COSTUMES BÍBLICOS: ABRAÃO E LÓ - NA BÍBLIA HEBRAICA


ABRAÃO E LÓ - NA BÍBLIA HEBRAICA

Como Abraão Se Apartou da Maldição de Caim
A história da captura de Ló (que agora dirige um "clã" separado) é contada em detalhes consideráveis ​​em Gênesis 14: 1-12. Quando irrompeu uma rebelião entre os servos locais vassalos e um poder imperial regional, Lot e sua família foram capturados, juntamente com todos os outros que ficaram no caminho da festa vencedora. Parece que Abrão tinha excelentes pessoas e habilidades para a vida. Ele desenvolveu uma verdadeira amizade e aliança militar com Eshkol e Aner, que eram seus vizinhos. Seu homem veio do campo de batalha e relatou a Abrão nos carvalhos de Mamre (Mamre era aparentemente o nome da pessoa que possuía a terra, como inferido de Gênesis 14:24) que Lot havia sido capturado. Esta foi a oportunidade perfeita para Abrão imitar a resposta de Caim - “Eu sou o guarda do meu irmão ?!”
Ao contrário de Caim, e com grande risco pessoal para si e para toda a sua casa (de quem Lot havia se separado) Abrão respondeu decisivamente e partiu para uma missão de resgate ousada. Seus jovens eram soldados totalmente treinados. Ele sabia, devido aos perigos de viver no Oriente Médio naquela época (e nada realmente mudou), que mais cedo ou mais tarde seu treinamento seria recompensado. Então ele convocou mais de trezentos de seus homens, nascidos em sua casa, junto com os homens de seus aliados militares Aner, Eshkol e Mamre, e partiram para o norte do que um dia se tornaria Israel - o futuro território da tribo. de Dan. Isso essencialmente continua a cumprir o mandamento de Deus para explorar toda a terra que lhe foi dada como herança (Gn 14: 13-14).
Vamos ler com atenção como Moisés e os editores formulam o resultado da ousada operação militar de curto prazo de Abrão. Nós lemos em Gênesis 14:16:

וַיָּשֶׁב אֵת כָּל־הָרְכֻשׁ וְגַם אֶת־לוֹט אָחִיו וּרְכֻשׁוֹ הֵשִׁיב וְגַם אֶת־הַנָּשִׁים וְאֶת־הָעָם׃

Ele trouxe de volta todas as posses; ele também trouxe de volta seu irmão Ló e seus bens, e as mulheres e o resto do povo (Gn 14:16)

Abrão colocou os captores de Lot em fuga e expulsou-os da terra que Deus prometera que pertenceria a ele (Gn 13: 14-17, 14:15). O que é interessante é que vemos aqui, com o resgate do clã de Ló, o benefício direto de estar ligado a Abrão, mesmo que não seja parte de sua família imediata. Podemos nos lembrar que os filhos de Lot um dia se tornarão parte das nações do mundo que vivem em volta de Israel. Ao procurar entender a avaliação positiva da Torá da vida de Abrão, também somos forçados a enfrentar suas óbvias imperfeições. No entanto, ele é caracterizado por sua confiança em Deus, apesar de seu comportamento imperfeito. Abrão mostrou-se um amigo de confiança, um parente leal e um adorador comprometido do Senhor em todos os pontos críticos de sua vida.
(Fonte de texto: Por Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...