COSTUMES BÍBLICOS: A origem das nações


A origem das nações

A ORIGEM DAS NAÇÕES
O mundo antigo era então colonizado pelos descendentes dos três filhos de Noé.
1. Os descendentes de Jafé (Gn 10.2-5).
Alguns de seus descendentes e os povos que eles teriam fundado seriam:
Gomer (Alemanha).
Magogue, Tubal e Meseque (Rússia).
Madai (Pérsia).
Javã (Grécia).
Tiras (Itália).
Togarma (Armênia).
Társis (Espanha).
Quitim (Chipre).
2. Os descendentes de Cam (Gn 10.6-20).
Alguns de seus descendentes e os povos que eles teriam fundado seriam:
Cuxe (Etiópia).
Mizraim (Egito).
Pute (África).
Canaã (os cananeus da Palestina).
Ninrode (Babilônia e Assíria).
Sidom (Fenícia).
Hete (os hititas).
Jebus (os jebuseus, ocupantes de Jerusalém antes do reinado de Davi).
Casluim (os filisteus).
Sin (possível fundador dos povos asiáticos da China, Japão, Índia etc.).
3. Os descendentes de Sem (Gn 10.21-31; 11.10-32).
Por intermédio de Abraão, Isaque e Jacó: a nação israelita.
Por intermédio de Abraão, Ismael e Esaú: os países árabes do Oriente Médio.
O antropólogo Arthur Custance escreve:
Assim, concluímos que, da família de Noé, originaram-se todos os povos do mundo, pré-históricos e históricos. Os eventos descritos relativos a Gênesis 6--10 e particularmente as afirmações proféticas do próprio Noé em Gênesis 9.25-28, com respeito ao futuro de seus - Sem, Cam e Jafé -, articulam-se conjuntamente para prover-nos a descrição mais razoável da primeira história da humanidade, uma história que, corretamente compreendida, não requer de forma alguma que acreditemos ser o homem moderno começado com a estatura de um símio e que só alcançou a condição civilizada depois de um longo percurso evolucionário. Pelo contrário, ela mostra-nos que esse homem teve um começo certo por intermédio de uma única família, que espalhou por uma terra não povoada o legado acumulado do mundo antes do dilúvio. (Genesis and Early Man.p.56).

O SIGNIFICADO DO NOME DE NOÉ (*CURIOSIDADES DO HEBRAICO BÍBLICO)

Os significados dos nomes hebraicos da Bíblia podem revelar aspectos do caráter ou da vontade de Deus, destacar verdades teológicas importantes e fornecer informações sobre a narrativa bíblica. Os leitores hebraicos originais das Escrituras teriam notado que o nome de Noé tanto prevê o plano de salvação do Senhor contra o dilúvio, como também enfatiza o desejo divino de os humanos descansarem na segurança de Deus.
Segundo o Gênesis, embora a grande maioria da humanidade tenha se tornado extremamente iníqua, "Noé encontrou graça aos olhos do Senhor" (6: 8). Em hebraico, o nome “Noé” ( ach ; Noach ) vem de uma palavra que significa “descansar” ( נוּחַ ; nuach ). Assim, mesmo antes de lermos sobre Noé construindo uma arca para escapar de um dilúvio vindouro, o nome de Noé prenuncia o fato de que Deus usará a arca para salvá-lo. Após o dilúvio, o texto diz: "No final de 150 dias as águas haviam diminuído e, no sétimo mês, no décimo sétimo dia do mês, a arca parou ( ּחַוּחַ ; nuach ) nas montanhas de Ararat" (Gênesis 8: 4).Na medida em que o nome de Noé significa "descanso" e a arca "descansa" após o dilúvio, o autor bíblico fornece um jogo de palavras em hebraico que ressalta a capacidade de Deus de fornecer Noé e sua família um descanso salvífico.
O descanso da arca no “sétimo mês” lembra o descanso de Deus na conclusão da criação e a instituição do sábado no sétimo dia : “Seis dias você trabalhará e fará todo o seu trabalho, mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor teu Deus Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que havia neles, e descansou ( ּחַוּחַ ; nuach ) no sétimo dia. ”(Êx 20: 9, 11). O nome de Noé reafirma o descanso inicial de Deus na criação - a base do mandamento de Deus para o descanso de Israel - e oferece um vislumbre de como Deus trará a salvação da destruição quando a arca de Noé encontrar seu descanso final.
(*Este texto é parte de um artigo publicado originalmente por  Dr. Nicholas J. Schaser em Israel Bible Weekly - Editado aqui por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...