COSTUMES BÍBLICOS: Quem é o Anjo da Morte?


Quem é o Anjo da Morte?

QUEM É O ANJO DA MORTE
(No Pensamento Judaico)
Existe Anjo da Morte!

Esse conceito aparece muitas vezes no Talmud e em outras Escrituras.
Interessante é que a gente pensa quem é o Anjo da Morte é aquele anjo que aparece na última hora da pessoa, no momento final ele é o responsável pelo final da história. Isso é verdade, mas só parcialmente verdade. No Talmud, no Tratado de Moed Katan página 28, traz muitos detalhes de como é o final da vida de uma pessoa. O que é que acontece nos últimos momentos, é fascinante.
Tem o Anjo da Morte, e ainda tem mais, você sabia que esse Anjo da Morte, diz as Escrituras Judaicas, que ele tem um anjo ajudante que ele é quem traz a pessoa pro Anjo da Morte. Esse ajudante se chama DUMA [דּוּמָה] esse ajudante está escrito no Salmo 115.17 da Bíblia Hebraica. Anjo da Morte em hebraico se chama Malach [Anjo] Hamavet [da Morte], então, existe esse conceito.

A parte mais fascinante é o que vamos observar agora. 
No Talmud e nas Escrituras Judaicas trazem quem é esse Anjo da Morte! Ele só aparece no final? NÃO! Ele aparece todos os dias de nossa vida! Como pode ser isso? O Anjo da Morte, o Satan, o Yetzer Hará [Má Inclinação], são a mesma Entidade! Eles são, na verdade, a mesma coisa.
A gente aprende aqui, algo vital pra nossa vida!
A gente tem livre arbítrio. Livre Arbítrio é aquela capacidade que nós temos de fazer o bem, de fazer nossas missões, de se aproximar de Deus, de ser uma pessoa que se preocupa com o próximo, uma pessoa que estuda as Escrituras que quer se aperfeiçoar. E existe o Yetzer Hará, [Má Inclinação], que nos leva exatamente para o contrário. Que pode nos levar a ser cruel, a sentir raiva sem motivo todo tempo, não ter respeito pelas pessoas, a cair em pecados e tentações e a fazer coisas que nós mesmos não queríamos fazer em nossa vida. Esse Yetzer Hará que a gente tem, essa força interna que a gente pensava que se chamava  apenas um mau instinto, uma má inclinação; Ele é o Satan!! Ele é o Anjo da Morte!!
O objetivo do teu mal instinto, é te matar!! E isso leva à sua morte! Ou seja, na verdade, o Anjo da Morte, é o primeiro "Agente Secreto" da História do Universo! Porque se ele viesse pra você e falasse que era o Anjo da Morte e te chamasse pra maltratar uma pessoa, evidente que você não iria!! Não daria ouvidos a ele! Mas Ele muda a identidade viu!! Ele vem com outra aparência e identidade. Então você não percebe quanto mau ele te faz! Que história é essa dele nos matar?
Vamos nos aprofundar aqui.
Não é que ele vai te tirar o próximo minuto da tua vida. Não é que daqui há um minuto você não vai mais existir e que vai morrer. Não é assim. É pior do que isso! Meu Deus! Pode ser pior? Sim! Sabe por que?
O que é que a gente tem que nos torna imortal é a nossa ALMA. A nossa Alma, foi criada por Deus pra gente poder alcançar a Eternidade, pra gente poder tornar transcendental. O que é que o Anjo da Morte quer fazer é matar a sua alma. Muito mais do que o seu corpo que de qualquer forma, vai morrer um dia. O nosso corpo tem uma importância, não podemos menosprezar a importância do corpo. Você sabia que no judaísmo é importante fazer ginástica?
É importante cuidar da sua saúde. Porque se você não está saudável, você não consegue está feliz, você não consegue estudar direito. Tá claro isso. É uma coisa óbvia. Então a gente cuida do corpo. Através do corpo, você faz os seus bons atos. O teu corpo tem que está bem.
O objetivo do Anjo da Morte, é mexer na sua alma! As vezes ele vai mexer na tua alma através do teu corpo, e às vezes, ele vai querer te levar pro mau caminho que faz você não conseguir utilizar a força da tua alma na tua vida. Porque a nossa alma tem uma conexão muito forte com o Criador. Com Hashem! Se a gente escuta ela, a nossa vida têm bençãos em todos os sentidos! Não quer dizer que você vai ganhar na loteria. Mas que você vai ter uma vida com significado, uma vida produtiva, uma vida de família que você está construindo, você sente e sabe disso.
Você quer acordar cedo, porque você é feliz, é produtivo está excelente! É isso que o Anjo da Morte quer acabar! Ele quer acabar com você! Ele não vem aparecendo como Anjo da Morte. O Anjo da Morte, aqui a gente está aprendendo que, por um lado, ele aparece no último dia da vida, quando chegou a hora que Deus preparou o tempo de vida que uma pessoa tem. Mas antes disso, ele aparece com outra identidade. O seu mau instinto! Saiba que quando vem uma ideia dentro de você, uma vontade de fazer algo errado, saiba que quem está falando isso não é o teu mau instinto, é o Anjo da Morte! É totalmente mau! Mas é importante saber que ele foi criador por Deus, pra nos dar livre arbítrio. Não pense que ele é uma força isolada, independente; Não.
A fonte disso, começa na Torah. Desde o Livro de Bereshit [Gênesis], está escrito que Deus criou a morte no sexto dia com o pecado de Adão. Vamos avançar um pouco na História agora. Vamos pular pra história de Yacov [Jacó} o terceiro patriarca. Ele saiu da casa de Labão e voltou pra terra de Canaã, que é a terra de Israel, em um momento que ele estava sozinho, está escrito que veio anjo e lutou contra ele (Gn 32.24-31). Nos Escritos Judaicos dá mais um nome pra ele. Fala que é o Anjo de Esaf. Por enquanto, saiba que é isso que está escrito no Talmud e nos Escritos.
E o anjo lutou contra Jacó até o romper da alva. Ou seja, no início do amanhecer antes do sol aparecer.
Quando o sol começou a nascer, Jacó se sobressaiu, superou o anjo que pediu pra que o deixasse ir embora. Jacó, pede pro anjo antes de ir embora pra que ele dissesse o nome dele e o abençoasse. Que estranho! Pedir pra o Anjo da Morte abençoar!
Agora vamos aprender profundamente o que aconteceu aqui.
Primeira coisa, os Escritos de Israel diz que o Anjo da Morte, ou seja, teu mau instinto, ele só te ataca à noite! Por que será? De dia uma pessoa não faz uma coisa errada? Faz. Mas continuando; Noite, significa escuridão. Escuridão, é o contrário do conhecimento. Quanto mais você tem conhecimento sobre um tema, quanto mais está claro pra você, menos você está sujeito à cair nele. Um exemplo, só pra ficar bem claro e que não é espiritual, do Rabino: "você pega um refrigerante, você sabia que um copo de refrigerante de 200ml têm 10 colheres de açúcar? Imagina você pegar um copo com água e por 10 colheres de açúcar? você não suporta beber, teu corpo também não suporta. Se você tentasse tomar, você não conseguia. Então eles tem que colocar algo pra neutralizar, vem os antioxidantes! Quando você sabe o que que é um refrigerante, você não quer! Ou seja, quando tem conhecimento, você se afasta, hah..é gostoso! Mas chega uma hora que você não acha mais. Espiritualmente também funciona assim.
Quando você conhece Deus, quando você conhece as Escrituras, quando você conhece a sua alma e conhece a influência dos bons atos ou dos maus atos, você não quer mais fazer o que está errado! Você quer trilhar um caminho bom.
O conhecimento, a luz das Escrituras (Torah) é o que te afasta do teu mau instinto, do Anjo da Morte. Por isso que o Anjo da Morte quando ele tinha força na luta contra Jacó? Quando era noite, quando era escuridão. Mas quando começou amanhecer, e assim é na nossa vida. Se uma pessoa começa a estudar, como você agora, que estar lendo este estudo, é muita luz! Nesse momento, esse mau instinto fica mais fraco! Agora se for só uma vez que você for estudar, vai ser um problema. Porque uma vez ele tomou um golpe, mas depois passa o efeito. Precisa ser constante.
A nossa missão no mundo é conseguir pegar esse Anjo negativo, o nosso mau instinto e falar: "me abençoa" ou seja, transformar o mau que existe dentro de mim, em algo bom.
Se eu tinha uma ambição, eu vou usar essa ambição pra algo positivo. Se eu tinha muito desejo que podia ser ruim, eu vou usar esse desejo, essa energia, pra algo bom. E assim, em cada etapa da minha vida, em cada área.
Raiva, raiva normalmente é totalmente destrutiva. Mas se você pensa, raiva é energia! Se você usar essa energia em vez de destruir pra construir, você está pegando aquilo que seria negativo, e está obrigando ele a te abençoar! Isso é um segredo muito profundo dos Escritos de Israel, dos Escritos Místicos chamados Cabalá.
Quando Jacó pergunta: "qual seu nome?"  Ele não sabia que era o Anjo da Morte!  Mas ele entendeu agora que era. Por que que ele perguntou o nome?  Porque NOME é essência. Qual é a sua essência Anjo da Morte?  Sabe qual foi a resposta desse Anjo? "Por que você está perguntando o meu nome?" Essa foi a resposta!
A outra explicação é: Esse é o nome dele: "Não faça perguntas"
A essência dele é:
  • "Não estuda"
  • "Não cresce"
  • "Não leia"
  • "Não abra As Escrituras (Torah)" por que se não, estou arruinado!"
Aprendemos aqui que Anjo da Morte não era só um conceito místico que aparece só no último minuto de nossa vida. Ele está presente todo o dias. A gente aprendeu aqui até como combater ele.  A forma efetiva de ganhar dele. Aprendemos a essência dele!! Que o Eterno nos ajude todos os dias! Amém!
(*Texto montado aqui por Costumes Bíblicos sob vídeo-aula do Rabino Rony Gurwicz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...