COSTUMES BÍBLICOS: O CORAÇÃO PATERNO DE DEUS


O CORAÇÃO PATERNO DE DEUS

O CORAÇÃO PATERNO DE DEUS!
Você, alguma vez, já imaginou o que Deus pensa a seu respeito? Acha difícil crer que Ele o ama o tanto que a Bíblia diz que ama? Deus é tão gracioso e algumas vezes parece tão distante - mas como Ele é realmente? Você O conhece de verdade? Sim, você tem ouvido seus ensinos, mas conhece alguma coisa a respeito das emoções ou do caráter de Deus?
Uma das revelações mais maravilhosas da Bíblia é a de que deus é nosso Pai. Em que você pensa quando ouve a palavra "pai"? Pensa logo em proteção, provisão, afeto e ternura? Ou a palavra "pai" pinta outros tipos de quadros para você? Deus se revela a si mesmo, na Bíblia, como um pai gentil e perdoador, intimamente envolvido com os mínimos detalhes de nossa vida. É um quadro, não somente belo, mas também verdadeiro. Entretanto, cada pessoa parece ter uma ideia diferente de como deus é, porque costumamos associar os sentimentos e impressões que temos do nosso pai terreno ao nosso conceito do Pai celestial. A experiência pessoal de cada indivíduo com a autoridade humana é normalmente transferida para aquilo que diz respeito a Deus. Boas experiências nos aproximam do conhecimento e da compreensão de Deus, assim como experiências ruins criam imagens distorcidas do amor do nosso Pai por nós.
O que Deus tinha em mente quando criou a família? A Bíblia diz: "Deus faz que o solitário more em família..." (Sl 68.6). A família é basicamente o círculo de relações entre um homem e uma mulher adultos, no qual seres humanos pequeninos e dependentes nascem e são criados. Por que razão chegamos a este mundo como pessoas tão desamparadas e incapazes para, então, pouco a pouco, irmos crescendo física, mental e emocionalmente, até chegarmos a ser adultos capazes? Já imaginou por que Deus não providenciou um outro sistema de reprodução que resultasse em indivíduos fisicamente completos, como Adão e Eva, sua criação original?
Creio que Deus quis que nós viéssemos a este mundo totalmente dependentes e indefesos, porque deseja que a unidade familiar seja um lugar onde Seu amor possa ser demonstrado tanto aos pais quanto aos filhos. É como pais que verdadeiramente começamos a entender o coração de Deus em relação a nós, seus filhos. E como filhos, a vontade de Deus é que vejamos o Seu amor revelado através da ternura, da misericórdia e da disciplina dos pais.
Mas, e se não foi assim com você? E se seus pais falharam de alguma maneira na questão da autoridade paterna? Muitos têm sido magoados e sofrido rejeição por parte da família, e por isso é-lhes difícil ver deus como Ele realmente é. É essencial que compreendamos o caráter de Deus se queremos amá-Lo, servi-Lo e ser como Ele é.
Desejo escrever sobre seis áreas em que é comum termos uma concepção errada de Deus e de seu amor por nós. Para facilitar a compreensão, estarei me referindo quase que exclusivamente às qualidades da paternidade de Deus. Entretanto, uma revelação do amor paterno de Deus seria incompleta sem a presença dos atributos da afeição tanto paterna quanto materna. "Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gn 1.27) Gostaria que você, num retrospecto de sua vida, observasse se seu relacionamento com Deus tem sido dificultado por causa de alguma falha ou pela ausência de carinho da parte de um de ambos os seus pais.


LEIA SOBRE CADA ÁREA,
CLICK NOS CORAÇÃOZINHOS ABAIXO!
I

A AUTORIDADE DOS PAIS
II

A FIDELIDADE DOS PAIS
III

A GENEROSIDADE DOS PAIS
IV

A AFEIÇÃO DOS PAIS
V

A ATENÇÃO DOS PAIS
VI

A ACEITAÇÃO DOS PAIS






Conclusão
Se você entende que foi prejudicado em seu relacionamento com Deus devido a alguma falha no amor de seus pais, apresente isso ao Senhor em oração. Você deve buscar perdoar de coração a qualquer que o tenha ferido. Se, não, a amargura que nutre o consumirá e você não achará paz com Deus. Entenda, também, que você não é o único nessa situação. Ainda não encontrei uma só pessoa perfeita, ou um pai ou mãe que não tenha cometido erros. Todo mundo sofre algum tipo de ofensa na vida. Uma das chaves para a libertação encontra-se no perdão. O importante é que você siga em frente e chegue a conhecer Deus como Ele realmente é - não como você pensa que Ele seja. Ele é o Pai Perfeito, que sempre disciplina em amor. É fiel, generoso, bom e justo. Ele o ama e anseia por gastar tempo com você. Ele quer que você receba Seu amor e saiba que é uma pessoa singular e especial para Ele. Você aceita o amor e a afeição de Deus? Não deseja se abrir e participar de uma relação íntima com o seu Pai verdadeiro? Ele está esperando, pacientemente, que você venha. (Enquanto há tempo!) Peço a deus que você compreenda o amor que Ele tem por você e atenda ao apelo do coração paterno de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...