COSTUMES BÍBLICOS: Estrela de Davi


Estrela de Davi


 ESTRELA DE DAVI

Um dos símbolos mais reconhecidos do judaísmo é a estrela de David. A estrela de seis pontas formada por dois triângulos é o símbolo oficial do povo judeu. Mas quão antigo é este símbolo judaico? E o que tem a ver com David?
Quando este símbolo foi gerado, não sabemos ao certo, no entanto sabemos que este símbolo é geometricamente construído em forma de estrela com as duas letras Dálet que compunham o nome David (entrelaçando-as, e girando uma das letras em 180°. para que seu vértice se colocasse para baixo). Como o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.

A Estrela Hebraica de David

Por incrível que pareça, o uso da estrela de seis pontas como símbolo judaico tem apenas algumas centenas de anos. Para complicar ainda mais, em Hebraico a estrela não é chamada de "Estrela de David" e sim magen david מָגֵן דָּוִד - o "Escudo de David". Por que essa diferença é importante?

A palavra Hebraica para escudo, magen, significa literalmente uma cobertura de proteção. Em Gênesis 15, Deus faz um pacto com Abraão dizendo: "Não tenha medo Abraão, eu sou seu escudo (magen)". Nos Salmos, encontramos outro uso da palavra relacionado com Deus feito pelo próprio David, repetindo várias vezes que apenas Deus é "nossa ajuda e nosso escudo" (magen), quem nos oferece segurança de verdade. Portanto, a "Estrela de David" é na verdade um símbolo da proteção Divina. 
De acordo com a tradição judaica, este símbolo era desenhado ou encravado sobre os escudos dos guerreiros do exército do rei Davi.
Esta tradição teve origem no fato de o nome hebraico para Davi (pronunciado David)ser escrito originalmente por três letras do alfabeto hebraico - Dalet, Vav e Dalet. Estas duas letras tinham uma forma triangular no alfabeto hebraico usado até então, uma variação do alfabeto fenício, conhecido como proto-hebraico. Estas duas letras então eram encravadas nos escudos dos soldados uma sobreposta a outra, formando uma espécie de estrela conforme imagem na pedra ao lado.



Alfabeto Hebraico:


Perceba na primeira fileira do alfabeto, da direita para a esquerda, a quarta letra.
(alfabeto gentilmente concedido pela equipe de Judaismo 101)
No século XIX, difundiu-se o símbolo da Estrela de Davi também nos carimbos de judeus e sobre cortinas das Arcas Santas das sinagogas.







estrela no nazismo
Durante a Alemanha nazista, os judeus que estavam aprisionados em campos de concentração possuíam a "estrela dos judeus" costurada em uma camisa. Dentro da estrela de Davi, ficava escrita a palavra "Jude", que em alemão significa "Judeu". O símbolo era usado para facilitar a identificação dos judeus.







O Nome do rei Davi escrito em letras hebraicas:
O nome de Davi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...