COSTUMES BÍBLICOS: A Lei de Deus


A Lei de Deus

A idéia de lei é central aos Cinco Livros e, como vimos, deu seu nome (Torá) ao livro como um todo. Na forma mais simples, abrangia os Dez Mandamentos (Êx 20; Dt 5), mas ligados a estes havia várias coleções de leis que foram classificadas como:
  • O livro da aliança (Êx 21-23)
  • O código de santidade (Lv 17-26)
  • A lei de Deuteronômio (Dt 12-26).
Comparações feitas com outros códigos legais do antigo Oriente Próximo, especialmente o Código de Hamurábi, revelaram vários pontos de contato. Isto era de se esperar, pois Israel fazia parte da cultura mediterrânea oriental e compartilhava as idéias e experiências dos seus vizinhos. O que é mais significativo não são as semelhanças, mas as diferenças que dão um caráter todo especial às leis de Israel. Estas podem ser resumidas como:
  • Seu monoteísmo rígido (tudo está relacionado com um só Deus)
  • Sua preocupação notável com os desfavorecidos: escravos, estrangeiros, mulheres e órfãos
  • Seu espírito de comunidade, baseado no relacionamento de aliança compartilhado por todo Israel com o Senhor Deus.
Jesus rejeitou a Lei? 
Alguns cristãos acreditam equivocadamente que, no Sermão do Monte, Jesus rejeitou a lei judaica dando preferência a sua nova lei do amor. Mas as críticas de Jesus não foram dirigidas contra as leis, mas contra a maneira em que os rabinos as interpretavam. ("Vocês ouviram o que foi dito" era a frase rabínica tradicional para introduzir sua interpretação). Ele estava revelando a motivação interna por trás dos mandamentos, que os intérpretes não conseguiram detectar e valorizar. 
A verdadeira intenção de Jesus 
Você sabe o que Ele realmente quis dizer? 
Durante o breve período em que Jesus ministrou publicamente para os judeus da Galileia, Ele disse muitas coisas que não foram fáceis de ouvir. Seus ensinamentos éticos eram difíceis de aceitar. Sua visão do Reino dos Céus era revolucionária. Mas, através de tudo isso, Sua devoção à Torá permaneceu firme. Para tranquilizar os Seus ouvintes a respeito disso, Ele proferiu um pensamento muito famoso e mal-entendido. 
Jesus e a menor letra 
O que é? 
Qual foi a intenção de Jesus? 
Jesus era judeu e pregava para um público judeu. Embora Ele fosse amado por muitos, alguns de Seus seguidores judeus estavam preocupados que Ele estivesse preconizando a erradicação da Torá e a criação de uma nova aliança em seu lugar. Essa nunca foi a intenção Dele. No Sermão da Montanha, Jesus assegurou aos Seus discípulos que, apesar do conteúdo revolucionário de alguns de Seus ensinamentos, Ele não tinha nenhuma intenção de "abolir a lei ou os profetas". 
Nem um iota Jesus disse que "de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra" (Mateus 5:18). O texto original em grego do Evangelho de Mateus diz "nem um iota". A letra grega iota é derivada da letra hebraica yod. Seu nome se originou na palavra hebraica yad (יד), que significa "mão", porque tem a forma de um dedo mindinho. Yod é tão pequena que os antigos escribas às vezes a deixavam de fora das palavras para economizar espaço. 
Veja o estado de espírito hebraico 
O público de Jesus falava hebraico e teria compreendido de imediato a Sua colocação: a yod é a menor (e aparentemente mais trivial) letra no alfabeto hebraico. Assim, "não desaparecerá da Lei a menor yod" significa "nem mesmo o menor detalhe será eliminado da Torá". 
Uma lista de "nãos"? 
Algumas pessoas também criticam os Dez Mandamentos por serem negativos. Mas eles seguem uma afirmação positiva: "Eu sou o SENHOR, o teu Deus..." Aqueles que testemunharam a libertação que Deus operou e que vivem sob a soberania de Deus, devem demonstrar isto através de um comportamento distinto. Os Dez Mandamentos, portanto, começaram como a constituição de Deus para o povo que Ele tirou do Egito. Não se tratava de coisas genéricas, mas de ordens específicas para situações específicas: adoração, trabalho, vida familiar, casamento, respeito pela vida e propriedade, justiça elementar e o âmbito pessoal da vontade. Para todas as áreas da vida humana Deus tinha um mandamento que era explícito e inevitável. Cristo não o destruiu: antes, o cumpriu e ampliou. 
E as outras regras?
Grande parte de Levítico e outras partes do Pentateuco são compostas de leis cerimoniais e rituais. O propósito destas leis era dar instruções para a administração cotidiana da comunidade israelita e também ensinar como um Deus Santo devia ser adorado por um povo santo. [A Igreja inserida em Israel, através de Cristo, também é o povo santo de Deus. Portanto, está sim, ligada à observância das Leis do Deus Santo e da do Seu Filho Jesus, que formou nEle "A IGREJA", Sua Noiva, pura e recatada, aceita pelo Pai e enxertada na promessa feita ao pai da fé Abraão [...] "E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; (Gn 26.4)]. Assim, além de instruções relativas ao culto ou á adoração (festas, sacrifícios, etc.), foram dadas instruções detalhadas com vistas à preservação da pureza ritual. O povo israelita devia permanecer livre de contaminação de fontes externas, principalmente a influencia depravadora da religião dos cananeus. Eles deviam aproximar-se de Deus devidamente ciente da sua distinção moral e ritual.
Portanto, o que foi abolido, em Cristo, por Sua morte na cruz, foi a lei cerimonial; que inclui o sacrifícios de animais. Mas a Lei moral que é a dos DEZ MANDAMENTOS, é vigorante eternamente. E o elaborado sistema de sacrifícios cerimoniais cumpriu-se no sacrifício único de Cristo, o cordeiro perfeito de Deus, por intermédio de quem os pecados são perdoados e foi feita a expiação em favor de todos para sempre (veja Hb 10.1-18).
Êxodo: Deus sai em socorro
O quarto tema principal encontrado nos Cinco Livros e recorrente em toda a Bíblia é o êxodo do Egito, descrito em Êx 1-12. Para todos os judeus este foi e é o grande ato salvador de Deus, que gerações futuras lembram com gratidão.
  • Foi uma intervenção milagrosa de Deus em resposta ao clamor de seu povo escravizado (êx 3.7)
  • Foi essencialmente o ato de Deus - "com mão poderosa e braço estendido".
  • Foi uma grande vitória sobre os deuses do Egito que demonstrou a supremacia total de Deus.
  • Foi um momento na história lembrado e recordado anualmente na Festa da Páscoa.
Com frequência lembrava-se às gerações futuras que houve um tempo em que eram membros de uma comunidade escrava que Deus, em sua misericórdia, havia redimido da escravidão. Elas eram incentivadas a se lembrarem do passado e advertidas contra o perigo de esquecer o que Deus fizera por elas (Dt 6.12).
Como evento histórico o êxodo foi definitivo. O fato de que Deus fizera isto antes significava que poderia fazê-lo novamente.
Quando Israel estava no exílio na Babilônia, a nação esperava por um segundo êxodo (Is 51.9-11). E quando Cristo veia, sua obra de libertação foi descrita com a linguagem do êxodo (Lc 9.31).
Estes, portanto, são os quatro temas que estão sempre próximos da superfície, como constante preocupação destes cinco livros. O único outro tema que se repete com regularidade desanimadora é o pecado persistente do povo de Israel. Este demorou a aceitar Moisés como seu libertador. Reclamou das dificuldades da viagem. Até tiveram saudades da vida que tinham levado no Egito (devidamente romanciada, Nm 11.5).
Intimidaram-se diante da possibilidade de entrar na terra de Canaã e peregrinaram durante 40 anos no deserto da indecisão. Nem Moisés estava imune e foi castigado, sendo impedido de conduzir o povo para dentro da terra prometida. Mas o pecado não era novidade. Os capítulos introdutórios de Gn 1-11 deixaram isto claro, como vimos anteriormente. De forma notável, em sua soberana providência, Deus conseguiu lidar com a desobediência humana e encontrou um caminho através dela e para além dela.

A Lei de Deus para os NÃO judeus e como são aplicadas e quais são elas

A perfeição do mundo requer a difusão dos sete mandamentos de Noé
Deus “criou o mundo para que pudesse ser resolvido”. ( Isaías 45:18) Isto implica um nível de conduta civilizada, que só pode ser alcançado quando os não-judeus também observam as suas mitsvot (leis) . Na verdade, a perfeição do mundo que leva à Era Messiânica requer a difusão dos sete mandamentos que Deus através da Torá forneceu para todas as nações do mundo.
Estas são as Sete Leis de Noé , conforme enumeradas no Talmud Babilônico , Sinédrio 56a:
1.Realizar a justiça - Um imperativo de buscar e fazer cumprir a justiça social e uma proibição de qualquer erro judiciário.
2.Sem blasfêmia – Proíbe uma maldição dirigida ao Ser Supremo.
3.Sem idolatria – Proíbe a adoração de qualquer coisa humana ou criada. 
Também é proibida a confecção de ídolos e o envolvimento com o ocultismo. Isto requer uma compreensão do Deus Único de Israel e de Sua natureza.
4.Nenhuma relação sexual ilícita - Proíbe adultério, incesto, relações homossexuais e bestialidade, de acordo com as definições da Torá .
5.Sem homicídio - Proíbe assassinato e suicídio. Causar ferimentos também é proibido.
6.Sem roubo - Proíbe a apropriação indevida de bens de outrem.
7.Não coma um membro de uma criatura viva - Promove o tratamento gentil da vida animal. Também incentiva a apreciação por todos os tipos de vida e o respeito pela natureza como criação de Deus.
A autoridade dessas leis deriva do versículo: "E o Senhor Deus ordenou isso ao homem..." ( Gn 2:16) . Eles foram dados novamente às nações do mundo através dos ensinamentos de Moisés em Mara ( Êxodo 15: 25-16) , mas são conhecidos pelo nome de Noé porque se tornaram plenamente aplicáveis ​​em seu tempo, quando o consumo de carne se tornou permitido.
Quais são as sete leis de Noé ?
As 7 Leis de Noé são regras que todos nós devemos cumprir, independentemente de quem somos ou de onde viemos. Sem estas sete coisas, seria impossível para a humanidade viver em harmonia.
1-Não profane a Unidade de Deus de forma alguma
Reconheça que existe um único Deus que se preocupa com o que estamos fazendo e deseja que cuidemos de Seu mundo.
2-Não amaldiçoe seu Criador
Não importa o quão zangado você possa estar, não use isso verbalmente contra o seu Criador.
3-Não assassine
O valor da vida humana não pode ser medido. Destruir uma única vida humana é destruir o mundo inteiro – porque, para essa pessoa, o mundo deixou de existir. Segue-se que, ao sustentar uma única vida humana, você está sustentando um universo inteiro.
4-Não coma um membro de um animal ainda vivo
Respeite a vida de todas as criaturas de D'us. Como seres inteligentes, temos o dever de não causar dor indevida a outras criaturas.
5-Não roube
Quaisquer que sejam os benefícios que você receba neste mundo, certifique-se de que nenhum deles seja às custas injustas de outra pessoa.
6-Aproveite e canalize a libido humana
Incesto, adultério, estupro e relações homossexuais são proibidos.
A unidade familiar é a base da sociedade humana. A sexualidade é a fonte da vida e por isso nada é mais sagrado que o ato sexual. Da mesma forma, quando abusado, nada pode ser mais degradante e destrutivo para o ser humano.

7-Estabelecer tribunais e garantir a justiça em nosso mundo
Com cada pequeno ato de justiça, estamos a restaurar a harmonia no nosso mundo, sincronizando-o com uma ordem celestial. É por isso que devemos manter as leis estabelecidas pelo nosso governo para a estabilidade e harmonia do país.
Estas leis foram comunicadas por Deus a Adão e Noé , ancestrais de todos os seres humanos. É isso que torna estas regras universais, para todos os tempos, lugares e pessoas:
As leis feitas por humanos podem mudar de acordo com as circunstâncias. Mas as leis feitas pelo Criador de todas as almas ao longo de todos os tempos permanecem as mesmas para todas as pessoas em todos os momentos.
Se cumpríssemos essas leis apenas porque elas fazem sentido para nós, então as mudaríamos, de acordo com a nossa conveniência. Seríamos nosso próprio deus. Mas quando entendemos que são as leis de um Deus supremo, entendemos que elas não podem ser mudadas, assim como Ele não muda.
Por que as Leis de Noé são especialmente importantes hoje?
Hoje, estamos à beira de uma nova era para a humanidade, um tempo em que finalmente viveremos juntos em paz e o mundo estará repleto de sabedoria divina. Aqueles que mantiverem estas regras básicas terão uma participação nesse mundo, pois, afinal, participaram para torná-lo possível.
Embora estes ensinamentos tenham sido registrados nos textos sagrados judaicos, durante muitos séculos os judeus não foram capazes de falar sobre eles às pessoas entre as quais viviam. Mas nos últimos tempos, o principal rabino do povo judeu no século 20, Rabino Menachem M. Schneerson, encorajou os judeus a divulgar estes ensinamentos, para que o mundo possa se preparar para os tempos de paz e sabedoria que serão rapidamente Aproximando.
Por que são chamadas de Leis de Noé?
Estas são chamadas de Leis de Noé porque são herança da humanidade de nossos ancestrais mais antigos. Como toda a humanidade é descendente de Noé , que sobreviveu ao Grande Dilúvio , todas as pessoas hoje são Noahides .
A tradição judaica conta que seis dessas leis foram dadas ao primeiro ser humano, Adão . Uma sétima lei, a proibição de comer membros de um animal vivo, foi dada a Noé quando a humanidade foi autorizada a consumir carne.
Mais Leis de Noé
Esses sete princípios são gerais. Muitos outros ensinamentos, todos intuitivos para a mente humana correta, derivam destes.
Estes incluem a prática de caridade e atos de bondade , honrar e respeitar os pais , oração a D'us e contemplação de Sua sabedoria e grandeza.
Isto também significa não agir de forma imprudente em relação à magnífica criação que foi confiada à nossa administração.
Quem guarda as leis de Noé?
Ninguém precisa se converter ou filiar-se a uma determinada igreja ou templo para guardar esses princípios e leis. Mas é importante mantê-las porque é isso que o Deus supremo deseja de cada um de nós, e não apenas porque são leis boas e sábias.
Qualquer pessoa que cumpra estas regras básicas por esse motivo – independentemente de raça, nacionalidade ou cultura – é considerada uma pessoa justa e recebe a vida eterna ao deixar este mundo.
(O texto foi montado e editado aqui por Costumes Bíblicos, com textos de livros acadêmicos de Teologia e cronologia e com pedaços de artigos publicados originalmente em Chabad.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...