COSTUMES BÍBLICOS: Os doze discípulos de Jesus


Os doze discípulos de Jesus

Os doze discípulos de Jesus
[Pedro, Tiago e João formavam o grupo de discípulos que estava mais próximo de Jesus.
Eles estavam com Jesus em ocasiões importantes, como a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração de Jesus, e seu momento de oração antes de ser preso no Getsêmani
Veja Mc 5.37; 9.2; 14.33.]
De todos os seus seguidores, Jesus escolheu 12 homens para serem os seus discípulos (Mc 3.13-19), dando-lhes o título de "apóstolos" (Lc 6.13). Estes passariam três anos na companhia dele, ouvindo seus ensinamentos e aprendendo sobre o reino de Deus.
Pedro, o líder dos discípulos, originalmente se chamava Simão, filho de Jonas. Ele e seu irmão André eram de Betsaida, sendo que depois se mudaram para Cafarnaum. Trabalhavam juntos como pescadores em parceria com os filhos de Zebedeu. Veja Mt 16.10; Jo 1.44; Mc 1.16-17; Lc 5.10.
Jesus lhe deu o apelido de "Pedro" (que significa "pedra" ou "rocha") e dali em diante ficou conhecido como Simão Pedro, embora por muito tempo ele não tenha sido nem sólido nem confiável. Era colérico, impetuoso e constantemente mudava de opinião.



Por exemplo:
»Em Mt 16.13-26, Pedro declarava que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Mas pouco tempo depois ele repreendeu Jesus, quando este indicou que precisava ser crucificado!
»Em outra ocasião, viu Jesus andando sobre as águas e começou a andar em direção a Jesus (Mt 14.28). Mas logo a sua fé falhou e ele começou a afundar.
»Na última ceia, ele disse que, mesmo que todos os outros abandonassem Jesus, ele não o negaria (Mc 14.29-31). Um pouco depois, negou três vezes que conhecia Jesus (Mc 14.66-72).
»Quando Jesus estava sendo preso, ele atacou com uma espada (Jo 18.10), mas depois saiu correndo (Mt 26.56).
Entretanto, pelo poder e pela graça de Deus, Pedro acabou sendo líder, escritor (são dele duas cartas do NT) e pregador de grande audácia e autoridade. Seu sermão no dia de Pentecostes resultou na conversão de 3.000 pessoas.
Depois da ressurreição, Jesus pediu três vezes para Pedro reafirmar sua fé, igualando as três negações (Jo 21.15-19).
Jesus disse que Pedro era a pedra sobre a qual ele construiria a Igreja (Mt 16.18). Só que Pedro não é isto sozinho, pois são os apóstolos todos, bem como a doutrina deles, que formam o alicerce da igreja (Ef 2.20).
André, irmão de Pedro, fora discípulo de João Batista. Isto é praticamente tudo que sabemos sobre ele, embora pareça ter sido um homem prático. Sua grande contribuição foi levar Pedro a Jesus. A Bíblia registra que ele estava com os outros apóstolos após a ascensão de Jesus.
Veja Jo 1.35-40; Jo 6.8-9; 12.21-22; At 1.13.
Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, eram ambos discípulos. Parece que eles eram do tipo intempestivo, o que poderia explicar por que Jesus lhes deu o nome de "Boanerges" ou "filhos do trovão". Tiago e João foram os que queriam que viesse fogo do céu para destruir uma aldeia de samaritanos que não recebeu bem Jesus! Eles também buscavam orgulhosamente uma posição elevada no reino de Jesus.
Tiago, entretanto, foi o primeiro dos doze a ser martirizado pela fé. Ele foi um homem cuja paixão e dedicação poderiam facilmente ter feito dele um terrorista. Mas essas características dele foram postas a serviço do reino de Deus.
Veja Mc 3.17; Lc 9.54; Mc 10.37; At 12.2.
João, irmão de Tiago, além de discípulo foi um dos que mais contribuiu para a formação do NT. O nome de João aparece nos títulos de cinco livros - um Evangelho, três cartas, e o Apocalipse, embora os estudiosos ainda discutam se todos esses livros são do mesmo João.
Enquanto morria na cruz, Jesus entregou a sua mãe aos cuidados de João (Jo 19.25-27).
Os primeiros discípulos de Jesus
 eram pescadores. Eles foram chamados
 enquanto consertavam as suas redes.
Filipe, assim como Pedro e André, era de Betsaida. Ele foi chamado para seguir Jesus um dia depois de Simão e André.
Filipe era o tipo de pessoa com os pés no chão. Em pouco tempo ele calculou quanto exatamente custaria alimentar 5.000 pessoas! Foi Filipe quem pediu para Jesus mostrar-lhe "o Pai". Fica claro que ele nem sempre entendia o que Jesus estava fazendo, mas mesmo assim perseverou. Ele também foi responsável por levar Natanael a Jesus.
Veja Jo 1.43-46; 6.5-7; 14.8.
Natanael (também chamado de Bartolomeu) era de Caná da Galiléia. Quando Filipe lhe falou sobre Jesus, ele duvidou se "alguma coisa boa" podia vir de Nazaré. "Vem e vê", disse Filipe. E quando ele foi, Jesus o deixou maravilhado, descrevendo exatamente o que ele estava fazendo e onde estava no início de sua infância, debaixo daquela figueira onde tivera sido deixado por sua mãe. Acontecimento esse, que ninguém o sabia até o dado momento. Por isso se maravilhou quando Jesus disse: "Eu te vi quando estavas debaixo da figueira".
Natanael ficou convencido!
Ele era um homem de caráter confiável. Na verdade, Jesus o descreveu como "um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero". Ele estava no grupo ao qual o Cristo ressuscitado apareceu junto ao mar da Galiléia.
Veja Jo 1.43-51; 21.2.
Mateus (também chamado Levi) era um publicano. Ele estava fazendo o seu trabalho de coletar impostos quando Jesus o chamou. Era um dos "pecadores" dos quais Jesus se aproximou, algo que deixou os fariseus enfurecidos, Jesus disse que aqueles "pecadores" eram pessoas que mais precisavam dele e mais valorizavam os seus ensinamentos. Certa ocasião, na casa de Mateus, Jesus chegou a ponto de dizer que somente aqueles que se consideravam pecadores podiam receber algum benefício do seu ministério. A maioria dos judeus teria rejeitado Mateus como colaboracionista e traidor, porque trabalhava para os romanos, coletando impostos. Mas em Jesus ele encontrou um Salvador.
Veja Mt 9.9-13; 10.3; Mc 2.13-17.
Jesus atraiu a si este grupo tão diversificado de homens e fez deles seus discípulos. Que grande Salvador! Foi capaz de transformar o mundo através de homens como estes!
O cético
Tomé é conhecido por seu ceticismo. Embora dedicado ao seu Mestre e até disposto a se arriscar por ele, Tomé não entendeu as palavras de Jesus sobre a sua morte iminente e só acreditou na ressurreição dele quando o viu.
O nome Tomé vem da palavra aramaica que significa "gêmeo". No seu Evangelho, João usa a tradução grega desse nome, "Dídimo", três vezes.
Tomé entrou para história como aquele que queria ver pra crer. No entanto, Jesus não o rejeitou. Pelo contrário, convidou-o a crer, e aproveitou a oportunidade para falar sobre aqueles que, no futuro, creriam sem terem visto Jesus pessoalmente.
Veja Jo 11.16; 14.5; 20.24-29; 21.2.
O traidor
Judas Iscariotes é conhecido por todos como o discípulo que traiu Jesus por 30 moedas de prata. Ele era o tesoureiro dos discípulos e costumava tirar da bolsa comum o que era lançado nela. Isto explica por que ele levantou objeções ao ato de Maria, que segundo ele, deveria ter sido vendido.
Jesus deixou claro, na última ceia, que sabia quem o haveria de trair, mas Judas foi em frente e fez um trato com os principais sacerdotes. E, assim, os soldados conseguiram prender Jesus, liderados por Judas, que o identificou e traiu com um beijo. (O beijo na face era uma maneira de cumprimentar um amigo.)
Depois Judas, cheio de remorso, teve um fim trágico.
Veja Mt 26.14-16,25; Mc 14.10-11,43-45; Jo 12.3-6; 13.27-30; Mt 27.3-10 (compare com At 1.18-19).
Os três esquecidos
Há três discípulos dos quais não sabemos praticamente nada.
Tiago, filho de Alfeu, provavelmente era o Tiago, o menor, filho de Maria, mencionado em Mc 15.40
Tadeu é mencionado em Mt 10.3 e Mc 3.18, mas também é chamado de Judas, filho de Tiago, em Lc 6.16 e At 1.13.
Simão, o zelote, pode ter sido um dos zelotes que buscavam a libertação de Israel do domínio romano. Também é possível que seu nome seja simplesmente uma descrição de seu caráter "zeloso".



























RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...