Custom Search

Translate this Page

Rating: 3.1/5 (5489 votos)



DIVISÃO 

 

Dicas de como ler a Bíblia.

Biblia 

 

   Diário Espiritual

Saiba como fazer

AQUI

⇓ 

Biblia

DIVISÃO

ORAÇÃO

SACERDOTAL DO SENHOR

JESUS CRISTO

 

 

 

0 RECENSEAMENTO

CLICK AQUI ↓

recenseamento

 

A PESSOA DE JESUS CRISTO
Cristo
 

 

 Eu não acredito em Predestinação... O que você tem a dizer sobre isso? Pode me mostrar biblicamente se isso é verdade?

TIRE SUAS DÚVIDAS

AQUI 

Predestinação

    

ANJOS
Anjos

  

O FRUTO DO ESPÍRITO

  

A DIÁSPORA JUDAICA
Judeus

 

Problemas de natureza sexual na igreja de Corinto. Click aqui ↓

Corinto

 

 

 

 

 

 

 

  

O PRIMEIRO DIA DA PÁSCOA

Reunindo a evidência dos quatro  Evangelhos, podemos sugerir a seguinte sequência de acontecimentos:

Veja JESUS - A RESSURREIÇÃO 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

A PÁSCOA E A ÚLTIMA CEIA
Páscoa

 

A BÍBLIA DO PONTO DE VISTA FEMININO

Gênesis começa com o fato de que homens e mulheres foram criados iguais à vista de Deus e na presença um do outro. A criação de ambos é considerada muito boa (Gn 1.31).

LEIA MAIS

A Bíblia

 

Histórias da Criação

Histórias da Criação

 DIVISÃO

Seu pedido de oração aqui 

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8
salmos
 

MAIS CURIOSIDADES BÍBLICAS GERAIS 
CURIOSIDADES


JESUS - Os doze discípulos

 Os doze discípulos de Jesus

O grupo mais próximo de Jesus

Imagens flores

Pedro, Tiago e João formavam o grupo de discípulos que estava mais próximo de Jesus. Eles estavam com Jesus em ocasiões importantes, como a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração de Jesus, e seu momento de oração antes de ser preso no Getsêmani.

Veja Mc 5.37; 9.2; 14.33.

De todos os seus seguidores, Jesus escolheu 12 homens para serem os seus discípulos (Mc 3.13-19), dando-lhes o título de "apóstolos" (Lc 6.13). Estes passariam três anos na companhia dele, ouvindo seus ensinamentos e aprendendo sobre o reino de Deus.

Pedro, o líder dos discípulos, originalmente se chamava Simão, filho de Jonas. Ele e seu irmão André eram de Betsaida, sendo que depois se mudaram para Cafarnaum. Trabalhavam juntos como pescadores em parceria com os filhos de Zebedeu. Veja Mt 16.10; Jo 1.44; Mc 1.16-17; Lc 5.10.

Jesus lhe deu o apelido de "Pedro" (que significa "pedra" ou "rocha") e dali em diante ficou conhecido como Simão Pedro, embora por muito tempo ele não tenha sido nem sólido nem confiável. Era colérico, impetuoso e constantemente mudava de opinião.

imagens de baco

Os primeiros discípulos de Jesus eram pescadores. Eles foram chamados enquanto consertavam as suas redes.

imagens de pesca

Por exemplo:

»Em Mt 16.13-26, Pedro declarava que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Mas pouco tempo depois ele repreendeu Jesus, quando este indicou que precisava ser crucificado!

»Em outra ocasião, viu Jesus andando sobre as águas e começou a andar em direção a Jesus (Mt 14.28). Mas logo a sua fé falhou e ele começou a afundar.

»Na última ceia, ele disse que, mesmo que todos os outros abandonassem Jesus, ele não o negaria (Mc 14.29-31). Um pouco depois, negou três vezes que conhecia Jesus (Mc 14.66-72).

»Quando Jesus estava sendo preso, ele atacou com uma espada (Jo 18.10), mas depois saiu correndo (Mt 26.56).

Entretanto, pelo poder e pela graça de Deus, Pedro acabou sendo líder, escritor (são dele duas cartas do NT) e pregador de grande audácia e autoridade. Seu sermão no dia de Pentecostes resultou na conversão de 3.000 pessoas.

Depois da ressurreição, Jesus pediu três vezes para Pedro reafirmar sua fé, igualando as três negações (Jo 21.15-19).

Jesus disse que Pedro era a pedra sobre a qual ele construiria a Igreja (Mt 16.18). Só que Pedro não é isto sozinho, pois são os apóstolos todos, bem como a doutrina deles, que formam o alicerce da igreja (Ef 2.20).

André, irmão de Pedro, fora discípulo de João Batista. Isto é praticamente tudo que sabemos sobre ele, embora pareça ter sido um homem prático. Sua grande contribuição foi levar Pedro a Jesus. A Bíblia registra que ele estava com os outros apóstolos após a ascensão de Jesus.

Veja Jo 1.35-40; Jo 6.8-9; 12.21-22; At 1.13.

Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, eram ambos discípulos. Parece que eles eram do tipo intempestivo, o que poderia explicar por que Jesus lhes deu o nome de "Boanerges" ou "filhos do trovão". Tiago e João foram os que queriam que viesse fogo do céu para destruir uma aldeia de samaritanos que não recebeu bem Jesus! Eles também buscavam orgulhosamente uma posição elevada no reino de Jesus.

Tiago, entretanto, foi o primeiro dos doze a ser martirizado pela fé. Ele foi um homem cuja paixão e dedicação poderiam facilmente ter feito dele um terrorista. Mas essas características dele foram postas a serviço do reino de Deus.

Veja Mc 3.17; Lc 9.54; Mc 10.37; At 12.2.

João, irmão de Tiago, além de discípulo foi um dos que mais contribuiu para a formação do NT. O nome de João aparece nos títulos de cinco livros - um Evangelho, três cartas, e o Apocalipse, embora os estudiosos ainda discutam se todos esses livros são do mesmo João.

Enquanto morria na cruz, Jesus entregou a sua mãe aos cuidados de João (Jo 19.25-27).

Filipe, assim como Pedro e André, era de Betsaida. Ele foi chamado para seguir Jesus um dia depois de Simão e André.

Filipe era o tipo de pessoa com os pés no chão. Em pouco tempo ele calculou quanto exatamente custaria alimentar 5.000 pessoas! Foi Filipe quem pediu para Jesus mostrar-lhe "o Pai". Fica claro que ele nem sempre entendia o que Jesus estava fazendo, mas mesmo assim perseverou. Ele também foi responsável por levar Natanael a Jesus.

Veja Jo 1.43-46; 6.5-7; 14.8.

Natanael (também chamado de Bartolomeu) era de Caná da Galiléia. Quando Filipe lhe falou sobre Jesus, ele duvidou se "alguma coisa boa" podia vir de Nazaré. "Vem e vê", disse Filipe. E quando ele foi, Jesus o deixou maravilhado, descrevendo exatamente o que ele estava fazendo e onde estava no início de sua infância, debaixo daquela figueira onde tivera sido deixado por sua mãe. Acontecimento esse, que ninguém o sabia até o dado momento. Por isso se maravilhou quando Jesus disse: "Eu te vi quando estavas debaixo da figueira".

Natanael ficou convencido!

Ele era um homem de caráter confiável. Na verdade, Jesus o descreveu como "um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero". Ele estava no grupo ao qual o Cristo ressuscitado apareceu junto ao mar da Galiléia.

Veja Jo 1.43-51; 21.2.

Mateus (também chamado Levi) era um publicano. Ele estava fazendo o seu trabalho de coletar impostos quando Jesus o chamou. Era um dos "pecadores" dos quais Jesus se aproximou, algo que deixou os fariseus enfurecidos, Jesus disse que aqueles "pecadores" eram pessoas que mais precisavam dele e mais valorizavam os seus ensinamentos. Certa ocasião, na casa de Mateus, Jesus chegou a ponto de dizer que somente aqueles que se consideravam pecadores podiam receber algum benefício do seu ministério. A maioria dos judeus teria rejeitado Mateus como colaboracionista e traidor, porque trabalhava para os romanos, coletando impostos. Mas em Jesus ele encontrou um Salvador.

Veja Mt 9.9-13; 10.3; Mc 2.13-17.

Jesus atraiu a si este grupo tão diversificado de homens e fez deles seus discípulos. Que grande Salvador! Foi capaz de transformar o mundo através de homens como estes!

O cético

Tomé é conhecido por seu ceticismo. Embora dedicado ao seu Mestre e até disposto a se arriscar por ele, Tomé não entendeu as palavras de Jesus sobre a sua morte iminente e só acreditou na ressurreição dele quando o viu.

O nome Tomé vem da palavra aramaica que significa "gêmeo". No seu Evangelho, João usa a tradução grega desse nome, "Dídimo", três vezes.

Tomé entrou para história como aquele que queria ver pra crer. No entanto, Jesus não o rejeitou. Pelo contrário, convidou-o a crer, e aproveitou a oportunidade para falar sobre aqueles que, no futuro, creriam sem terem visto Jesus pessoalmente.

Veja Jo 11.16; 14.5; 20.24-29; 21.2.

O traidor

Judas Iscariotes é conhecido por todos como o discípulo que traiu Jesus por 30 moedas de prata. Ele era o tesoureiro dos discípulos e costumava tirar da bolsa comum o que era lançado nela. Isto explica por que ele levantou objeções ao ato de Maria, que segundo ele, deveria ter sido vendido.

Jesus deixou claro, na última ceia, que sabia quem o haveria de trair, mas Judas foi em frente e fez um trato com os principais sacerdotes. E, assim, os soldados conseguiram prender Jesus, liderados por Judas, que o identificou e traiu com um beijo. (O beijo na face era uma maneira de cumprimentar um amigo.)

Depois Judas, cheio de remorso, teve um fim trágico.

Veja Mt 26.14-16,25; Mc 14.10-11,43-45; Jo 12.3-6; 13.27-30; Mt 27.3-10 (compare com At 1.18-19).

Os três esquecidos

Há três discípulos dos quais não sabemos praticamente nada.

Tiago, filho de Alfeu, provavelmente era o Tiago, o menor, filho de Maria, mencionado em Mc 15.40

Tadeu é mencionado em Mt 10.3 e Mc 3.18, mas também é chamado de Judas, filho de Tiago, em Lc 6.16 e At 1.13.

Simão, o zelote, pode ter sido um dos zelotes que buscavam a libertação de Israel do domínio romano. Também é possível que seu nome seja simplesmente uma descrição de seu caráter "zeloso".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

AS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DOS QUATRO EVANGELHOS DE JESUS CRISTO

 

 

 

 

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:28

leia a bíblia

Por Gospel+ - Biblia Online

 

 

divisão 

DIVISÃO

 

Visit COSTUMES BÍBLICOS's profile on Pinterest.

 

DIVISÃO

 

Aceite a Jesus! - Clique aqui!

Active Search Results

 DIVISÃO

DIVISÃO 
Dicio.com.br

 

DIVISÃO

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

 

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias