COSTUMES BÍBLICOS: Movimento Chabad Lubavitch


Movimento Chabad Lubavitch

O Rebe liderando um Farbrenguen
(Foto: Jem/The Living Archive)
O Movimento Chabad-Lubavitch

Chabad-Lubavitch é uma filosofia, um movimento, uma organização. A palavra "Chabad" é um acrônimo em hebraico para as três faculdades intelectuais de: chochmá (sabedoria), biná (compreensão) e daat (conhecimento). Ensina o entendimento e o reconhecimento do Criador, o papel e o propósito da Criação, e a importância e missão singular de cada criatura. Esta filosofia orienta a pessoa a refinar e governar cada ação e sentimento por meio destes três atributos intectuais.
Lubavitch, "A Cidade do Amor Fraterno", era uma pequena cidade no condado de Mohilev, Rússia branca, e seu nome transmite a essência da responsabilidade e amor engendrados pela filosofia Chabad por todo e cada judeu. Tornou-se a residência dos líderes do Movimento Chabad-Lubavitch em 1814, quando Rabi Dovber, filho e sucessor do fundador do Movimento, Rabi Shneur Zalman, estabeleceu-se no local. Por mais de um século (até 1916) e quatro gerações de líderes Chabad-Lubavitch, ela permaneceu como o centro do Movimento. Assim, os líderes de Chabad-Lubavitch tornaram-se conhecidos como "Lubavitcher Rebes" e seus Chassidim como "Lubavitcher Chassidim".

A Filosofia

Chabad enfatiza a importância em cumprir para si mesmo e transmitir para os outros a beleza e profundidade do estilo de vida baseado na Torá. A virtude da filosofia Chassídica Chabad é que ela não se esgota com ensinamentos teóricos, mas motiva e induz aqueles que a estudam a traduzir seu conhecimento intelectual em ações práticas.
Os líderes de Chabad-Lubavitch juntamente com sua grande influência no campo espiritual, dedicavam sua atenção para as condições gerais da comunidade judaica, motivados pelo seu ilimitado Ahavat Yisrael, que é uma de suas molas mestras. Amar um companheiro judeu significa amá-lo completa e incondicionalmente. Assim, o seu trabalho tinha um propósito duplo - melhorar as condições materiais de seu povo, assim como seu padrão espiritual.

Liderança

O movimento é guiado pelos ensinamentos de seus sete líderes (Rebes), começando com Rabi Shneur Zalman de Liadi, de abençoada memória (1745-1812). Estes líderes tornaram acessíveis os mais refinados e delicados aspectos do misticismo judaico, criando um corpo de estudo composto de milhares de livros. Eles personificaram as milenares qualidades bíblicas de piedade e liderança, se preocupando não apenas com Chabad-Lubavitch, mas com a totalidade da vida judaica, física e espiritual. Nenhuma pessoa ou detalhe era pequeno ou insignificante demais para seu amor e dedicação. (Fonte: pt.chabad.org - Editado por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

Abraão

Quem foi Abraão? O primeiro patriarca da Bíblia Conforme registrado na Bíblia, Abraão (ou Avraham , אברהם), o hebreu, foi guiado...