Translate this Page

Rating: 3.1/5 (5683 votos)





DIVISÃO 

 

Dicas de como ler a Bíblia.

Biblia 

 

   Diário Espiritual

Saiba como fazer

AQUI

⇓ 

Biblia

DIVISÃO

ORAÇÃO

SACERDOTAL DO SENHOR

JESUS CRISTO

 

 

 

0 RECENSEAMENTO

CLICK AQUI ↓

recenseamento

 

A PESSOA DE JESUS CRISTO
Cristo
 

 

 Eu não acredito em Predestinação... O que você tem a dizer sobre isso? Pode me mostrar biblicamente se isso é verdade?

TIRE SUAS DÚVIDAS

AQUI 

Predestinação

    

ANJOS
Anjos

  

O FRUTO DO ESPÍRITO

  

A DIÁSPORA JUDAICA
Judeus

 

Problemas de natureza sexual na igreja de Corinto. Click aqui ↓

Corinto

 

 

 

 

 

 

 

  

O PRIMEIRO DIA DA PÁSCOA

Reunindo a evidência dos quatro  Evangelhos, podemos sugerir a seguinte sequência de acontecimentos:

Veja JESUS - A RESSURREIÇÃO 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

A PÁSCOA E A ÚLTIMA CEIA
Páscoa

 

A BÍBLIA DO PONTO DE VISTA FEMININO

Gênesis começa com o fato de que homens e mulheres foram criados iguais à vista de Deus e na presença um do outro. A criação de ambos é considerada muito boa (Gn 1.31).

LEIA MAIS

A Bíblia

 

Histórias da Criação

Histórias da Criação

MAIS CURIOSIDADES BÍBLICAS GERAIS 
CURIOSIDADES

 DIVISÃO

 


O povo escolhido de Deus

 

Israel

 

O Antigo Testamento foi escrito para o povo de Israel - o povo que via Jacó (=Israel) seu ancestral comum e Abraão como fundador da sua nação. Os cristãos, igualmente, consideram Abraão o pai de todos aqueles que dependem de Deus pela fé e não de si mesmos (Rom 4.16). Portanto, lemos a história em que Deus chamou Abraão para se tornar pai do povo escolhido de Deus, não apenas como um acontecimento num passado distante, mas como algo importante para todos hoje.

O caráter de Deus

Os atos de Deus nas Escrituras hebraicas revelam Seu caráter. Eles o retratam não como uma força impessoal, mas como um Ser pessoal que vê os problemas de cada pessoa, ouve os clamores, preocupa-se com este mundo pecaminoso e, por isso, "desce" para intervir nos momentos mais sombrios da humanidade. Ele caminha pelo jardim como um pai, chamando: Adão, onde você está? (Gn 3.9,tradução do autor do livro: A essência do AT p.1). Ele aparece a Moisés na sarça ardente, dizendo que estava preocupado com o sofrimento dos israelitas e que, em razão disso, desceria para resgatá-los (Êx 3.7,8). Ele coloca-se ao pé da cama do menino Samuel, chama-o pelo nome e comissiona-o para ser Seu profeta (1Sm 3.10). Daqueles que invocam Seu nome, Ele exige: pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente (Mq 6.8). E Ele se entristece com o pecado e condena o mal (Gn 6.6-8). Porém, apesar disso, Deus estende graça e favor (hb. hen) e mostra benignidade (hb. chesed) acima de qualquer coisa que possa ser recebida, adquirida ou merecida.

Para o leitor desatento, o amor de Deus parece estender-se apenas a homens como Abraão, Isaque, Jacó e Davi. Também pode parecer, à primeira vista, que Seu amor é destinado apenas ao povo de Israel e mais nenhum outro. Contudo, basta aprofundar-se nas páginas dessa incrível história para descobrir que Seu amor também afeta a vida das mulheres e dos estrangeiros que aparecem em suas páginas. Nessas histórias, encontramos: Tamar, a mãe cananeia dos filhos de Judá (Gn 38.6); Asenate, a esposa egípcia de José e mãe de Efraim e Manassés (Gn 41.45-52); Jetro, sacerdote de Midiã, e sua filha Zípora, esposa midianita de Moisés (Êx 2.16-21); Raabe, a prostituta cananeia que entrou na linhagem messiânica pelo casamento (Js 2.1; 6.25; Mt 1.5), assim como a temente moabita Rute, bisavó do rei Davi (Rt 4.13-22); Bate-Seba, amante de Davi que, mais tarde, tornou-se sua esposa e mãe de Salomão (2Sm 11.3,4,27; 12.24); Hirão, rei de Tiro, que forneceu material para a construção do Templo (1Rs 5.1-12); e Ebede-Meleque, um cuxita que salvou a vida do profeta Jeremias (Jr 38.7-13).

Desde as páginas iniciais do Antigo Testamento, no livro de Gênesis, até o último versículo de Malaquias, homens, mulheres, israelitas e estrangeiros  encontram-se com Deus. A existência dele é admitida como uma realidade óbvia. Nenhuma tentativa é feita em defesa apologética. O texto bíblico simplesmente anuncia: No princípio, criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1). Ele traz a criação à existência por meio de decreto verbal e considera tudo quanto tinha feito [...] muito bom (Gn 1.31). Deus cria seres humanos à Sua própria imagem (hb. tselem) e semelhança (hb. demuth) para que tenham um relacionamento com Ele e governem a criação em Seu nome (Gn 1.26-31).

A idéia da escolha (eleição) divina especial de indivíduos traz consigo duas características subsidiárias: promessa e responsabilidade. Gn 12-22 está repleto de promessas que Deus fez a Abraão.

•Abraão recebe a promessa de uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu.

•Ele recebe a terra de Canaã como herança para os seus filhos.

•Ele recebe promessa de um grande nome no futuro.

E o favor especial do Senhor Deus seria demostrado não só a Abraão e sua família, mas a todas as pessoas por intermédio dele.

Assim, as promessas de Deus a Abraão não foram apenas para proveito egoísta de poucos escolhidos. Elas deviam ser usadas com responsabilidade para que outros pudessem compartilhar dos benefícios. No cerne da escolha de Israel por Deus há um propósito missionário. A história de Israel deve ser lida como a longa história  das tentativas desse povo de cumprir suas responsabilidades - com alguns sucessos, mas com muitos fracassos bem evidentes.

 

Abraão

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 12:1-3

  

Percurso de Abraão

Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.
Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o lado do sul.
Gênesis 12:4-9

Subiu, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló.
E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.
E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai;
Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor.
E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.
E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma.
Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor.
E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;
Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.
Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.
E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor.
Gênesis 13:1-18

 

Veja também: A Aliança de Deus

leia a bíblia

Por Gospel+ - Biblia Online

 

 

DIVISÃO

 

Visit COSTUMES BÍBLICOS's profile on Pinterest.

 

DIVISÃO

 

Aceite a Jesus! - Clique aqui!

DIVISÃO 
Dicio.com.br

 

 

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias