COSTUMES BÍBLICOS: O Estágio das Epístolas


O Estágio das Epístolas

O Estágio das Epístolas
Que momento abençoado e estimulante viveram os primeiros 120 do cenáculo (At 1.15)! Após o Pentecostes, eles observaram a conversão e o batismo de literalmente milhares e milhares de pessoas (At 2.41;  5.14). Adicionalmente, eles tiveram o privilégio de ouvir pregações e ensinamentos grandiosos e de ser parte de encontros de oração plenos do Espírito. Quem poderia querer mais?
Entretanto, eventualmente, esses primeiros cristãos sentiram que havia mais, um elemento final que completasse a missão deles como testemunhas de Cristo. Verdadeiramente, esse fator ausente estava relacionado aos livros do Antigo Testamento. Deus outrora ministrara ao Seu povo, enviando-lhe profetas e escritores, como Isaías, Daniel, Jeremias e outros. Portanto, Seu novo povo, a Igreja, precisava de que algo semelhante fosse feito.
Efetivamente, muitas questões e muitos problemas haviam sido levantados e só poderiam ser respondidos com revelações bíblicas. Para introduzi-las, Deus proveu uma solução: Apresentando... Pedro, Paulo, João, Tiago e Judas!
Esses cinco guerreiros escritores iluminariam o Corpo de Cristo e escreveriam aos membros da Igreja sobre cada um desses tópicos:
A. A natureza da Igreja - leia Efésios e Colossenses.
B. Grandes conceitos teológicos relativos à justificação, à santificação, à glorificação e a outras questões - leia Romanos e Gálatas.
C. A liberdade cristã - leia 1 Coríntios.
D. O perdão cristão - leia Filemom.
E. O sumo sacerdócio de Cristo - leia Hebreus.
F. O futuro de Israel - leia Romanos 9 ao 11.
G. O futuro da Igreja - leia Tessalonicenses.
H. Conselho para pastores e diáconos - leia 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, 1 Pedro e 2 Pedro.
I. O amor cristão - leia 1 Coríntios 13.
J. Os dons espirituais - leia 1 Coríntios 12 ao 14.
K. O problema do sofrimento - leia 2 Coríntios.
L. O futuro de todos - leia Apocalipse.
Nenhuma outra ocasião em toda a história presenciou o aparecimento de tanta literatura inestimável como o período entre  45 e 100 d.C. Esses 55 anos empolgantes foram repletos de joias de ouro advindas do próprio Deus. Estas tomaram a forma de 22 cartas, comumente conhecidas como as epístolas do Novo Testamento. Tiago, Judas, Pedro e Paulo foram escolhidos pelo Senhor para completar o Seu maravilhosos manuscrito, as Escrituras Sagradas (Bíblia), que havia sido iniciada quase 15 séculos antes, no deserto de Moabe. Com grandes e gloriosos floreios de sua pena, João, o último autor das Escrituras (Apocalipse), levou ao clímax a história da glória introduzida por Moisés, o primeiro autor das Escrituras (livro de Gênesis).
A Bíblia é um livro centrado em Cristo. O Antigo Testamento é a preparação para a Sua vinda, os Evangelhos, a manifestação da Sua vida, o livro de Atos dos Apóstolos, a propagação da Sua vida, e as epístolas, a explicação da Sua vida. O tema principal das epístolas é Cristo e a Sua Igreja. A maioria desses livros foi endereçada a congregações locais (Gálatas, Romanos, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Coríntios, Efésios, Filipenses, Colossenses). Alguns foram direcionados a pastores de igrejas locais (1 e 2 Timóteo, Tito), enquanto outros foram escritos para membros individuais de uma congregação local (Filemom, 2 e 3 João).
Pelo menos, uma epístola é uma carinhosa carta de família (1 João), enquanto outra é dolorosamente prática (Tiago). Duas têm os cristãos sofredores em mente (1 e 2 Pedro), uma adverte quanto à apostasia vindoura (Judas), e uma carta não assinada (Hebreus) descreve o que Cristo está fazendo hoje no céu por Sua Igreja. A última epístola (Apocalipse) finaliza tudo, concluindo com as bodas entre o Noivo celestial e a Sua Noiva.(Quanto a esse tema, leia: O CASAMENTO DO CORDEIRO -você vai gostar de saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...