Custom Search

 

 

Translate this Page

Rating: 3.1/5 (5433 votos)



DIVISÃO 

 

Dicas de como ler a Bíblia.

Biblia 

 

   Diário Espiritual

Saiba como fazer

AQUI

⇓ 

Biblia

DIVISÃO

ORAÇÃO

SACERDOTAL DO SENHOR

JESUS CRISTO

 

 

 

0 RECENSEAMENTO

CLICK AQUI ↓

recenseamento

 

A PESSOA DE JESUS CRISTO
Cristo
 

 

 Eu não acredito em Predestinação... O que você tem a dizer sobre isso? Pode me mostrar biblicamente se isso é verdade?

TIRE SUAS DÚVIDAS

AQUI 

Predestinação

    

ANJOS
Anjos

  

O FRUTO DO ESPÍRITO

  

A DIÁSPORA JUDAICA
Judeus

 

Problemas de natureza sexual na igreja de Corinto. Click aqui ↓

Corinto

 

 

 

 

 

 

 

  

O PRIMEIRO DIA DA PÁSCOA

Reunindo a evidência dos quatro  Evangelhos, podemos sugerir a seguinte sequência de acontecimentos:

Veja JESUS - A RESSURREIÇÃO 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

A PÁSCOA E A ÚLTIMA CEIA
Páscoa

 

A BÍBLIA DO PONTO DE VISTA FEMININO

Gênesis começa com o fato de que homens e mulheres foram criados iguais à vista de Deus e na presença um do outro. A criação de ambos é considerada muito boa (Gn 1.31).

LEIA MAIS

A Bíblia

 

Histórias da Criação

Histórias da Criação

 DIVISÃO

Seu pedido de oração aqui 

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8
salmos
 

MAIS CURIOSIDADES BÍBLICAS GERAIS 
CURIOSIDADES


Um estilo de vida: os Dez Mandamentos

Judeus

Um estilo de vida: os Dez Mandamentos

Tendo saído do Egito, os israelitas chegaram ao monte Sinai, onde fizeram uma aliança com Deus. Ali, Deus entregou os Dez Mandamentos, que aparecem em Êx 20.1-17, com a finalidade de possibilitar ao povo cumprir a sua parte de acordo (Êx 19.5). Existe outra passagem que traz os Dez Mandamentos na íntegra: Dt 5.6-21, onde se enfatiza que esses são os mandamentos e que não haveria outros (Dt 5.22). Na comparação entre as versões de Êxodo e Deuteronômio, aparecem pequenas variações, mas isto é reflexo da flexibilidade com que a Bíblia em seu todo trata dessa questão da lei.

No AT, os Dez Mandamentos são literalmente, as "dez palavras", o Decálogo (Êx 34.28; Dt 4.13; 10.4). Sua importãncia se deve ao fato de terem sido as únicas "palavras" faladas diretamente por Deus. Todas as outras leis vieram por meio de Moisés (Êx 20.1,19).

A lei que Deus deu a seu povo era um estilo de vida, não apenas uma lista de regras. Nas palavras do salmista, é lâmpada e luz para o caminho de todos que procuram segui-la.
Judeus

O que é "Torá"?

A palavra hebraica "torá" é, geralmente, traduzida por "lei". Agora, lei é muitas vezes considerado algo universal e impessoal. "Torá" é, para sermos exatos, "instrução" ou "ensino". É a palavra bem pessoal que Deus fala ao seu povo, dizendo-lhe como deve viver. Mais tarde, a palavra veio a ser usada como título do Pentateuco, pois as histórias e também as leis nele contidas eram instrução para o povo, dizendo quem é Deus e como o povo deveria viver.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEZ MANDAMENTOS

Responsabilidades para manter o relacionamento com Deus

1. "Não terás outros deuses" vs. politeísmo

2. "Não farás ídolos" vs. idolatria

3. "Não usarás o nome indevidamente" vs. profanação

4. "Guardarás o sábado" vs. secularismo

Responsabilidades para manter o relacionamento com outras pessoas

5. "Honrarás teu pai e tua mãe" vs. rebelião                                    

6. "Não matarás" vs. assassinato

7. "Não cometerás adultério" vs. adultério

8. "Não roubarás vs. roubo

9. "Não darás falso testemunho" vs. mentira

10. "Não cobiçarás" vs. materialismo

  O dom de Deus ao seu povo

"Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito" (Êx 20.2): esta é a base para tudo o que segue. primeiro Deus salva, por graça; só então ele conclama o povo a mostrar-se obediente. Vários mandamentos aparecem em outros documentos de natureza ética ou em códigos de leis, mas o Pentateuco insere os mandamentos num contexto histórico e teológico todo especial. Diante do que Deus havia feito por eles, os membros do povo de Deus, de bom grado, acolhem a lei e prometem cumpri-la. Era possível incorrer em castigo, por causa de desobediência (Êx 20.5), mas este não era o propósito maior do mandamento. Oito dos mandamentos têm formulação negativa ("não..."), mas estes simplesmente definem o espaço ou os limites dentro dos quais os israelitas podiam viver com segurança.

No NT aparece o mesmo padrão: a nova vida em Cristo está disponível, e de graça, para todos; mas requer-se, então, que o povo de Deus viva de maneira que agrade a ele. "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor", disse Jesus aos seus discípulos (Jo 15.10).

Diferentes tipos de lei 

Algumas leis são mais amplas e universais do que outras. Deuteronômio faz distinção entre "o mandamento" e "os estatutos e juízos" (Dt 6.1). A forma positiva do "mandamento" é o famoso Shemá (Dt 6.4-9): "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é um. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração..." A forma positiva do primeiro dos Dez Mandamentos é esta: "Não terás outros deuses diante de mim" (Dt 5.7).

Outras leis são bem específicas, e estas se encontram em Êx 21--23 e Dt 12--26.

Em termos de genérico e específico, os Dez Mandamentos constituem um meio-termo. Foram gravados em pedra para mostrar que, em princípio, são válidos para sempre. São dez ao todo, e dez é o número que simboliza aquilo que é completo. Eles têm por objetivo apresentar um quadro abrangente da vida de obediência a Deus. Entretanto, havia também a necessidade de ser seletivo, pois esse quadro só podia ser apresentado de forma esquemática. Os mandamentos pedem para serem interpretados e aplicados, e já podemos ver isso em andamento nos mandamentos mais longos. A lei do sábado se fundamenta tanto na criação (Êx 20.10) como no êxodo (Dt 5.15).

O mais importante em primeiro lugar

A ordem dos mandamentos é altamente significativa.

»Os primeiros quatro (na contagem reformada) tratam da questão fundamental da atitude do povo de Israel em relação a Deus. Estes introduzem os mandamentos seguintes, que dizem respeito ao comportamento na comunidade.

»O mandamento do sábado já faz a conexão entre a atitude em relação a Deus e a atitude em relação ao próximo, pois nem mesmo a um escravo se permitia que trabalhasse no dia que Deus santificou. Jesus reafirmou esse vínculo em seu resumo da lei em dois mandamentos (Mt 22.36-40).

A interpretação dos mandamentos

O que significa "não matarás"?

Nem sempre está claro o que um mandamento significa. As leis mais específicas examinam casos mais difíceis e estabelecem diferentes níveis de desobediência e castigo. Por exemplo, há diferença entre crime culposo (involuntário) e crime doloso (intencional), como se vê em Êx 21.12-14. No contexto israelita, a necessidade de matar  no contexto das guerras era tão evidente que nem era preciso discutir essa questão! É possível que, de tempos em tempos, se chegasse a conclusões diferentes, devido, em grande parte, à mudança das circunstâncias, mas todos aceitavam a autoridade mais ampla e abrangente dos mandamentos.

Códigos de lei no mundo antigo  

código do rei babilônio Hamurabi

 

Há vários paralelos entre os mandamentos da Bíblia e as leis que aparecem em códigos elaborados por vizinhos do povo de Israel. Entretanto, em parte alguma se encontra a mesma concentração de mandamentos num mesmo texto. Em muitos casos também há significativas diferenças no que diz respeito a detalhes. Por exemplo, no código do rei babilônio Hamurábi (foto acima) aparece o seguinte:

"Se um cidadão roubou um boi, ou uma ovelha, ou um jumento, ou um porco,ou um barco, se for propriedade do templo ou da coroa, ele deverá restituir trinta vezes mais; mas, se a propriedade é de um vassalo, deverá restituir dez vezes mais, ao passo que, se o ladrão não tiver como restituir, deverá ser morto". (Lei 8)

Em Israel, não havia diferenças de classe, e não havia previsão de pena de morte por causa de roubo (Êx 22.1).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Há diferentes sistemas de numeração dos mandamentos. Na tradição reformada (seguida neste artigo), Êx  20.2 é visto como o prólogo, a proibição das imagens é um mandamento distinto, e o duplo "não cobiçarás" forma um único mandamento. Abaixo aparecem algumas das opções de numeração:

Judaica

1. Introdução

2. Não ter outros deuses; não fazer imagens

3. O nome do Senhor

4. Sábado

5. Honrar os pais

6. Não matar

7. Não adulterar

8. Não roubar

9. Não dar falso testemunho

10. Não cobiçar

 

Católica/Luterana

1. Não ter outros deuses; não fazer imagens

2. O nome do Senhor

3. Sábado

4. Honrar os pais

5. Não matar

6.  Não adulterar

7. Não roubar

8.Não dar falso testemunho

9. Não cobiçar a casa

10. Não cobiçar a mulher

 

Reformada

1. Não ter outros deuses; 

2. Não fazer imagens

3. O nome do Senhor

4. Sábado

5. Honrar os pais

6. Não matar

7. Não adulterar

8. Não roubar

9. Não dar falso testemunho

10. Não cobiçar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

»Depois do mandamento do sábado, o único outro mandamento positivo é o que manda honrar os pais. Este aponta para o valor fundamental no desdobramento da lei: estabilidade e harmonia na família. É o único mandamento que vem acompanhado de promessa (Ef 6.2), pois, sem honra, a sociedade entraria em colapso e os objetivos que Deus tem para a família de Abraão não seriam alcançados (Êx 19.5-6).

»No final, o décimo mandamento vai além da ação externa e trata da motivação interior, uma ênfase que Jesus aplicou também a outros mandamentos (Mt 5.21-48).

Letra e espírito 

O contexto, o conteúdo e o tom dos Dez Mandamentos refletem uma consciência de que o espírito da lei era tão importante quanto a sua letra. Os profetas fizeram severa crítica àqueles que tentavam subverter ou descartar os mandamentos (Am 8.5). Também Jesus criticou seus contemporâneos por interpretarem os mandamentos de forma muita restrita (Mt 23.23).

Em consonância com outros textos bíblicos, a lei, de modo geral, e os Dez Mandamentos, de forma especial, procuram estabelecer um reino de justiça e paz, fundamentado no amor a Deus e ao próximo.

imagens do Sinai

"A Lei foi dada depois que Deus havia salvo o seu povo, não antes... Israel não procurava cumprir a Lei para obter salvação. Os cristãos não tentam ser bonzinhos para chegarem ao céu. Deus já agiu, trazendo salvação. Já atravessamos o mar Vermelho. Cristo já morreu e ressuscitou. Ser obediente a Deus é uma resposta à salvação, e não um pré-requisito para a mesma".

Marcus Maxwell

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:28

leia a bíblia

Por Gospel+ - Biblia Online

 

 

divisão 

DIVISÃO

Visit COSTUMES BÍBLICOS's profile on Pinterest.

 

DIVISÃO

 

Aceite a Jesus! - Clique aqui!

Active Search Results

 DIVISÃO

DIVISÃO 
Dicio.com.br

 

DIVISÃO

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

 

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias