COSTUMES BÍBLICOS: A concepção sobrenatural de JESUS


A concepção sobrenatural de JESUS

A CONCEPÇÃO SOBRENATURAL
DE JESUS
Gabriel se apressou em explicar o que Maria tinha todo direito de querer saber. Ele respondeu, ao modo dos hebreus em circunstâncias solenes, em linguagem rimada, cadenciosa, de grande força e delicada beleza: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus (Lc 1.35).
As palavras de Gabriel significavam claramente: este Filho nascerá de maneira inteiramente sobrenatural. O próprio Espírito Santo operaria esse milagre no qual a carne não teria parte alguma. O anjo não podia explicar a Maria em termos mais precisos e mais discretos como ela ficaria grávida, sem a participação humana. Ele falou da concepção do Messias como uma demonstração do poder do Altíssimo, pois o mistério da encarnação, a união do Verbo com a nossa natureza, é uma obra incomparável, totalmente divina.
Maria, não havendo duvidado um só instante das palavras do anjo, não lhe pediu sinal algum, nenhuma garantia da promessa feita a ela. Mas o anjo, espontaneamente, deu-lhe uma prova irrecusável de sua veracidade. Essa prova consistiu no anúncio de outra gravidez maravilhosa, ainda que de uma ordem muito diferente, que antecederia o nascimento do Messias: E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. Porque para Deus nada é impossível (Lc 1.36,37).
O Senhor é Todo-Poderoso. O anjo não podia encerrar melhor sua mensagem senão por este princípio indiscutível, ao qual se referiu como a causa soberana dos nascimentos milagrosos. Já tranquilizada, Maria deu seu pelo consentimento tão simples como sublime: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1.38).
É uma linguagem de fé e de obediência, que supera todos os sacrifícios, pela entrega incondicional. A concordância de Maria não é como obrigação do escravo ou do servo de cumprir totalmente a vontade do seu senhor? E não é aqui o Senhor o próprio Deus em pessoa? Maria, pois, ofereceu-se inteiramente e com toda a sua alma para cooperar com a grandiosa obra do Criador.
Talvez a jovem tivesse previsto seus dolorosos sofrimentos, especialmente as suspeitas que sobre ela cairiam, até mesmo do seu próprio noivo José, sem que ela pudesse defender-se devido à dificuldade de alguém acreditar em suas explicações. Mas a aceitação de Maria foi ilimitada, e ela deixou tudo nas mãos de Deus, pronunciando seu generoso cumpra-se em mim.
VEJA MAIS:
O nascimento virginal de Cristo 
Maria, a mãe de JESUS 
Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...