger de dentes” acontecem antes que os injustos entrem na Geena. Antecipando suas palavras do fim dos tempos aos rebeldes, Yeshua declara: “Afastem-se de mim, todos vocês que praticam o mal. Haverá choro e ranger de dentes quando vocês virem Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, mas vocês serão expulsos” (13:27-28; cf. Mateus 8:11-12). . A palavra grega para “ser expulso” (ἐκβαλλομένους; ekballoménous ) descreve a ação que ocorre atualmente: enquanto essas pessoas estão no processo de se afastar da presença divina, elas choram e rangem os dentes quando vêem os justos no reino cada vez mais distante de Deus. Os excluídos choram e rangem a caminho do inferno, não dentro dele. Segundo Mateus, após esta expressão de emoção os expulsos são extintos (10:28); ninguém continua a fazer kvetch quando chega à Gehenna. Na medida em que Lucas ilumina Mateus, os Evangelhos apresentam uma imagem coerente de uma saída escatológica em que a tristeza e a raiva – “choro e ranger de dentes” – precedem a morte decisiva nos arredores da vida eterna.

2 comentários:

  1. Bom dia.
    O q n dá pra entender é Deus condenar a práctica do rei Acaz e depois, Ele mesmo, praticar tortura por fogo! Na verdade, fogo foi usado sempre com sentido de purificação, indica uma senteça sem apelação, ou seja, a extição daquela vida para sempre. Existem mais de 150 versos nas escrituras para senteça final do homem, todavia, a parabola se Lázaro é a base teológica para perdidos e salvos, uma parábola q ensina q um homem foi rico e recebeu os bens em vida e o outro só males, agora as posições são invertidas. Não tem sentido alguém ser condenado por ser rico, ou a parabola n está fslando de céu ou inferno. Tem muita fatasia: Eclesiates 7:12 ensina que na morte o corpo torna ao pó e o espírito para Deus, na criação foram esses 2 elementos q formaram o homem, a alma é conceito de Platão, só apos Platão o conceito de alma é introduzido no mundo. Se corpo e espirito na morte tem destino, quem é q vai para o inferno? Deus queima espirito? Espirito é fôlego! Não pode ser queimado! Deus nunca usou de trapaça, o físico é fisico e o esirito é espirito, n se queima espirito, essa linguagem é figurada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noah. Obrigado por sua leitura. O Senhor não condena um homem por ser rico, ou por ter adquirido bens nessa terra.Do Senhor vem toda riqueza e glória! Mas o rico que faz de sua riqueza, sua glória, seu deus, sua salvação. O rico impiedoso, arrogante, amante do dinheiro, sem compaixão. O rico que deposita em sua riqueza, a esperança da salvação. O rico que pensa e atribui à sua riqueza à sua própria força, por ter adquirido sua prosperidade. Não é pecado ser rico e próspero. O Senhor abençoa muitos com bens e recursos e trabalho abastado de aumento de sustento. Cabe a nós administrar nossos bens e sermos piedoso e saber que tudo vem das mãos de nosso Criador e sermos também cheios de compaixão e misericórdia para com os menos favorecidos. A oportunidade de vida bem sucedida é dada a todos. Mas nem todos conquistam, porque, alguns motivos só o Senhor o sabe, e outros motivos são os próprios desejos e desígnios do homem que se torna egoísta e indisciplinados na busca pela sobrevivência. Mas o texto acima, é apenas uma interpretação de cada tópico apresentado. Deus não queima espíritos porque os espíritos pertence a ELE. A vida da alma e o corpo é que perece ou não. Haverá, não esqueça, a ressurreição para todos. Bons e maus. Todos irão ressurgir para prestar contas de tudo. Ninguém sairá ileso! Nem bons nem maus. Os bons, responderá pelo que fez com o corpo e consciência depois de ter alcançado a Salvação no Cristo de Deus. Dê uma olhadela nessa interpretação aqui: https://www.costumesbiblicos.com/2018/03/o-tribunal-de-cristo.html - Os maus também terão o julgamento por suas obras más e sua impiedade ao longo de sua vida da alma, ou seja, sua vida terrena. Que o Eterno lhe conceda iluminação para que você possa interpretar corretamente toda Escritura sem correr o risco de usá-La para contorcê-la. Graciosa paz!

      Excluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...