COSTUMES BÍBLICOS: O Significado de "Expiação" e "Pecado" no Hebraico

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

O Significado de "Expiação" e "Pecado" no Hebraico

Expiação e Pecado No Hebraico Bíblico
Os leitores de Levítico saberão que os sacrifícios de animais fazem “expiação” pelos pecados de Israel. É comum que os leitores de inglês entendam o objetivo da expiação analisando as partes superficiais da palavra: “at-one-ment”. Ou seja, o sangue do animal através do sacrifício coloca Deus e a humanidade “um” no seu relacionamento. Contudo, não é isso que o hebraico subjacente significa. Em vez de indicar uma ruptura reparada na relacionalidade divino-humana, a linguagem original de Levítico refere-se à purificação do pecado através do sangue.
No pensamento bíblico, “pecado” ( חטא ; hatta ) é uma substância física que se apega aos pecadores e os sobrecarrega com um peso mortal. O pecado é uma mancha pegajosa e poluente que pode aderir aos seres humanos, ao altar, ao templo e até mesmo à própria terra. É por isso que a “expiação” deve ser feita pelo altar (por exemplo, Êxodo 29:36-37) e a terra deve ser expiada após um assassinato (ver Números 35:33). Se não for controlada, a placa do pecado pode tornar-se tão volumosa que pode construir-se no templo e expulsar Deus da morada sagrada. Como o Senhor disse a Ezequiel: “Filho do homem, você vê o que [meu povo] está fazendo, as grandes abominações que a casa de Israel está cometendo aqui, para me afastar do meu santuário?” (Ezequiel 8:6). Quando Deus tem que deixar o templo devido ao pecado recebido (ver Ez 11:22-23), esta ausência divina deixa o templo aberto ao ataque, razão pela qual os babilônios conseguiram saquear Jerusalém e destruir o templo de Salomão em 586 AEC.

Quando pensamos em “pecado”, podemos imaginar um conceito abstrato que afeta o pecador psicológica, emocional e espiritualmente. Embora o pecado possa nos impactar dessas maneiras, no pensamento hebraico, o pecado é algo muito mais concreto. De acordo com os antigos israelitas, o pecado é um peso físico real – um fardo pesado que o pecador deve carregar.
A ideia do pecado como um fardo a carregar aparece pela primeira vez quando Caim mata Abel. Depois de cometer esse crime contra seu irmão, “Caim disse ao Senhor: 'Meu pecado ( עון ;ʻâvôn (aw-vone')) é grande demais ( גדול ; gadol ) para ser carregado ( נשא ; nâsâʼ (naw-saw') )” (Gn 4:13). O pecado se manifestou como um grande peso sobre os ombros de Caim, e como o assassinato de outro ser humano está entre os mais graves de todos os pecados, porque fomos feitos à imagem de Deus (Gn 9:6), Caim reclama que o pecado que se apegou a si mesmo nas costas é grande demais para ele suportar.
A compreensão do pecado como um fardo dá sentido ao ritual sacrificial de Israel no Dia da Expiação: “Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e confessará sobre ele todas as iniquidades ( עונות ; avonot ) de Israel… colocando eles na cabeça do bode vivo…. O bode carregará ( נשא ; nâsâʼ (naw-saw') ) sobre si todas as suas iniqüidades ( עונות ; avonot ) para uma região árida” (Lv 16:21-22). O bode leva sobre si os pecados de Israel e os carrega fisicamente para longe do povo. Este método de remover o pecado, levando-o embora, prefigura Yeshua carregando nossos pecados na cruz: “Ele mesmo levou nossos pecados no madeiro, para que morramos para o pecado e vivamos para a justiça” (1 Pedro 2:24).
A palavra hebraica traduzida como “expiar” é כפר ( kipper ), que significa “purgar” ou “expurgar”. O ato de expiação não é sinônimo de “restauração de relacionamento” – embora as relações divinas-humanas adequadas sejam um corolário da expiação. Em vez disso, expiar é purificar o povo e a terra do seu pecado poluente e livrar-se da entidade pesada que se infiltrou no mundo de Deus. Levítico diz que no Dia da Expiação “a purgação ( יכפר ; yekhaper ) será [feita] para você para purificá-lo, e você será limpo diante do Senhor de todos os seus pecados ( חטאתיכם ; hattotekhem )” (Levítico 16:30) . Uma vez expurgado o pecado, Deus perdoa os pecadores com base nessa expiação. Quando Mateus diz que Yeshua “salvará o seu povo dos seus pecados” (1:21), o Evangelho significa que Jesus “derramará” o seu próprio “sangue” (26:28) para eliminar o fardo da iniqüidade. 
(O texto foi montado, editado e modificado aqui por Costumes Bíblicos com partes de artigos publicados originalmente em Israel Bible Center)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

NATAL E, finalmente, o Natal é um feriado pagão?

O NATAL É PAGÃO? Vou começar este artigo com o anúncio do Anjo Gabriel a Zacarias! A história do nascimento de Jesus tem como palco Jerusalé...