COSTUMES BÍBLICOS: Crescimento Espiritual


Crescimento Espiritual

Buscar o crescimento espiritual, é o foco de todos os redimidos que desejam conhecer Deus e alcançar a intimidade com Ele. (veja Sl 25.14)
Texto base: Efésios 4.13

O QUE É CRESCIMENTO ESPIRITUAL?

É uma fase contínua de alteração na percepção, no discernimento, no entendimento com clareza nos assuntos relacionados a sua vida espiritual. É o conhecimento da vontade de Deus para a vida do cristão que está à buscá-lo (crescimento). Nesta fase, é quando os frutos do Espírito Santo começam a brotar. É quando as outras pessoas, começam a ver em nós, o caráter de Deus (Veja: O fruto do Espírito). É a fase do aumento de estatura da graça, o tamanho espiritual em desenvolvimento, como o foi em Jesus (veja Lc 2.40). É onde aumenta a sede de buscar o enchimento do Espírito Santo, alterando o seu amadurecimento como cristão. Nesta fase, o cristão decide, por si mesmo, levar à sério o plano de salvação de Deus para sua vida. É onde o cristão adquire a inteligência espiritual, que o fará ter uma boa percepção e discernimento espiritual que lhe darão as características de quem já possui a mente de Cristo. Entretanto, existem muitos cristãos que não conseguem identificar a voz de Deus e a voz do diabo por falta de conhecimento da Palavra e de comunhão com Deus por meio da oração. Consequentemente não adquiri o crescimento espiritual.
O cristão que cresce espiritualmente, já não valoriza sua vida da carne. Pois amadureceu. É nesta fase, que o Espírito Santo abre nossos olhos espirituais e nos dá uma visão ampla do Reino de Deus e de Cristo. O cristão e o Espírito Santo, mantém uma comunhão íntima e contínua, onde os desejos carnais e o mundanismo, já não fazem mais parte de nossa vida. Perdeu o valor que outrora tinha.

VAMOS A UMA BREVE DESCRIÇÃO DO "CRESCER"

Diferentes dimensões do crescer: 

  • Na graça: 2Pe 3.18. 
  • No conhecimento: 2Pe 3.18. 
  • Na santidade: Ef 2.21. 
  • Na fé: 2Ts 1.3. 
  • Em tudo: Ef 4.13-15. 

Crescer, o plano de Deus para cada um 

  • Crescer espiritualmente: Ef 4.13. 
  • Crescer no conhecimento e na graça: 2Pe 3.18. 
  • Crescer numericamente: At 2.41,42; 5.14; 6.1. 
  • Crescer qualitativamente: At 2.46; 4.20,24. 

Crescimento como crente 

  • E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável...: 1Sm 2.26. 
  • E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo...: 2Sm 5.10. 
  • E o puro de mãos irá crescendo em força: Jó 17.9. 
  • Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor...: 2Pe 3.18. 
  • Frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus: Cl 1.10. 
  • Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo: 1Pe 2.2. 

Crescimento do Cristão 

  • Por meio da Palavra de Deus: Rm 15.4; 2Tm 2.15. 
  • Por meio da oração: Cl 1.9-11; 1Ts 5.17. 
  • Por meio da disciplina pessoal: Hb 12.10. 
  • Por meio do poder do Espírito Santo: Jo 14.26. 
  • Por meio do desenvolvimento da comunhão: At 2.42. 

Agora vejamos como alcançar o CRESCIMENTO ESPIRITUAL. 

  • Por meio do exercício do amor a Deus, ao próximo e a si mesmo: Rm 12.9,10. 
  • Por meio de uma atuação diligente na comunicação, na fraternidade e na hospitalidade: Rm 12.10,13. 
  • Por meio da conservação da alegria (gozo espiritual) da salvação, na esperança e na tribulação: Rm 12.12. 
  • Por meio da paciência na tribulação: Rm 12.12. 
  • Por meio da perseverança na oração: Rm 12.12. 
  • Por meio da preservação da unidade: Rm 12.16 -- a unidade bloqueia a ambição; a unidade com humildade conduz a vitória. 

Características de um cristão maduro: (texto base: Epístola de Tiago)

O sofrimento
Torna o cristão maduro (1.1-20).
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações. Tg 1.2
O estudo das Escrituras
Torna o cristão maduro (1.13-17,19,20,22-25).
Recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma. Tg 1.21
A sinceridade
Torna o cristão maduro (2.1-13).
Porque qualquer que guardar a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos. Tg 2.10
O serviço cristão
Torna o cristão maduro (2.14-26).
Porque, assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. Tg 2.26
As palavras saudáveis
Torna o cristão maduro (3.1-18; 1.26,27).
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Tg 3.2 NTLH
A submissão a Deus
Torna o cristão maduro (4.1-17).
Sujeitai-vos, pois, a Deus. Tg 4.7
O sacrifício pessoal
Torna o cristão maduro (5.1-6).
A constância
Torna o cristão maduro (5.7-11).
As súplicas
Tornam o cristão maduro (5.12-18).
Ganhar almas
Torna o cristão maduro (5.19,20).
Desejos de um cristão em crescimento espiritual.
A- Viver uma vida de consagração. 
Em Romanos 12.1 lemos: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Muitos tomam este versículo como um momento especial de consagração: uma vez ao ano, há um reavivamento, quando, então, você se consagra ao Senhor. No entanto, essa palavra não fala de consagração anual, mas diária, pois as misericórdias de Deus, citadas no começo do versículo, são diárias. A maneira de praticar Rm 12 é apresentar-nos como um sacrifício contínuo a Deus, conforme o holocausto mencionado em Lv 1. Devemos nos apresentar sempre ao Senhor. Desta maneira, conheceremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
A consagração deve ser a nossa primeira experiência de vida depois da regeneração, de nosso novo nascimento. Assim que uma pessoa é regenerada, ela deve consagrar-se ao Senhor. Numa condição normal, essas duas experiências, regeneração e consagração, estão intimamente relacionadas.
Uma vida de "santidade"; uma pequena descrição de "santidade" no hebraico:
As palavras que seguem o chamado de Deus à santidade são instrutivas para entender como a noção de “separação” funcionava no antigo Israel. Moisés é instruído a informar ao povo: “Guardareis os meus sábados: eu sou o Senhor vosso Deus. Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal fundido: eu sou o Senhor vosso Deus” (Lv 19:3-4). As outras nações, exceto Israel, não guardavam o sábado e faziam ídolos de metal para representar seus vários deuses na adoração. Portanto, observar o sábado e abster-se de fazer ídolos ajudaria a separar Israel de seus vizinhos nacionais; eles seriam um povo santo para o Senhor seu Deus - e somente para esse Deus. De fato, a invocação do sábado é em si um aceno para a santidade, pois “Deus abençoou o sétimo dia e o santificou” .( קדושׁ )” na criação (Gênesis 2:3) – isto é, “separado” dos outros seis dias da semana.
Compreender a separação do Deus de Israel também pode ajudar a esclarecer o que a Bíblia quer dizer com “santo”. Quando Deus ordena que Israel seja santo porque “eu, o Senhor, teu Deus, sou santo” (Levítico 19:2), essa afirmação ressalta o fato de que o Deus de Israel foi “separado” dos deuses de outras nações. Leia mais sobre o significado de santidade no hebraico bíblico, AQUI
B- Conhecer a vontade de Deus. 
Vivendo uma vida de consagração contínua, de constante comunhão com Deus, conheceremos mais Sua intimidade e Sua aliança (Sl 25.14) e provaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2). Estaremos tão unidos a Ele que o desejo de Seu coração passará a ser também o nosso anelo e Sua vontade passará a ser a nossa. Nossa vida não terá outra meta senão cumprir Seu propósito eterno. A verdadeira consagração implica deixarmos de viver por nós e para nós mesmos e viver por Deus e para Deus. Assim, a vida divina, pouco a pouco crescerá em nós e poderemos, cada vez mais, cooperar com o Senhor para levar Sua vida a outros. Isso apressará Sua volta, o estabelecimento de Seu reino na terra e nos qualificará a reinar com Ele na era vindoura. Aleluia! 
Por meio de uma consagração genuína ao Senhor, apressaremos Sua volta e, sem dúvida, seremos convidados por Ele para participar como reis de Seu reino vindouro! Meu desejo é que essas palavras aplicadas em sua experiência diária estabeleçam um novo marco em sua vida cristã de crescimento espiritual. Jesus é o Senhor! 
CONTINUE SEU ESTUDO:
MAIS CARACTERÍSTICAS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL













Depoimento do leitor Evangelista Marco Antonio-Santo André-SP-Brasil 

Paz do Senhor Jesus. 
É com grande satisfação que dou a minha nota de observação a este estudo de crescimento espiritual preparado pela serva do Senhor Maria Digna Cavalcanti.
Tenho certeza que este estudo levará a um despertamento a todos os que tem o desejo de um dia estar lá no céu, na presença de Jesus.
crescimento espiritual jamais deve ser deixado de lado porque: 
Vem de DEUS 1Co.3:6; 
É concedido por DEUS Col.2:19; 
Para salvação 1 Pe 2:2. 
Uma vez que o crescimento for deixado de lado logo seremos encontrados como a igreja dos Gálatas "que começou no Espírito, acabou na carne" Gl.3:3;ou como os laodicenses que eram morno.
Na parábola do semeador temos três exemplos da falta de crescimento, as sementes que caíram à beira do caminho não cresceu porque satanás tirou a palavra que foi semeada em seu coração Mc.4:15;a semente que caiu em terreno pedregoso não cresceu porque, quando veio as tribulações e perseguições, se desviaram MC.4:16-17;as sementes que caíram no meio dos espinhos também não cresceu porque foram levadas pelo engano das riquezas e ambições, são sufocadas ficando infrutíferas MC.4:18-19.
As sementes que tiveram um bom crescimento espiritual são aquelas que ouviram a palavra e a receberam dando fruto a 30,A 60 e a 100 por um.
Em Efésios 4:15 diz para crescermos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo.
Irmã Maria neste estudo encontra-se ensinamentos, notas temáticas básicas que vão orientar e encaminhar a muitos nas verdades bíblicas, louvo ao Senhor pelo seu ministério na Palavra, continua assim, lutas virão ,mas, seu galardão será muito grande.
Muito obrigado por esta oportunidade, agradeço a DEUS por esta oportunidade.
Ass: Ev. Marco Antônio Mazarin 

4 comentários:

  1. Muito me inspira todos os textos apresentados que sugerem reflexões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua leitura querida irmã Lúcia. Graciosa paz :)

      Excluir
  2. AMEI ESSE ESTUDO ,MUITO ME AJUDOU

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...