COSTUMES BÍBLICOS: Características do Crescimento Espiritual


Características do Crescimento Espiritual

Uma das muitas características de um cristão maduro, é ter a certeza e a segurança da salvação.

Citarei abaixo uma lista com 12 itens pelos quais um cristão pode testar a sua experiência (crescimento espiritual) de salvação. (Livro de Dr.Robert Gromacki - Salvation Is Forever.p.177-182 - sobre a salvação).

Eles são:

  1. Em primeiro lugar, você já desfrutou da comunhão de Deus, de Cristo e de outros crentes? (1Jo 1.3,4).
  2. Em segundo lugar, você é sensível ao pecado? (1Jo 1.5-10).
  3. Em terceiro lugar, você basicamente é obediente aos mandamentos das Escrituras? (1Jo 2.3-5).
  4. Em quarto lugar, qual é a sua atitude com relação a este mundo e os seus valores? (1Jo 2.15).
  5. Em quinto lugar, você ama Jesus Cristo e anseia pela Sua volta? (2Tm 4.8; 1Jo 3.2,3).
  6. Em sexto lugar, você pratica menos o pecado agora que professou sua fé em Cristo? (1Jo 3.5,6).
  7. Em sétimo lugar, você ama outros crentes? (1Jo 3.14).
  8. Em oitavo lugar, você já teve orações respondidas? (1Jo 3.22; 5.14,15).
  9. Em nono lugar, você possui o testemunho interior do Espírito Santo? (Rm 8.15; 1Jo 4.13).
  10. Em décimo lugar, você possui a capacidade de discernir entre a verdade e o erro espiritual? (Jo 10.3-5,27; 1Jo 4.1-6).
  11. Em décimo primeiro lugar, você acredita nas doutrinas básicas da fé? (1Jo 5.1).
  12. Em décimo segundo lugar, você já experimentou perseguição por causa da sua posição cristã? (Jo 15.18-20; Fp 1.28).
O cristão maduro, aguarda com convicção, a volta de Cristo. (Jo 6.40)
Entretanto, infelizmente, para espanto de todos, alguns que se dizem "cristãos" não tem, em si mesmo, esta segurança. Ouvi um irmão me perguntar: "a irmã aguarda mesmo essa volta? Você vive esperando isso? Porque desde que me entendo por gente, que ouço as igrejas falar sobre a volta de Jesus, e até agora Ele não voltou!"
Ouvir isso da boca de um não cristão, até que compreendo, pois não conhece as Escrituras. Mas da boca de um "cristão"?!!
Sinceramente, em toda minha vida de crente no Senhor, nunca uma frase me espantou tanto!
Frase típica de alguém que precisa nascer de novo e crescer como cristão. E se nasceu de novo, não cresceu. Continua criança na fé, engatinhando ainda. Mesmo com anos na igreja. Daí a necessidade que temos do crescimento espiritual, para melhor entendermos o propósito de Jesus Cristo pra nossas vidas.(Veja Jo 6.40 novamente.)
Na verdade, na verdade, eu aguardo por este grande Dia, com esperança e alegria, em saber que verei a face do meu rei Jesus. Espero por estes acontecimentos, são iminentes a cada amanhecer! E um crente não pode está desapercebido deste assunto. É preciso querer crescer sempre.(Ef 4.13).
Um crente maduro, busca incansavelmente por alimentos substanciosos, consistentes e de grande valor nutritivo, para ajudá-lo no seu crescimento espiritual. (Veja mais sobre CRESCIMENTO ESPIRITUAL)
Esses alimentos são encontrados:
  • No estudo avançado da Palavra (Sl 1.2).
  • Na oração.
  • No jejum.
  • Na sede de sempre ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18).É interessante que o enchimento do Espírito Santo se dá em um processo progressivo e contínuo, como se Paulo dissesse: "Permanecei enchendo-vos". ou seja, jamais poderemos dizer: "Agora já estou cheio do Espírito". Quanto mais pelo estivermos, com o crescimento acelerado, mais e mais precisamos encher-nos dele. E como devemos agir para tal coisa possa acontecer? Em primeiro lugar, buscando a Deus a a Seu Filho, Jesus. Pedindo a Ele que venha habitar em nós, plenamente, e que nos torne cidadãos do Seu Reino. Em seguida, submetendo-nos à Sua autoridade, sendo submissos a Ele, e deixando-nos guiar pela Sua poderosa mão. Nada poderá impedir que a Sua obra seja edificada em nós (edificação é crescimento, aumento de tamanho) e naqueles que estejam à nossa volta, entre aqueles que serão levados à verdadeira fé graças à Sua poderosa ação em nossa vida por meio de nosso testemunho em palavras e atitudes. 
  • Não se conforma com situações que põe em risco sua intimidade com Deus. 
  • Não se acomoda. 
  • É adorador. 
  • Busca o revestimento de poder (At 1.8a). Depois da Ressurreição e antes da Ascensão, Jesus deu uma ordem aos discípulos: ...permanecei na cidade até que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24.49a). A capacitação precede a ação. Antes de sairmos a campo para realizarmos a obra, ou enfrentarmos situações que previamente veio ao nosso conhecimento, precisamos ser revestidos com o poder do Espírito Santo. Essa capacitação não vem de técnicas engendradas pelo homem. Não encontramos esse poder nos reservatórios humanos. Ele não vem do homem, vem de Deus; não vem da terra, vem do céu. Ou seja, o Senhor estava exatamente, suprindo os Seus discípulos de um alimento especial que iria ajudá-los a crescer como homens de Deus e prepará-los para a OBRA do REINO e para tudo que eles iriam enfrentar por amor a ELE. 
  • Não tem resistência ao Espírito Santo (At 7.51). 
  • Não menospreza a Palavra (Jo 5.39). 
  • Aguarda o Dia de Cristo (1Co 1.8). 
  • Busca conhecer o Espírito Santo. É vital para a fé e o crescimento espiritual de todo cristão o conhecimento a respeito do Espírito Santo. Ele não é uma influência, uma energia ou um espírito qualquer mais iluminado, mais evoluído etc. O Espírito Santo possui em Si mesmo os elementos de existência pessoal; possui propriedades, qualidades e altas virtudes que atribuem a esse ser uma personalidade. Ele é uma pessoa (veja: O que você precisa saber sobre seu companheiro diário, o Espírito Santo) e o Pai é uma pessoa. As Suas obras e os Seus ofícios são os mais variados possíveis, e o mais importante é o de ter a missão de nos conduzir até Jesus Cristo. Ele tem grande desejo de nos guiar , de fazer-nos cheios da Sua plenitude a fim de sermos uma unidade. Tudo o que o Senhor Jesus fez e realizou foi devido à unção que recebeu do Espírito Santo, que deseja habitar em nós! Aleluia! 
  • Não se envolve com pensamentos mundanos.
      Quando a rainha Elizabeth II estava sendo coroada na Abadia de Westminster, a dádiva que lhe foi feita de um exemplar da Bíblia foi a parte mais comovente da cerimônia. Entregando o presente, o rev. oficiante disse: "Vossa Majestade, entrego-vos a cousa mais preciosa que se pode vos dar." Um régio presente, sem dúvida. 
      A cousa mais preciosa que se pode dar, 
      porque é produto da inspiração de Deus.
  • Busca ter conhecimento real da Palavra de Deus (2Tm 2.15). O cristão que deseja crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, além de vir ser um "vaso" escolhido por Deus, deve ter o máximo de cuidado com a sua vida espiritual e um esforço esmerado no conhecimento da Palavra de Deus, pois ela é a âncora única em que apoiamos a nossa fé. A palavra de Deus é tão importante que há um salmo exclusivamente exaltando-a, em cada versículo: Salmo 119. O próprio Senhor Jesus disse: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." (Mc 13.31). "Aqueles que buscam com sinceridade a verdade, nunca podem deixar de ler a Bíblia. Nela, há uma sabedoria salvadora, que não existe em nenhum outro livro."(Livro: Nos passos de Jesus - 1986 - UP). A Palavra de Deus nos guia no caminho de uma vida onde haverá verdadeiramente justiça nas relações entre Deus e o homem, os homens entre si, os grupos sociais e os homens, as nações umas com as outras. Ela é a fonte desta justiça. Justiça que se traduz num novo tipo de vida e de relacionamento. Nós a devemos estudar não apenas visando nossa edificação pessoal (crescimento), mas no sentido de nos tornarmos, para Deus, pessoas que possam ser utilizadas por Ele para salvar outras pessoas, confortar vidas, despertar o homem para a justiça. Somos inflamados por Deus para uma vida de responsabilidade e sensibilidade para com o nosso próximo. 
  • O tema central de sua vida é: JESUS CRISTO (At 13.17,23,32,38,43).
  • Sua preocupação em agradar ao Espírito de Jesus, o leva a uma vida de constante vigilância.
Vou terminar, citando aqui algumas sugestões,(Livro:Uma vida cheia do Espírito-Charles G.Finney) algumas condições sob as quais um cristão poderá manter-se em crescimento constante e longe de uma vida de pecados!
  1. Cuida em ter o revestimento especial de poder do alto, pelo batismo do Espírito Santo.
  2. Mantém constantemente a comunhão íntima com Deus.
  3. Faze da Bíblia o teu Livro dos livros. Estuda-a muito, de joelhos, esperando iluminação divina.
  4. Acautela-te de depender dos comentários. Consulta-os quando convier; porém julga por ti mesmo, à luz do Espírito Santo.
  5. Guarda-te puro - em propósito, em pensamento, em sentimento, em palavras e em ações.
  6. Contempla a culpa dos pecadores e o perigo que correm, para que se intensifique teu zelo pela sua salvação.
  7. Também pondera profundamente e demora-te diante do infinito amor e compaixão de Cristo por eles.
  8. Não sejas "de mente leviana," antes "põe o Senhor continuamente diante de ti".
  9. Controla bem tua língua e não te dês a conversas frívolas e sem proveito.
  10. Tem cuidado de ensinar não só por preceito mas também pelo exemplo. Pratica tu mesmo o que pregas.
  11. Vigia os teus pontos fracos. Se fores por natureza dado a jovialidade e brincadeiras, vigia ocasiões de falha nesse setor.
  12. Se fores por natureza carrancudo e insociável, vigia contra o mau humor e a insociabilidade.
  13. Evita toda a afetação e fingimento. Sê aquilo que professas ser, e não serás tentado a "fazer de conta".
  14. Que a simplicidade, a sinceridade e a correção cristã assinalem toda a tua vida.
  15. Compreende que a regeneração é uma transformação também moral e, portanto, voluntária.
  16. Sê diligente no estudo, e instrui cabalmente o povo em tudo que é essencial à salvação.
  17. Cuida em conhecer pessoalmente e viver diariamente a pessoa de Cristo.
Que o Espírito Santo, nos ajude a "crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." Amém!

3 comentários:

  1. Gostei do conteúdo, vou estar acompanhando e deixando meu comentario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou. Volte sempre. À propósito,tente registrar seu nome. Sua companhia é sempre bem vida. Obrigado por comentar. Paz!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...