COSTUMES BÍBLICOS: A Terra prometida


A Terra prometida

A Terra prometida
Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei, de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as famílias da terra )Gn 12.1-3)
O livro de Gênesis explica que Deus deu início a seu plano, chamando Abraão e pedindo que ele saísse de seu país (onde hoje fica o Iraque) e fosse morar numa nova terra (a região conhecida hoje como Israel/Palestina).
Numa "aliança", Deus se comprometeu a fazer quatro coisas:
• fazer dos descendentes de Abraão uma grande nação (Gn 12.2); veja também "A aliança de Deus"
• dar-lhes a terra de Canaã "em possessão perpétua" (Gn 17.8);
• estabelecer um relacionamento especial com eles, para ser o Deus deles (Gn 17.7);
• e abençoar "todos os povos do mundo" (Gn 12.2-3).

Na continuação da história, o livro de Gênesis mostra como, um a um, foram sendo vencidos os obstáculos que poderiam impedir o cumprimento da promessa.
Uma fome naquela terra, por exemplo, obrigou Abraão a buscar abrigo temporário no Egito (Gn 12.10-20). Depois, uma briga entre as famílias de Abraão e de seu sobrinho Ló quase levou à conclusão de que as duas famílias não podiam morar lado a lado na mesma região (Gn 13.1-18).
Durante muito tempo, Abraão não possuía um palmo de chão naquela terra, até comprar uma área perto de Hebrom, onde foi sepultada Sara, sua mulher (Gn 23.1-20).
Mais tarde, outra fome obrigou Jacó e sua família a descer ao Egito, onde se encontraram com José. Mas Jacó estava decidido a manter laços familiares com aquela terra. Por isso, fez com que os filhos prometessem que o enterrariam na sepultura da família, em Israel (Gn 49.29-33).
E, na última cena do livro de Gênesis, vemos José, prestes a morrer, pedindo a seus irmãos que, sob juramento, prometessem que também ele seria sepultado na terra de seus pais (Gn 50.24-26).
No restante do AT, são desenvolvidos quatro temas principais relacionados com a terra:
A terra pertence a Deus, porque - diz Deus - "a terra é minha" (Lv 25.23).
A dádiva da terra é condicional. Se o povo sempre de novo ficasse longe do padrão moral que Deus havia estabelecido, perderia o direito de morar ali e seria expulso da terra (Dt 4.27).
Se, durante um tempo de exílio, o povo, arrependido, voltasse para Deus, poderia outra vez voltar à pátria (Dt 30.1-5).
Deus apresenta a promessa de que um dia a terra seria transformada , para fazer parte de "novos céus e nova terra" (Is 65.17-25).
Quando Moisés encontra Deus na sarça ardente, o Senhor lhe diz: “Desci para livrar [meu povo] das mãos dos egípcios e para tirá-los daquela terra para uma terra boa e ampla, e uma terra fluindo com leite e mel (הלב ודבשׁ; chalav u'devash ), para o lugar dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus” (Êxodo 3:8). Muitas vezes depois disso, Deus repete que os israelitas se dirigem para uma terra que mana leite e mel (cf. Êxodo 3:17; 13:5; 33:3; Lv 20:24). Você já se perguntou por que Deus descreve a Terra de Canaã como uma terra que mana “leite e mel”? Por que não uma terra como Havilá (ver Gênesis 2:11-12), que era abundante em “ouro” (זהב; zahav ), “bdélio” (בדלח; bedolach ) e “pedras de ônix” (אבן השׁהם; até mesmo ha' shoham )? Uma das principais razões pelas quais Deus direciona o povo para uma Terra que mana leite e mel é que a forma natural como esses recursos são produzidos reflete o desejo divino de vida abundante na Terra de Deus.
Muitos leitores ficam desanimados com a violência, registrada no Livro de Josué, quando os israelitas entram em Canaã e expulsam ou eliminam os habitantes anteriores. Os (relativamente poucos) casos de destruição em massa (por exemplo, Js 8.22; 10.30-40; 11.8-11; cf. Dt 20.16) podem fazer parecer que todo o objetivo da conquista de Canaã foi para os hebreus extrairem a vida da Terra. Contudo, há um outro lado da narrativa da conquista que celebra a vida, e uma “Terra que mana leite e mel” nos dá uma pista sobre qual é o objetivo final de Deus para a existência naquela Terra: leite e mel são dois recursos que não necessitam da morte para sua produção ; vacas, ovelhas e cabras dão leite sem a necessidade de morrer, e o trabalho vital das abelhas é proliferar mel.
Não só o leite e o mel não exigem a morte, mas estes produtos só são possíveis através de uma vida abundante e saudável; isto é, os animais que produzem leite devem ser devidamente cuidados e saudáveis ​​para continuarem a produzir leite, e tanto as abelhas como as flores que polinizam devem permanecer vivas para que o mel permaneça em estoque. Na verdade, a promessa bíblica de “leite” e “mel” anda de mãos dadas com a expressão de vida continuada: “Naquele dia, um homem manterá vivos ( יחיה; y'chayeh ) e uma vaca jovem e duas ovelhas, e por causa da abundância de leite (חלב; chalav ) que eles dão, ele comerá coalhada, pois todo aquele que ficar na terra comerá coalhada e mel (דבשׁ; devash )” (Is 7:21-22). O objectivo final de Deus para a Terra, bem como para os humanos e os animais, é a vida abundante . A própria missão messiânica de Yeshua se alinha com o tema bíblico da vida, para o qual aponta a Terra que flui com leite e mel. Jesus proclama: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!” (João 10:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...